Resolução aprovada nesta semana pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) promete facilitar a transferência de veículos com a criação do Renave (Registro Nacional de Veículos em Estoque). Válido a partir de maio, o novo dispositivo estabelece que as transferências passam a ocorrer por meio eletrônico, e não mais por papel.
Em linhas gerais, a medida permitirá que a concessionária se torne responsável pelo veículo assim que ele for deixado na loja. Assim, a revenda se torna obrigada a emitir uma nota fiscal eletrônica e a cadastrar o veículo no Renave, para que ele passe a fazer parte do estoque do estabelecimento.
No caso de venda, a loja igualmente emite a nota e registra a saída do veículo do estoque, para que o comprador possa fazer a conclusão do processo de transferência do carro para seu nome.
Com o novo sistema, a ideia do governo é evitar que as negociações não sejam declaradas à Receita Federal. Dessa forma, o sistema do Renave será ligado diretamente ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aos Departamentos de Trânsito (Detran) e à Secretaria de Fazenda dos Estados da União.
Foto: arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida