PEQUENAS
Com todos os modelos da categoria em baixa, a líder Strada foi quem mais perdeu entre as primeiras colocadas. Em seu pior ano desde 2007 (61.331), o modelo da Fiat emplacou 59.449 unidades, 40,5% a menos do que em 2015. Para se ter uma idéia da queda, entre 2010 e 2014 a Strada sempre emplacou mais de 100 mil unidades anuais.
Também com retração superior a 40%, a Saveiro encerrou o ano com 33.950 unidades – ao menos a participação de mercado se manteve praticamente estável. A picape da VW não vendia tão pouco desde 2009, quando fechou o período com 29.783 unidade.
Registrando a menor queda do período (-37,6%), a Chevrolet Montana (14.769) foi a única a aumentar sua participação, de 13,1% para 13,7%. Lanterna da lista, a Hafei Mini emplacou apenas duas unidades, vinte e oito a menos do que no ano anterior.
MODELO | 2016 | 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Strada | 59.449 | 99.980 |
-40,54% |
2º | VW Saveiro | 33.950 | 56.704 | -40,13% |
3º | Chevrolet Montana | 14.769 | 23.651 | -37,55% |
4º | Hafei Mini | 2 | 30 | -93,33% |
TOTAL | 108.170 | 180.365 | -40,03% |
MÉDIAS / GRANDES
Aqui tivemos o grande destaque de 2016. Desbancando 15 anos de liderança da S10, a Fiat Toro, em seu primeiro ano cheio, assumiu a liderança do segmento ao emplacar 41.283 unidades, média mensal de quase 3,5 mil unidades.
E as más notícias não acabaram para o modelo da Chevrolet, reestilizado no primeiro semestre do ano passado. Em queda de 20,3% em relação a 2015, a S10 (26.558) também foi superada pela nova geração da Hilux (34.031). Esta foi a primeira vez desde 2002 – último ano com dados divulgados pela Fenabrave – em que a Toyota ficou à frente da rival.
Quarta colocada, a Ford Ranger (15.812) por pouco não perdeu a posição para a Renault Duster Oroch (14.245), que também encerrou o seu primeiro ano cheio. Em baixa de quase 32%, a Mitsubishi L200 (9.943) caiu para o sexto lugar.
Reestilizada no último trimestre do ano passado, a VW Amarok foi novamente a lanterna do pelotão de frente, com 9.173 unidades (-24,9%). Fora deste pelotão, a veterana Nissan Frontier conquistou a preferência de apenas 3.605 consumidores, quase 40% a menos do que em 2015.
O destaque no pelotão de baixo foi a gigante Ram 2500 (457), cujas vendas cresceram mais de 450% - nada mal para um modelo que custa mais de R$ 250 mil.
MODELO | 2016 | 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Toro | 41.283 | 65 | 63.412,31% |
2º | Toyota Hilux | 34.031 | 32.900 | 3,44% |
3º | Chevrolet S10 | 26.558 | 33.330 | -20,32% |
4º | Ford Ranger | 15.812 | 16.880 | -6,33% |
5º | Renault Oroch | 14.245 | 3.273 | 335,23% |
6º | Mitsubishi L200 | 9.943 | 14.501 | -31,43% |
7º | VW Amarok | 9.173 | 12.211 | -24,88% |
8º | Nissan Frontier | 3.605 | 5.778 | -37,61% |
9º | Lifan Foison |
554 |
903 | -38,65% |
10º | Ram 2500 | 457 | 83 | 450,6% |
11º | Rely Pick-Up | 77 | 284 | -72,89% |
12º | Effa Start Pick-Up | 21 | 82 | -74,39% |
13º | Hafei Ruiyi | 16 | 89 |
-82,02% |
14º | Agrale Marruá | 15 | 22 | -31,82% |
15º | Mahindra HW KCD4 | 9 | 15 | -40% |
16º | Ford F-150/F-250 | 2 | 9 | -77,78% |
17º | Mahindra HW KCS32 | 2 | 52 | -96,15% |
18º | Chevrolet Silverado | 1 | 2 | -50% |
19º | DFM Minitruck | 1 | 1 | - |
20º | Mahindra | 1 | 15 | -93,33% |
21º | Effa Plutus | 0 | 4 | -100% |
22º | Mahindra HW KCS34 | 0 | 7 | -100% |
23º | Ssangyong Actyon Sports | 0 | 50 | -100% |
24º | Toyota Tacoma | 0 | 1 | -100% |
TOTAL | 155.806 |
120.577 |
29,24% |
EM DEZEMBRO
Novamente única a crescer em relação ao mesmo período de 2015, a Montana fechou 2016 em alta de 61%, emplacando mais de 2 mil unidades pela primeira vez no ano.
Líder, a Strada (4.975) vendeu menos do que em novembro e viu a participação de mercado cair quase nove pontos percentuais em apenas um mês – praticamente toda esta diferença foi para a Saveiro (2.262), que saltou dos 17% para 24,5%.
Picapes pequenas
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Strada | 4.975 | 6.259 | -20,51% |
2º | VW Saveiro | 2.262 | 3.279 | -31,02% |
3º | Chevrolet Montana | 2.006 | 1.246 | 61% |
Mais vendida na faixa superior desde abril, a Toro (5.288) atingiu seu novo recorde no apagar das luzes e ampliou para 31% seu market share. Superada pela S10 (2.707) no mês anterior, a Hilux (3.672) abriu quase mil unidades de vantagem graças ao seu melhor resultado em exatos dois anos (dezembro 2014: 5.088).
Em alta superior a 70%, a Ranger (1.694) retomou a posição perdida para a Duster Oroch (1.308) em novembro. Superando as mil unidades mensais pela primeira vez desde dezembro do ano passado (1.128), a L200 (1.084) assegurou quase 200 unidades de vantagem sobre a Amarok (871).
Picapes médias/grandes
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Fiat Toro | 5.288 | 0 | - |
2º | Toyota Hilux | 3.672 | 2.103 | 74,61% |
3º | Chevrolet S10 | 2.707 | 2.236 | 21,06% |
4º | Ford Ranger | 1.694 | 1.004 | 68,73% |
5º | Renault Oroch | 1.308 | 1.232 | 6,17% |
6º | Mitsubishi L200 | 1.084 | 854 | 26,93% |
7º | VW Amarok | 871 | 818 | 6,48% |
8º | Nissan Frontier | 358 | 414 |
-13,53% |
9º | Lifan Foison | 49 | 55 | -10,91% |
10º | Ram 2500 | 30 | 20 | 50% |
11º | Ford F-150/F-250 | 1 | 0 | - |
12º | Hafei Ruiyi | 1 | 2 | -50 |
13º | MAHINDRA HW KCD4 | 1 | 1 | - |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida