Nova Honda Odyssey 2018 estreia câmbio de 10 marchas em Detroit
Minivan tem estilo controverso, com raio estilizado na lateral
Existem alguns lançamentos que não interessam em si, mas pelo que trazem de novo. Esse é o caso da nova Honda Odyssey 2018, apresentada no Salão de Detroit. Ela usa a mesma plataforma da picape Honda Ridgeline, um motorzão V6 3.5 de 284 cv e tem um estilo bem controverso, com uma espécie de raio na lateral (inveja do Relâmpago McQueen?). Também dificilmente será vendida no Brasil, pelo porte, pelo preço e pelo segmento. Mas há algo na Odyssey que pode chegar por nossas bandas: o novo câmbio automático de 10 marchas.
A nova transmissão coloca a Honda em pé de igualdade com Toyota, Ford e GM, todas elas com essa opção de câmbio, desenvolvido para um menor consumo de combustível. Como o motor V6 tem um bocado de torque, é possível que a CVT não desse conta do recado. Se ela for bem aceita, e se popularizar, não é difícil que ela seja adotada em modelos com motores menores, como os Honda vendidos no Brasil. Inclusive porque a CVT é motivo de muitas queixas em termos de resposta.
No mais, a nova Odyssey, não teve dados técnicos divulgados. Apenas o que ela traz para distrair seus muitos passageiros (8, no total), como o sistema de entretenimento com tela de 10,2" colocado no teto, com o aplicativo "How Much Farther?", que responde à pergunta que nunca quer calar quando se tem crianças a bordo: "Já chegou?". Ele mostra quanto do caminho já foi percorrido para dar paz de espírito ao motorista.
A nova transmissão será fabricada em Tallapoosa, na Geórgia. A Odyssey, aliás, é construída apenas nos EUA e começa a ser vendida por lá no segundo trimestre deste ano. Torça para que pelo menos sua transmissão de 10 marchas seja vista por estas bandas.
Fotos: Chris Amos / Motor1.com
Galeria: Nova Honda Odyssey 2018: Salão de Detroit
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