Novas gerações, reestilizações, preços mais competitivos de alguns rivais. Nada disso foi capaz de abalar a supremacia do Corolla entre os sedãs médios em 2016. Com 64.740 unidades vendidas, apenas 4% a menos do que em 2015 – contra uma retração superior a 20% do mercado como um todo -, o Toyota atingiu quase 50% de participação de mercado. Traduzindo em outros números: ele vendeu mais do que os oito concorrentes mais próximos somados.
Com nova geração lançada no segundo semestre, o Honda Civic (20.857) se manteve em segundo, mas perdeu quase 1/3 de seus compradores no período. Também com novo modelo, o Chevrolet Cruze (12.064) foi o único a crescer (+4,5%), retomando a terceira posição perdida no ano passado.
A nova motorização 1.4 deu fôlego para que o VW Jetta (8.654) saltasse da sexta para a quarta posição, mesmo emplacando 6,6% a menos. O destaque negativo do ano foi o reestilizado Sentra (6.288). Pódio em 2015, o Nissan produzido no México não conseguiu impedir uma retração de quase 50% e caiu para o quinto lugar, provavelmente também pelos volumes menores de importação do México. Com cota limitada, a Nissan deve ter priorizado o Kicks.
Com recuos superiores a 40%, Ford Focus Fastback (5.522) e Renault Fluence (4.329) vieram na sequência, enquanto o Citroën C4 Lounge (3.989), oitavo, encerrou o ano emplacando uma média inferior a 350 unidades mensais. 10º no ano anterior, o Mitsubishi Lancer (2.762) subiu uma posição.
Com apenas 1/3 dos emplacamentos de 2015, o Fiat Linea (1.448) – já fora do catálogo 2017 da marca italiana – cedeu ao Kia Cerato (1.609) a última posição do top 10. Com nova geração lançada no último trimestre, o Hyundai Elantra foi apenas o 12º, com 936 unidades.
Ainda assim, o sul-coreano vendeu mais do que as 927 unidades do Peugeot 408, que conquistou menos de 80 clientes por mês. O lanterna da lista foi o JAC J5 (96), incapaz de chegar às 100 unidades vendidas no país inteiro no ano passado.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
64740 |
48,14% |
67340 |
39,65% |
-3,86% |
1º |
2º |
HONDA CIVIC |
20857 |
15,51% |
31243 |
18,39% |
-33,24% |
2º |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
12064 |
8,97% |
11540 |
6,79% |
4,54% |
4º |
4º |
VW JETTA |
8654 |
6,43% |
9265 |
5,45% |
-6,59% |
6º |
5º |
NISSAN SENTRA |
6288 |
4,68% |
12529 |
7,38% |
-49,81% |
3º |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
5522 |
4,11% |
9311 |
5,48% |
-40,69% |
5º |
7º |
RENAULT FLUENCE |
4329 |
3,22% |
7759 |
4,57% |
-44,21% |
7º |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
3989 |
2,97% |
6033 |
3,55% |
-33,88% |
8º |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
2762 |
2,05% |
3483 |
2,05% |
-20,70% |
10º |
10º |
KIA CERATO |
1609 |
1,20% |
1878 |
1,11% |
-14,32% |
12º |
11º |
FIAT LINEA |
1448 |
1,08% |
4379 |
2,58% |
-66,93% |
9º |
12º |
HYUNDAI ELANTRA |
936 |
0,70% |
2673 |
1,57% |
-64,98% |
11º |
13º |
PEUGEOT 408 |
927 |
0,69% |
1435 |
0,84% |
-35,40% |
13º |
14º |
GEELY EC7 |
160 |
0,12% |
364 |
0,21% |
-56,04% |
14º |
15º |
SUBARU IMPREZA |
111 |
0,08% |
361 |
0,21% |
-69,25% |
15º |
16º |
JAC J5 |
96 |
0,07% |
255 |
0,15% |
-62,35% |
16º |
|
|
134492 |
100,00% |
169848 |
100,00% |
-20,82% |
|
Com o Corolla (6.015) folgado na liderança, Civic (2.921) e Cruze Sedan (1.563) tiveram seus melhores resultados desde os lançamentos das novas gerações. Quarto, o Jetta (589) não vendia tão pouco desde maio (589).
Com apenas 74 unidades separando o quinto do sétimo colocado, o Focus Fastback (477) deixou o C4 Lounge (409) e o Fluence (403) para trás. O mês foi péssimo para o Sentra (289), em pior resultado desde setembro de 2013 (246).
Com nova geração nas concessionárias, o Elantra (116) mais do que dobou as vendas de novembro. Já o Linea (14) encerrou 2016 com seu novo recorde negativo – e começou 2017 com a notícia de sua aposentadoria.
Sedãs médios
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
6015 |
4970 |
5693 |
45,50% |
42,43% |
47,04% |
21,03% |
5,66% |
2º |
HONDA CIVIC |
2921 |
2534 |
1756 |
22,09% |
21,63% |
14,51% |
15,27% |
66,34% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1563 |
1415 |
723 |
11,82% |
12,08% |
5,97% |
10,46% |
116,18% |
4º |
VW JETTA |
589 |
837 |
528 |
4,46% |
7,15% |
4,36% |
-29,63% |
11,55% |
5º |
FORD FOCUS FASTBACK |
477 |
381 |
547 |
3,61% |
3,25% |
4,52% |
25,20% |
-12,80% |
6º |
CITROËN C4 LOUNGE |
409 |
251 |
456 |
3,09% |
2,14% |
3,77% |
62,95% |
-10,31% |
7º |
RENAULT FLUENCE |
403 |
447 |
706 |
3,05% |
3,82% |
5,83% |
-9,84% |
-42,92% |
8º |
NISSAN SENTRA |
286 |
374 |
695 |
2,16% |
3,19% |
5,74% |
-23,53% |
-58,85% |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
267 |
297 |
211 |
2,02% |
2,54% |
1,74% |
-10,10% |
26,54% |
10º |
HYUNDAI ELANTRA |
116 |
57 |
204 |
0,88% |
0,49% |
1,69% |
103,51% |
-43,14% |
11º |
KIA CERATO |
83 |
68 |
180 |
0,63% |
0,58% |
1,49% |
22,06% |
-53,89% |
12º |
PEUGEOT 408 |
55 |
41 |
87 |
0,42% |
0,35% |
0,72% |
34,15% |
-36,78% |
13º |
GEELY EC7 |
15 |
9 |
79 |
0,11% |
0,08% |
0,65% |
66,67% |
-81,01% |
14º |
FIAT LINEA |
14 |
32 |
223 |
0,11% |
0,27% |
1,84% |
-56,25% |
-93,72% |
15º |
JAC J5 |
8 |
1 |
14 |
0,06% |
0,01% |
0,12% |
700,00% |
-42,86% |
|
|
13221 |
11714 |
12102 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
12,86% |
9,25% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados