Novas gerações, reestilizações, preços mais competitivos de alguns rivais. Nada disso foi capaz de abalar a supremacia do Corolla entre os sedãs médios em 2016. Com 64.740 unidades vendidas, apenas 4% a menos do que em 2015 – contra uma retração superior a 20% do mercado como um todo -, o Toyota atingiu quase 50% de participação de mercado. Traduzindo em outros números: ele vendeu mais do que os oito concorrentes mais próximos somados.
Com nova geração lançada no segundo semestre, o Honda Civic (20.857) se manteve em segundo, mas perdeu quase 1/3 de seus compradores no período. Também com novo modelo, o Chevrolet Cruze (12.064) foi o único a crescer (+4,5%), retomando a terceira posição perdida no ano passado.
A nova motorização 1.4 deu fôlego para que o VW Jetta (8.654) saltasse da sexta para a quarta posição, mesmo emplacando 6,6% a menos. O destaque negativo do ano foi o reestilizado Sentra (6.288). Pódio em 2015, o Nissan produzido no México não conseguiu impedir uma retração de quase 50% e caiu para o quinto lugar, provavelmente também pelos volumes menores de importação do México. Com cota limitada, a Nissan deve ter priorizado o Kicks.
Com recuos superiores a 40%, Ford Focus Fastback (5.522) e Renault Fluence (4.329) vieram na sequência, enquanto o Citroën C4 Lounge (3.989), oitavo, encerrou o ano emplacando uma média inferior a 350 unidades mensais. 10º no ano anterior, o Mitsubishi Lancer (2.762) subiu uma posição.
Com apenas 1/3 dos emplacamentos de 2015, o Fiat Linea (1.448) – já fora do catálogo 2017 da marca italiana – cedeu ao Kia Cerato (1.609) a última posição do top 10. Com nova geração lançada no último trimestre, o Hyundai Elantra foi apenas o 12º, com 936 unidades.
Ainda assim, o sul-coreano vendeu mais do que as 927 unidades do Peugeot 408, que conquistou menos de 80 clientes por mês. O lanterna da lista foi o JAC J5 (96), incapaz de chegar às 100 unidades vendidas no país inteiro no ano passado.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
64740 |
48,14% |
67340 |
39,65% |
-3,86% |
1º |
2º |
HONDA CIVIC |
20857 |
15,51% |
31243 |
18,39% |
-33,24% |
2º |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
12064 |
8,97% |
11540 |
6,79% |
4,54% |
4º |
4º |
VW JETTA |
8654 |
6,43% |
9265 |
5,45% |
-6,59% |
6º |
5º |
NISSAN SENTRA |
6288 |
4,68% |
12529 |
7,38% |
-49,81% |
3º |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
5522 |
4,11% |
9311 |
5,48% |
-40,69% |
5º |
7º |
RENAULT FLUENCE |
4329 |
3,22% |
7759 |
4,57% |
-44,21% |
7º |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
3989 |
2,97% |
6033 |
3,55% |
-33,88% |
8º |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
2762 |
2,05% |
3483 |
2,05% |
-20,70% |
10º |
10º |
KIA CERATO |
1609 |
1,20% |
1878 |
1,11% |
-14,32% |
12º |
11º |
FIAT LINEA |
1448 |
1,08% |
4379 |
2,58% |
-66,93% |
9º |
12º |
HYUNDAI ELANTRA |
936 |
0,70% |
2673 |
1,57% |
-64,98% |
11º |
13º |
PEUGEOT 408 |
927 |
0,69% |
1435 |
0,84% |
-35,40% |
13º |
14º |
GEELY EC7 |
160 |
0,12% |
364 |
0,21% |
-56,04% |
14º |
15º |
SUBARU IMPREZA |
111 |
0,08% |
361 |
0,21% |
-69,25% |
15º |
16º |
JAC J5 |
96 |
0,07% |
255 |
0,15% |
-62,35% |
16º |
|
|
134492 |
100,00% |
169848 |
100,00% |
-20,82% |
|
Com o Corolla (6.015) folgado na liderança, Civic (2.921) e Cruze Sedan (1.563) tiveram seus melhores resultados desde os lançamentos das novas gerações. Quarto, o Jetta (589) não vendia tão pouco desde maio (589).
Com apenas 74 unidades separando o quinto do sétimo colocado, o Focus Fastback (477) deixou o C4 Lounge (409) e o Fluence (403) para trás. O mês foi péssimo para o Sentra (289), em pior resultado desde setembro de 2013 (246).
Com nova geração nas concessionárias, o Elantra (116) mais do que dobou as vendas de novembro. Já o Linea (14) encerrou 2016 com seu novo recorde negativo – e começou 2017 com a notícia de sua aposentadoria.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
6015 |
4970 |
5693 |
45,50% |
42,43% |
47,04% |
21,03% |
5,66% |
2º |
HONDA CIVIC |
2921 |
2534 |
1756 |
22,09% |
21,63% |
14,51% |
15,27% |
66,34% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1563 |
1415 |
723 |
11,82% |
12,08% |
5,97% |
10,46% |
116,18% |
4º |
VW JETTA |
589 |
837 |
528 |
4,46% |
7,15% |
4,36% |
-29,63% |
11,55% |
5º |
FORD FOCUS FASTBACK |
477 |
381 |
547 |
3,61% |
3,25% |
4,52% |
25,20% |
-12,80% |
6º |
CITROËN C4 LOUNGE |
409 |
251 |
456 |
3,09% |
2,14% |
3,77% |
62,95% |
-10,31% |
7º |
RENAULT FLUENCE |
403 |
447 |
706 |
3,05% |
3,82% |
5,83% |
-9,84% |
-42,92% |
8º |
NISSAN SENTRA |
286 |
374 |
695 |
2,16% |
3,19% |
5,74% |
-23,53% |
-58,85% |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
267 |
297 |
211 |
2,02% |
2,54% |
1,74% |
-10,10% |
26,54% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
116 |
57 |
204 |
0,88% |
0,49% |
1,69% |
103,51% |
-43,14% |
11º |
KIA CERATO |
83 |
68 |
180 |
0,63% |
0,58% |
1,49% |
22,06% |
-53,89% |
12º |
PEUGEOT 408 |
55 |
41 |
87 |
0,42% |
0,35% |
0,72% |
34,15% |
-36,78% |
13º |
GEELY EC7 |
15 |
9 |
79 |
0,11% |
0,08% |
0,65% |
66,67% |
-81,01% |
14º |
FIAT LINEA |
14 |
32 |
223 |
0,11% |
0,27% |
1,84% |
-56,25% |
-93,72% |
15º |
JAC J5 |
8 |
1 |
14 |
0,06% |
0,01% |
0,12% |
700,00% |
-42,86% |
|
|
13221 |
11714 |
12102 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
12,86% |
9,25% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida