Vendas no varejo são sempre reveladoras. Afinal de contas, elas mostram o que o mercado realmente quer, sem interferência das vendas diretas, no atacado, como as praticadas por locadoras de veículos. Se a liderança no Chevrolet Onix (108.593) no varejo não parece surpresa – o modelo já havia conquistado a primeira colocação no ano anterior -, da segunda posição em diante tivemos boas novidades em 2016.
Superado pelo Fiat Palio em 2015, o Hyundai HB20 (91.548) assumiu a vice-liderança e ainda viu o rival da marca italiana cair para a 11ª colocação, com 34.098 unidades, praticamente 1/3 do total emplacado nesta modalidade pelo modelo da sul-coreana.
Nono colocado em 2015, quando foi lançado, o Honda HR-V emplacou 52.596 unidades e assegurou pela primeira vez a presença de um SUV/crossover entre os três primeiros colocados. Grande rival do modelo da marca japonesa, o Jeep Renegade (37.618), 15º na última lista, subiu para a oitava posição.
Quinto no ano anterior, o Ford Ka (50.533) subiu uma posição e ficou à frente do Chevrolet Prisma (48.346), novamente destaque entre os sedãs de entrada. Superado pelo Toyota Corolla (46.176) por quase oito mil unidades, o VW Gol (38.302) caiu para a sétima posição – mas ao menos voltou a ser o best-seller da marca alemã.
Sétimo no ranking de automóveis de 2016, o Renault Sandero (30.754) ficou fora do top 10, atrás do Toyota Etios Hatch (31.642) e do VW up! (33.054). O Toyota Etios Sedan (23.272), 16º, foi o mais vendido entre os sedãs compactos, enquanto o Honda Fit (23.038), 17º, foi o 1º entre os hatchbacks compactos e o Ford Focus (5.760), 45º, não deu chances aos demais hatches médios.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
VAREJO |
% TOTAL 2016 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
153.372 |
108.593 |
70,80% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
121.616 |
91.548 |
75,28% |
3º |
HONDA HR-V |
55.758 |
52.596 |
94,33% |
4º |
FORD KA |
76.616 |
50.533 |
65,96% |
5º |
CHEVROLET PRISMA |
66.337 |
48.346 |
72,88% |
6º |
TOYOTA COROLLA |
64.740 |
46.176 |
71,33% |
7º |
VW GOL |
57.390 |
38.302 |
66,74% |
8º |
JEEP RENEGADE |
51.567 |
37.618 |
72,95% |
9º |
VW FOX/CROSS FOX |
43.727 |
37.270 |
85,23% |
10º |
HYUNDAI HB20S |
46.023 |
35.712 |
77,60% |
11º |
FIAT PALIO |
63.996 |
34.098 |
53,28% |
12º |
VW UP |
38.354 |
33.054 |
86,18% |
13º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
37.974 |
31.642 |
83,33% |
14º |
RENAULT SANDERO |
63.228 |
30.754 |
48,64% |
15º |
FIAT MOBI |
28.731 |
23.683 |
82,43% |
16º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
29.791 |
23.272 |
78,12% |
17º |
HONDA FIT |
28.439 |
23.038 |
81,01% |
18º |
HONDA CIVIC |
20.857 |
20.110 |
96,42% |
19º |
FIAT SIENA |
33.478 |
18.637 |
55,67% |
20º |
FORD FIESTA |
16.986 |
14.779 |
87,01% |
21º |
FIAT UNO |
34.626 |
14.151 |
40,87% |
22º |
FORD ECOSPORT |
28.105 |
14.086 |
50,12% |
23º |
NISSAN VERSA |
21.897 |
14.051 |
64,17% |
24º |
FORD KA+ |
24.663 |
13.631 |
55,27% |
25º |
VW VOYAGE |
26.074 |
11.794 |
45,23% |
26º |
NISSAN MARCH |
18.376 |
11.698 |
63,66% |
27º |
HONDA CITY |
15.422 |
11.683 |
75,76% |
28º |
CHEVROLET CLASSIC |
11.530 |
10.592 |
91,86% |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
12.064 |
10.092 |
83,65% |
30º |
TOYOTA HILUX SW4 |
12.168 |
9.927 |
81,58% |
31º |
RENAULT CLIO |
10.869 |
9.542 |
87,79% |
32º |
RENAULT DUSTER |
25.373 |
9.487 |
37,39% |
33º |
CITROËN C3 |
11.824 |
9.211 |
77,90% |
34º |
CHEVROLET SPIN |
22.982 |
9.204 |
40,05% |
35º |
CHEVROLET COBALT |
22.466 |
9.188 |
40,90% |
36º |
NISSAN KICKS |
10.712 |
8.510 |
79,44% |
37º |
HYUNDAI TUCSON |
11.203 |
8.396 |
74,94% |
38º |
PEUGEOT 208 |
10.768 |
8.320 |
77,27% |
39º |
HYUNDAI IX35 |
10.226 |
8.243 |
80,61% |
40º |
RENAULT LOGAN |
23.707 |
8.196 |
34,57% |
41º |
CHEVROLET TRACKER |
8.558 |
7.964 |
93,06% |
42º |
PEUGEOT 2008 |
10.692 |
7.583 |
70,92% |
43º |
FIAT PUNTO |
7.709 |
6.357 |
82,46% |
44º |
VW JETTA |
8.654 |
6.210 |
71,76% |
45º |
FORD FOCUS |
6.766 |
5.760 |
85,13% |
46º |
CITROËN AIRCROSS |
7.287 |
5.744 |
78,83% |
47º |
JEEP COMPASS |
6.599 |
5.354 |
81,13% |
48º |
VW GOLF |
5.966 |
4.738 |
79,42% |
49º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
4.805 |
4.550 |
94,69% |
50º |
KIA SPORTAGE |
4.505 |
4.483 |
99,51% |
Depois de vários anos na liderança entre os comerciais leves, a Fiat Strada (14.172) caiu para a terceira posição. Com 29.781 unidades, a Toyota Hilux assumiu o alto do pódio da categoria pela primeira vez.
Em seu primeiro ano de mercado, a Fiat Toro (23.252) também deixou a Strada para trás. A antiga líder não foi superada por pouco pela VW Saveiro (12.587), mesmo com os problemas de produção enfrentados pelo modelo da marca alemã durante várias semanas no segundo semestre.
Lançada no final de 2015, a Renault Duster Oroch (9.315) encerrou seu primeiro ano completo vendendo mais do que a Chevrolet S10 (7.233), que por pouco não perde a sexta posição para a Mitsubishi L200 (7.080).
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
VAREJO |
% TOTAL 2016 |
1º |
TOYOTA HILUX |
34.031 |
29.781 |
87,51% |
2º |
FIAT TORO |
41.283 |
23.252 |
56,32% |
3º |
FIAT STRADA |
59.449 |
14.172 |
23,84% |
4º |
VW SAVEIRO |
33.951 |
12.587 |
37,07% |
5º |
RENAULT DUSTER OROCH |
14.245 |
9.315 |
65,39% |
6º |
CHEVROLET S10 |
26.558 |
7.233 |
27,23% |
7º |
MITSUBISHI L200 |
9.943 |
7.080 |
71,21% |
8º |
FORD RANGER |
15.812 |
6.917 |
43,75% |
9º |
VW AMAROK |
9.172 |
3.909 |
42,62% |
10º |
HYUNDAI HR |
4.310 |
3.558 |
82,55% |
11º |
FIAT FIORINO |
9.760 |
3.143 |
32,20% |
12º |
IVECO DAILY 3514 |
1.826 |
1.614 |
88,39% |
13º |
KIA K2500 |
1.372 |
1.372 |
100,00% |
14º |
CHEVROLET MONTANA |
14.769 |
957 |
6,48% |
15º |
FIAT DUCATO |
2.904 |
858 |
29,55% |
16º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
880 |
695 |
78,98% |
17º |
LIFAN FOISON |
554 |
554 |
100,00% |
18º |
RENAULT MASTER |
6.399 |
543 |
8,49% |
19º |
RENAULT KANGOO |
1.842 |
486 |
26,38% |
20º |
NISSAN FRONTIER |
3.605 |
461 |
12,79% |
21º |
RAM 2500 |
457 |
457 |
100,00% |
22º |
FOTON AUMARK 1039 |
407 |
407 |
100,00% |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
440 |
375 |
85,23% |
24º |
FIAT DOBLÒ |
1.158 |
306 |
26,42% |
25º |
MERCEDES-BENZ VITO |
376 |
263 |
69,95% |
26º |
CITROËN JUMPER |
813 |
187 |
23,00% |
27º |
PEUGEOT BOXER |
653 |
154 |
23,58% |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
351 |
142 |
40,46% |
29º |
JAC T8 |
105 |
104 |
99,05% |
30º |
SHINERAY P TRUCKS |
93 |
93 |
100,00% |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
83 |
77 |
92,77% |
32º |
RELY PICK-UP |
77 |
71 |
92,21% |
33º |
EFFA K01 |
48 |
48 |
100,00% |
34º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
56 |
42 |
75,00% |
35º |
EFFA K02 |
23 |
23 |
100,00% |
36º |
IVECO DAILY |
48 |
22 |
45,83% |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
33 |
19 |
57,58% |
38º |
HAFEI RUIYI |
16 |
16 |
100,00% |
39º |
JINBEI M35 |
25 |
16 |
64,00% |
40º |
SHINERAY TRUCK |
16 |
16 |
100,00% |
41º |
HAFEI START PICK-UP |
13 |
13 |
100,00% |
42º |
VW KOMBI |
19 |
13 |
68,42% |
43º |
JINBEI TOPIC |
38 |
12 |
31,58% |
44º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
13 |
12 |
92,31% |
45º |
EFFA START PICK-UP |
8 |
8 |
100,00% |
46º |
HAFEI MINIVAN |
8 |
8 |
100,00% |
47º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
13 |
8 |
61,54% |
48º |
FIAT UNO |
19 |
5 |
26,32% |
49º |
MAHINDRA HWKCD4 |
9 |
2 |
22,22% |
As vendas no varejo representaram 63,69% do total de 2016 (1.986.389 unidades). Com 16,60% de participação, a Chevrolet repetiu a liderança de 2015. Segunda colocada no ano anterior, a Fiat (11,13%) caiu para o quarto lugar, atrás da VW (11,57%) e da Hyundai (11,37%), e por pouco não foi superada também pela Toyota (10,86%).
No ranking de modelos que concentraram mais de três quartos de suas vendas totais no varejo, as dez primeiras posições foram ocupadas por desconhecidos pela grande maioria dos consumidores brasileiros. 13º, o Kia Sportage (4.483) foi o primeiro entre os mais conhecidos, com 99,5% dos emplacamentos na modalidade.
Vice-líder entre os sedãs médios, o Honda Civic (20.110) respondeu por 96,4%, enquanto o HR-V (52.596) emplacou 94,3% - mostrando que, definitivamente, vendas diretas não são a “praia” da marca japonesa.
Modelos que em 2017 já não estarão nas concessionárias de suas marcas, Chevrolet Classic (10.592) e Renault Clio (9.542) superaram os 87% de participação. Líder entre os comerciais leves, a Toyota Hilux teve situação similar à dos veteranos.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
VAREJO |
% TOTAL |
1º |
EFFA K01 |
48 |
48 |
100,00% |
2º |
EFFA K02 |
23 |
23 |
100,00% |
3º |
EFFA START PICK-UP |
8 |
8 |
100,00% |
4º |
FOTON AUMARK 1039 |
407 |
407 |
100,00% |
5º |
HAFEI MINIVAN |
8 |
8 |
100,00% |
6º |
HAFEI RUIYI |
16 |
16 |
100,00% |
7º |
HAFEI START PICK-UP |
13 |
13 |
100,00% |
8º |
KIA K2500 |
1.372 |
1.372 |
100,00% |
9º |
LIFAN FOISON |
554 |
554 |
100,00% |
10º |
RAM 2500 |
457 |
457 |
100,00% |
11º |
SHINERAY P TRUCKS |
93 |
93 |
100,00% |
12º |
SHINERAY TRUCK |
16 |
16 |
100,00% |
13º |
KIA SPORTAGE |
4.505 |
4.483 |
99,51% |
14º |
JAC T8 |
105 |
104 |
99,05% |
15º |
HONDA CIVIC |
20.857 |
20.110 |
96,42% |
16º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
4.805 |
4.550 |
94,69% |
17º |
HONDA HR-V |
55.758 |
52.596 |
94,33% |
18º |
CHEVROLET TRACKER |
8.558 |
7.964 |
93,06% |
19º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
83 |
77 |
92,77% |
20º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
13 |
12 |
92,31% |
21º |
RELY PICK-UP |
77 |
71 |
92,21% |
22º |
CHEVROLET CLASSIC |
11.530 |
10.592 |
91,86% |
23º |
IVECO DAILY 3514 |
1.826 |
1.614 |
88,39% |
24º |
RENAULT CLIO |
10.869 |
9.542 |
87,79% |
25º |
TOYOTA HILUX |
34.031 |
29.781 |
87,51% |
26º |
FORD FIESTA |
16.986 |
14.779 |
87,01% |
27º |
VW UP |
38.354 |
33.054 |
86,18% |
28º |
VW FOX/CROSS FOX |
43.727 |
37.270 |
85,23% |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
440 |
375 |
85,23% |
30º |
FORD FOCUS |
6.766 |
5.760 |
85,13% |
31º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
12.064 |
10.092 |
83,65% |
32º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
37.974 |
31.642 |
83,33% |
33º |
HYUNDAI HR |
4.310 |
3.558 |
82,55% |
34º |
FIAT PUNTO |
7.709 |
6.357 |
82,46% |
35º |
FIAT MOBI |
28.731 |
23.683 |
82,43% |
36º |
TOYOTA HILUX SW4 |
12.168 |
9.927 |
81,58% |
37º |
JEEP COMPASS |
6.599 |
5.354 |
81,13% |
38º |
HONDA FIT |
28.439 |
23.038 |
81,01% |
39º |
HYUNDAI IX35 |
10.226 |
8.243 |
80,61% |
40º |
NISSAN KICKS |
10.712 |
8.510 |
79,44% |
41º |
VW GOLF |
5.966 |
4.738 |
79,42% |
42º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
880 |
695 |
78,98% |
43º |
CITROËN AIRCROSS |
7.287 |
5.744 |
78,83% |
44º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
29.791 |
23.272 |
78,12% |
45º |
CITROËN C3 |
11.824 |
9.211 |
77,90% |
46º |
HYUNDAI HB20S |
46.023 |
35.712 |
77,60% |
47º |
PEUGEOT 208 |
10.768 |
8.320 |
77,27% |
48º |
HONDA CITY |
15.422 |
11.683 |
75,76% |
49º |
HYUNDAI HB20 |
121.616 |
91.548 |
75,28% |
50º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
56 |
42 |
75,00% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida