Habituados a um modelo bastante compacto, cuja plataforma na geração passada derivava da base do Fiat 500, os franceses até que foram bastante receptivos à terceira linhagem do Ford Ka. Desenvolvido principalmente no Brasil e na Índia, o modelo desembarca na Europa importado do país asiático com porte superior e, pela primeira vez, unicamente com carroceria de quatro portas.
Oferecido com preço inicial de 9.990 euros e posicionado abaixo do Fiesta, o novo compacto não lembra em nada a linhagem anterior. Segundo os franceses, a fórmula agrada especialmente por lembrar as linhas do irmão maior (agora em nova geração), mas não deixa de ser um tanto clichê.
Por dentro, a layout geral do painel igualmente lembra o Fiesta, mas a publicação atenta para o uso de plásticos rígidos e básicos no acabamento. Entre os equipamentos, elogios para o uso de itens como ar-condicionado automático, controle de cruzeiro, volante revestido em couro, bancos aquecidos e outros mimos. O "porém" fica apenas para a ausência de uma central multimídia com tela sensível ao toque e navegação GPS - falta sentida também no Brasil.
Menções positivas foram dadas também para quesitos como visibilidade, dirigibilidade, isolamento acústico e conforto. "É um carro seguro e divertido de dirigir", disseram nosso colegas. Sob o capô, a crítica vai para a ausência de motor 1.0 EcoBoost, preterido em favor do 1.2 Ti-VCT (projeto dos anos 1990) com potência de 70 cv ou 85 cv. O desempenho (0 a 100 km/h em 13,3 segundos) é satisfatório apenas para uso urbano.
Apesar de alguns pontos falhos, o Ka é recomendado pelos franceses como o carro ideal para quem busca algo racional, barato e prático para uso urbano. Chega a ser mais indicado até mesmo que o Dacia Sandero, um dos principais rivais a serem enfrentados.
Fotos: Tran Ha / Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descontinuado e visado: Ford Ka lidera ranking dos mais roubados
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Lista: Os carros com séries especiais que ninguém lembra
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Os facelifts de carros que não duraram muito tempo no mercado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Carros usados mais vendidos em março: Ford Ka ainda mostra força