Dependentes de Estados - conheça os modelos com maior concentração de vendas em 2016
Honda Fit emplaca quase metade das vendas em SP
Quando falamos nos modelos mais vendidos do Brasil, você certamente imagina que eles têm vendas uniformes por todos os Estados do país, certo? Pois nos deixe contar algo curioso: alguns modelos dependem muito das vendas em um único Estado para assegurar sua participação de mercado nacional. Em 2016, ninguém superou o Fit neste critério: quase 48% dos 28.439 emplacamentos do Honda foram oriundos de São Paulo.
E a dependência da marca japonesa não parou por aí: segundo colocado da lista, o HR-V comercializou 21.864 unidades apenas no Estado mais rico do país, ou seja, 39,2% do total registrado em todo o ano passado (55.758).
Marca forte nas chamadas vendas diretas, a Renault emplacou o Logan em terceiro, com 38,5%, e o Sandero em quinto, com 36,2%. Entre os dois modelos da francesa veio o Fiat Uno, com 37,22%. Com um detalhe: todos em Minas Gerais.
Os dois Estados do Sudeste, aliás, concentraram todos os vinte modelos da lista. Campeão entre os sedãs médios, o Toyota Corolla conquistou quase 1/3 de seus clientes em São Paulo, um pouco menos do que os 36% do VW up!, sexto.
Líder geral do mercado brasileiro em 2016, o Chevrolet Onix emplacou quase 29% do total em São Paulo, situação que se repetiu por lá com o Prisma, preferido entre os sedãs pequenos, com mais de ¼ de suas vendas gerais.
Conheça agora a relação dos vinte “campeões da dependência” no ano passado:
REGIÃO |
ESTADO |
MODELO |
TOTAL |
% TOTAL 2016 |
TOTAL 2016 |
Sudeste |
São Paulo |
Honda Fit |
13.637 |
47,95% |
28.439 |
Sudeste |
São Paulo |
Honda HR-V |
21.864 |
39,21% |
55.758 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Renault Logan |
9.122 |
38,48% |
23.707 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Fiat Uno |
12.889 |
37,22% |
34.626 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Renault Sandero |
22.889 |
36,20% |
63.228 |
Sudeste |
São Paulo |
VW up! |
13.812 |
36,01% |
38.354 |
Sudeste |
São Paulo |
Toyota Corolla |
21.085 |
32,57% |
64.740 |
Sudeste |
São Paulo |
Jeep Renegade |
16.294 |
31,60% |
51.567 |
Sudeste |
São Paulo |
Hyundai HB20 |
36.284 |
29,83% |
121.616 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Ford Ka |
22.152 |
28,91% |
76.616 |
Sudeste |
São Paulo |
Chevrolet Onix |
43.734 |
28,51% |
153.372 |
Sudeste |
São Paulo |
Chevrolet Prisma |
17.919 |
27,01% |
66.337 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Hyundai HB20 |
28.082 |
23,09% |
121.616 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Fiat Strada |
13.320 |
22,41% |
59.449 |
Sudeste |
São Paulo |
Ford Ka |
16.367 |
21,36% |
76.616 |
Sudeste |
São Paulo |
Fiat Palio |
13.392 |
20,93% |
63.996 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Chevrolet Onix |
31.352 |
20,44% |
153.372 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Fiat Palio |
12.841 |
20,07% |
63.996 |
Sudeste |
Minas Gerais |
Hyundai HB20S |
8.328 |
18,10% |
46.023 |
Sudeste |
Minas Gerais |
VW Gol |
9.686 |
16,88% |
57.390 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Com Golf líder, VW garante pódio 100% na Alemanha em novembro
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
As novidades da BYD para o Brasil e o mundo em 2025
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares