O criador da franquia de animações "Carros", John Lasseter, aproveitou a abertura do Salão de Detroit à imprensa para dizer que também é um entusiasta automotivo. E que foi no salão que o filme começou a tomar corpo, em 2001. Com a proximidade do lançamento do terceiro filme da série, Lasseter e o estúdio Pixar resolveram levar ao evento um Relâmpago McQueen em escala 1:1 e capaz de se mover por conta própria. Ele estará exposto por lá do dia 8 a 22 de janeiro.

Leia também:

Segundo Jay Shuster, designer da produção de "Carros 3", e Jay Ward, diretor criativo do filme, McQueen foi o último carro de corrida das antigas a continuar na disputa pela Copa Pistão. E as coisas começaram a mudar depois da chegada de Jackson Storm, um carro moderno e, pelo que consta, metido a besta.

 

Carros 3 - Relâmpago McQueen no Salão de Detroit

 

"McQueen é um carro arredondado, com linhas fluidas. Storm tinha de ser quadrado, anguloso, uma arma sobre rodas. Tinha de haver um contraste entre os dois. Storm é baixo, quase rente ao chão, com uma linha de cintura alta, enquanto o McQueen é mais elevado. J Mays, antigo designer chefe da Ford, nos ajudou nisso", disse Shuster na coletiva de imprensa. E essa não foi a única semelhança da criação dos personagens com a de um carro de verdade.

 

Carros 3 - Relâmpago McQueen no Salão de Detroit

 

"As pessoas acham que fazemos tudo no computador, mas não é verdade. Desenhamos tudo à moda antiga. E partimos logo para a escultura. Por mais que a gente desenhe, não vamos entender como ele fica em espaço real sem um modelo esculpido. É aí que passamos tudo para o clay, já que o clay não mente. É um desafio fazer essas formas trabalharem juntas e o clay nos ajuda a chegar lá", disse Shuster. Carros reais também precisam de modeladores e de muito clay, uma espécie de argila, para chegar a suas formas finais. Veja abaixo o vídeo da apresentação.

 

 

Além de McQueen e Storm, o filme terá uma nova personagem, Cruz Ramirez, que chega para treinar McQueen a lidar com os novos desafiantes. "Queríamos uma personagem feminina forte, que pudesse enfrentar qualquer um dos demais carros de igual para igual. Ao mesmo tempo, ela não é um carro de corrida, é uma treinadora", disse Ward.

 

Carros 3 - Relâmpago McQueen no Salão de Detroit

 

O filme "Carros 3" estreia nos EUA em 16 de junho. A estreia deve ser na mesma data em todo o mundo, ou seja, que a mais nova aventura de McQueen, e provavelmente a última, chegue por aqui no mesmo dia. O filme promete.

Fotos: reprodução

Galeria: Carros 3 - Relâmpago McQueen no Salão de Detroit

Envie seu flagra! flagra@motor1.com