De volta à velha forma. Superado em 2015, o Chevrolet Camaro, agora em nova geração, emplacou 478 unidades – alta de 23,5% sobre o ano anterior – e retomou a liderança entre os esportivos em 2016.
Preferido no ano anterior, o BMW Série 4 (171) não teve um grande ano. Além de perder mais de 70% dos compradores no período, o alemão também foi superado pelo conterrâneo Audi TT (417), que avançou 14,7% e garantiu quase 250 unidades de vantagem.
A surpresa do ano veio do Japão: com 146 unidades, o Subaru WRX assegurou o quarto lugar num top 10 em que apenas ele e o líder Camaro se intrometeram num domínio de modelos alemães, com destaque para o Porsche 911 (141), cujas vendas mais do que duplicaram nos últimos doze meses.
Vice-líder até 2014, o Mercedes SLC / SLK (118) caiu da quarta para a sexta posição, em retração de quase 55%, e por pouco também não foi superado por outros três conterrâneos, com o Porsche Boxster (112) à frente do BMW M3 (111) e do Mercedes A45 AMG (110).
Grande rival do SLC / SLK no mercado internacional, o BMW Z4 também não teve um bom ano: com 67 emplacamentos, o modelo foi apenas o 10º e por muito pouco também não foi ultrapassado pelo S3 (66), que recuou quase 60% - o Audi havia sido o quinto mais vendido em 2015.
Se o S3 foi uma decepção para a marca das argolas, o R8 devolveu a alegria, com suas 24 unidades, 700% a mais do que na última lista. Dois modelos sem importação oficial tiveram um 2016 para esquecer: o Chevrolet Corvette (22) e o Ford Mustang (19) registraram quedas superiores a 66%. Com 6 unidades (+200%), o Ferrari 488 GTB foi o melhor entre os italianos.
Esportivos |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
CHEVROLET CAMARO |
478 |
19,93% |
387 |
12,75% |
23,51% |
2º |
2º |
AUDI TT / TTS |
414 |
17,26% |
361 |
11,89% |
14,68% |
3º |
3º |
BMW SÉRIE 4 |
171 |
7,13% |
582 |
19,18% |
-70,62% |
1º |
4º |
SUBARU WRX |
146 |
6,09% |
0 |
0,00% |
- |
53º |
5º |
PORSCHE 911 |
141 |
5,88% |
68 |
2,24% |
107,35% |
15º |
6º |
MERCEDES-BENZ SLK/SLC |
118 |
4,92% |
261 |
8,60% |
-54,79% |
4º |
7º |
PORSCHE BOXSTER |
112 |
4,67% |
82 |
2,70% |
36,59% |
12º |
8º |
BMW M3 |
111 |
4,63% |
101 |
3,33% |
9,90% |
11º |
9º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
110 |
4,59% |
107 |
3,53% |
2,80% |
9º |
10º |
BMW Z4 |
67 |
2,79% |
107 |
3,53% |
-37,38% |
8º |
11º |
AUDI S3 |
66 |
2,75% |
156 |
5,14% |
-57,69% |
5º |
12º |
BMW M135i |
45 |
1,88% |
107 |
3,53% |
-57,94% |
7º |
13º |
MITSUBISHI LANCER EVO |
45 |
1,88% |
62 |
2,04% |
-27,42% |
16º |
14º |
PORSCHE CAYMAN |
41 |
1,71% |
40 |
1,32% |
2,50% |
20º |
15º |
BMW M6 |
39 |
1,63% |
74 |
2,44% |
-47,30% |
14º |
16º |
BMW M235i |
33 |
1,38% |
104 |
3,43% |
-68,27% |
10º |
17º |
AUDI RS6 |
30 |
1,25% |
0 |
0,00% |
- |
44º |
18º |
BMW M4 |
27 |
1,13% |
114 |
3,76% |
-76,32% |
6º |
19º |
AUDI R8 |
24 |
1,00% |
3 |
0,10% |
700,00% |
29º |
20º |
BMW M2 |
24 |
1,00% |
0 |
0,00% |
- |
46º |
21º |
CHEVROLET CORVETTE |
22 |
0,92% |
79 |
2,60% |
-72,15% |
13º |
22º |
AUDI RS3 |
21 |
0,88% |
0 |
0,00% |
- |
43º |
23º |
FORD MUSTANG |
19 |
0,79% |
57 |
1,88% |
-66,67% |
17º |
24º |
JAGUAR F-TYPE |
19 |
0,79% |
46 |
1,52% |
-58,70% |
18º |
25º |
BMW M5 |
12 |
0,50% |
37 |
1,22% |
-67,57% |
21º |
26º |
BMW M140i |
9 |
0,38% |
0 |
0,00% |
- |
45º |
27º |
FERRARI 488 GTB |
6 |
0,25% |
2 |
0,07% |
200,00% |
32º |
28º |
JAGUAR XFR |
6 |
0,25% |
3 |
0,10% |
100,00% |
30º |
29º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
5 |
0,21% |
4 |
0,13% |
25,00% |
28º |
30º |
FERRARI CALIFORNIA |
5 |
0,21% |
2 |
0,07% |
150,00% |
33º |
31º |
BMW M240i |
4 |
0,17% |
0 |
0,00% |
- |
47º |
32º |
PEUGEOT RCZ |
4 |
0,17% |
40 |
1,32% |
-90,00% |
19º |
33º |
BMW i8 |
3 |
0,13% |
10 |
0,33% |
-70,00% |
22º |
34º |
FERRARI 458 |
3 |
0,13% |
9 |
0,30% |
-66,67% |
23º |
35º |
FERRARI F12 TDF |
3 |
0,13% |
0 |
0,00% |
- |
49º |
36º |
LAMBORGHINI HURACAN |
3 |
0,13% |
5 |
0,16% |
-40,00% |
26º |
37º |
ASTON MARTIN VANTAGE |
2 |
0,08% |
2 |
0,07% |
0,00% |
31º |
38º |
FERRARI 488 SPIDER |
2 |
0,08% |
0 |
0,00% |
- |
48º |
39º |
MASERATI GT |
2 |
0,08% |
1 |
0,03% |
100,00% |
38º |
40º |
FERRARI F12 BERLINETTA |
1 |
0,04% |
1 |
0,03% |
0,00% |
34º |
41º |
FERRARI FF |
1 |
0,04% |
6 |
0,20% |
-83,33% |
24º |
42º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
1 |
0,04% |
1 |
0,03% |
0,00% |
35º |
43º |
MASERATI GRANCABRIO |
1 |
0,04% |
1 |
0,03% |
0,00% |
37º |
44º |
NISSAN GTR |
1 |
0,04% |
0 |
0,00% |
- |
52º |
45º |
ROLLS-ROYCE WRAITH |
1 |
0,04% |
1 |
0,03% |
0,00% |
40º |
46º |
ASTON MARTIN DB9 |
0 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
41º |
47º |
ASTON MARTIN VIRAGE |
0 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
42º |
48º |
AUDI RS4 |
0 |
0,00% |
4 |
0,13% |
-100,00% |
27º |
49º |
JAGUAR XK |
0 |
0,00% |
6 |
0,20% |
-100,00% |
25º |
50º |
LAMBORGHINI GALLARDO |
0 |
0,00% |
1 |
0,03% |
-100,00% |
36º |
51º |
MERCEDES-BENZ SL |
0 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
50º |
52º |
MERCEDES-BENZ SLS |
0 |
0,00% |
0 |
0,00% |
- |
51º |
53º |
ROLLS-ROYCE DROPHEAD |
0 |
0,00% |
1 |
0,03% |
-100,00% |
39º |
|
|
2398 |
100,00% |
3035 |
100,00% |
-20,99% |
|
Observação: A Fenabrave não disponibilizou os números do Mercedes-AMG GT em 2016.
Praticamente estável em relação a novembro, o Camaro (60) praticamente triplicou os números de dezembro de 2015 e se manteve à frente do TT, que cresceu 12,2% de um mês para o outro e reduziu a vantagem do primeiro colocado.
O destaque do mês, no entanto, foi o WRX. Com 23 unidades, o modelo chegou ao pódio ao atingir seu recorde no país, deixando Série 4 (22) e SLC / SLK (21) para trás. Sexto, o Boxster (16) avançou quase 170% no período.
No apagar das luzes de 2016, o mercado ainda presenciou a chegada às ruas de dois Lamborghini Huracán e de um Aston Martin Vantage.
Esportivos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
CHEVROLET CAMARO |
60 |
61 |
21 |
21,05% |
26,99% |
8,50% |
-1,64% |
185,71% |
2º |
AUDI TT / TTS |
46 |
41 |
47 |
16,14% |
18,14% |
19,03% |
12,20% |
-2,13% |
3º |
SUBARU WRX |
23 |
16 |
0 |
8,07% |
7,08% |
0,00% |
43,75% |
- |
4º |
BMW SÉRIE 4 |
22 |
24 |
24 |
7,72% |
10,62% |
9,72% |
-8,33% |
-8,33% |
5º |
MERCEDES-BENZ SLK/SLC |
21 |
14 |
19 |
7,37% |
6,19% |
7,69% |
50,00% |
10,53% |
6º |
PORSCHE BOXSTER |
16 |
17 |
6 |
5,61% |
7,52% |
2,43% |
-5,88% |
166,67% |
7º |
PORSCHE 911 |
15 |
2 |
12 |
5,26% |
0,88% |
4,86% |
650,00% |
25,00% |
8º |
BMW M140i |
9 |
0 |
0 |
3,16% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
9º |
BMW M3 |
9 |
5 |
17 |
3,16% |
2,21% |
6,88% |
80,00% |
-47,06% |
10º |
MERCEDES-BENZ A45 AMG |
9 |
7 |
10 |
3,16% |
3,10% |
4,05% |
28,57% |
-10,00% |
11º |
BMW Z4 |
7 |
3 |
9 |
2,46% |
1,33% |
3,64% |
133,33% |
-22,22% |
12º |
PORSCHE CAYMAN |
7 |
3 |
7 |
2,46% |
1,33% |
2,83% |
133,33% |
0,00% |
13º |
BMW M2 |
6 |
2 |
0 |
2,11% |
0,88% |
0,00% |
200,00% |
- |
14º |
BMW M4 |
5 |
1 |
6 |
1,75% |
0,44% |
2,43% |
400,00% |
-16,67% |
15º |
BMW M6 |
5 |
3 |
7 |
1,75% |
1,33% |
2,83% |
66,67% |
-28,57% |
16º |
AUDI R8 |
4 |
1 |
0 |
1,40% |
0,44% |
0,00% |
300,00% |
- |
17º |
AUDI RS6 |
4 |
1 |
0 |
1,40% |
0,44% |
0,00% |
300,00% |
- |
18º |
AUDI S3 |
4 |
8 |
6 |
1,40% |
3,54% |
2,43% |
-50,00% |
-33,33% |
19º |
BMW M240i |
4 |
0 |
0 |
1,40% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
20º |
CHEVROLET CORVETTE |
2 |
2 |
3 |
0,70% |
0,88% |
1,21% |
0,00% |
-33,33% |
21º |
JAGUAR F-TYPE |
2 |
3 |
1 |
0,70% |
1,33% |
0,40% |
-33,33% |
100,00% |
22º |
LAMBORGHINI HURACAN |
2 |
0 |
0 |
0,70% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
23º |
ASTON MARTIN VANTAGE |
1 |
0 |
0 |
0,35% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
24º |
BMW M235i |
1 |
2 |
14 |
0,35% |
0,88% |
5,67% |
-50,00% |
-92,86% |
25º |
FERRARI 488 GTB |
1 |
1 |
2 |
0,35% |
0,44% |
0,81% |
0,00% |
-50,00% |
26º |
ASTON MARTIN DB9 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
27º |
ASTON MARTIN VIRAGE |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
28º |
AUDI RS3 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
29º |
AUDI RS4 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
30º |
BENTLEY CONTINENTAL GT |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
31º |
BMW i8 |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
32º |
BMW M135i |
0 |
1 |
10 |
0,00% |
0,44% |
4,05% |
-100,00% |
-100,00% |
33º |
BMW M5 |
0 |
1 |
2 |
0,00% |
0,44% |
0,81% |
-100,00% |
-100,00% |
34º |
FERRARI 458 |
0 |
0 |
2 |
0,00% |
0,00% |
0,81% |
- |
-100,00% |
35º |
FERRARI 488 SPIDER |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
36º |
FERRARI CALIFORNIA |
0 |
1 |
0 |
0,00% |
0,44% |
0,00% |
-100,00% |
- |
37º |
FERRARI F12 BERLINETTA |
0 |
1 |
0 |
0,00% |
0,44% |
0,00% |
-100,00% |
- |
38º |
FERRARI F12 TDF |
0 |
2 |
0 |
0,00% |
0,88% |
0,00% |
-100,00% |
- |
39º |
FERRARI FF |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
40º |
FORD MUSTANG |
0 |
2 |
1 |
0,00% |
0,88% |
0,40% |
-100,00% |
-100,00% |
41º |
JAGUAR XFR |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
42º |
JAGUAR XK |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
43º |
LAMBORGHINI AVENTADOR |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
44º |
LAMBORGHINI GALLARDO |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
45º |
MASERATI GRANCABRIO |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
46º |
MASERATI GT |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
47º |
MERCEDES-BENZ SL |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
48º |
MERCEDES-BENZ SLS |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
49º |
MITSUBISHI LANCER EVO |
0 |
1 |
18 |
0,00% |
0,44% |
7,29% |
-100,00% |
-100,00% |
50º |
NISSAN GTR |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
51º |
PEUGEOT RCZ |
0 |
0 |
3 |
0,00% |
0,00% |
1,21% |
- |
-100,00% |
52º |
ROLLS-ROYCE DROPHEAD |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
53º |
ROLLS-ROYCE WRAITH |
0 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
|
|
285 |
226 |
247 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
26,11% |
15,38% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida