17.550.351 unidades. Este é o número que fez de 2016 o melhor da história do mercado automobilístico dos EUA. Na comparação com 2015, até então o melhor em vendas de veículos novos, houve um crescimento – modesto, é bem verdade – de 0,4%. Como curiosidade, o Jeep Renegade (106.606) garantiu presença no top 50 em seu segundo ano no mercado norte-americano, enquanto o rival Honda HR-V (82.041) foi o 66º. Vendeu sozinho pouco menos do que HR-V e Renegade somados no Brasil. Aqui, o HR-V ganhou por 55.758 contra 51.567.
Sem saber o que é ver outro rival à sua frente desde 1982, a Ford F-Series emplacou 820.799 unidades, seu melhor resultado nos últimos onze anos. Chevrolet Silverado (574.876) e Ram Pick-up (489.418) completaram um pódio exclusivo de picapes.
O Toyota Camry (388.618) completou o 15º ano consecutivo como o automóvel preferido dos norte-americanos. No entanto, a retração de suas vendas em quase 10% no período permitiu que a diferença para o segundo colocado caísse de mais de 60 mil, em 2015, para pouco mais de 20 mil unidades em 2016. Se há dois anos o modelo mais próximo do Camry era o Corolla, em 2016 ele foi o Honda Civic (366.927), em alta de quase 10%. Em 2016, o Toyota Corolla vendeu 360.483 unidades, contra 363.332 de 2015. Ainda em 2016, o Nissan Sentra (214.709) vendeu mais do que o Chevrolet Cruze (188.876).
Com 357.335 unidades, o Honda CR-V manteve o posto de SUV/crossover nº 1, mas o avanço de quase 12% do Toyota RAV4 (352.154) tornou a disputa mais emocionante. O destaque do top 10, no entanto, foi o Nissan Rogue (conhecido na Europa como Qashqai). Com 329.904 unidades, o modelo cresceu quase 15% e se tornou o best-seller da marca japonesa no país pela primeira vez – o Altima (307.380), líder até então, caiu para o 11º lugar.
Na disputa entre montadoras, as três primeiras colocadas registraram queda nas vendas, mas a líder Ford (2.487.487) manteve boa vantagem sobre a Toyota (2.118.402) e sobre a Chevrolet (2.096.510).
Entre as marcas premium, a Mercedes-Benz (340.237), 13ª, tomou da BMW (313.174) uma liderança que já durava dois anos – a bávara também foi superada pela Lexus (331.228), 14ª.
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Ford F-Series |
820,799 |
780,354 |
5.2% |
2 |
Chevrolet Silverado |
574,876 |
600,544 |
-4.3% |
3 |
Ram P/U |
489,418 |
450,122 |
8.7% |
4 |
Toyota Camry |
388,618 |
429,355 |
-9.5% |
5 |
Honda Civic |
366,927 |
335,384 |
9.4% |
6 |
Toyota Corolla |
360.483 |
363.332 |
-0,8% |
7 |
Honda CR-V |
357,335 |
345,647 |
3.4% |
8 |
Toyota RAV4 |
352,154 |
315,412 |
11.6% |
9 |
Honda Accord |
345,225 |
355,557 |
-2.9% |
10 |
Nissan Rogue |
329,904 |
287,190 |
14.9% |
11 |
Nissan Altima |
307,380 |
333,398 |
-7.8% |
12 |
Ford Escape |
307,069 |
306,492 |
0.2% |
13 |
Ford Fusion |
265,840 |
300,170 |
-11.4% |
14 |
Ford Explorer |
248,507 |
249,251 |
-0.3% |
15 |
Chevrolet Equinox |
242,195 |
277,589 |
-12.8% |
16 |
Chevrolet Malibu |
227,881 |
194,854 |
17.0% |
17 |
GMC Sierra |
221,680 |
224,139 |
-1.1% |
18 |
Nissan Sentra |
214,709 |
203,509 |
5.5% |
19 |
Jeep Grand Cherokee |
212,273 |
196,312 |
8.1% |
20 |
Hyundai Elantra |
208,319 |
241,706 |
-13.8% |
21 |
Jeep Cherokee |
199,736 |
220,744 |
-9.5% |
22 |
Hyundai Sonata |
199,416 |
213,303 |
-6.5% |
23 |
Jeep Wrangler |
191,774 |
202,266 |
-5.2% |
24 |
Toyota Tacoma |
191,631 |
179,562 |
6.7% |
25 |
Toyota Highlander |
191,379 |
158,917 |
20.4% |
26 |
Chevrolet Cruze |
188,876 |
226,602 |
-16.6% |
27 |
Subaru Outback |
182,898 |
152,294 |
20.1% |
28 |
Subaru Forester |
178,593 |
175,192 |
1.9% |
29 |
Ford Focus |
168,789 |
202,478 |
-16.6% |
30 |
Kia Soul |
145,768 |
147,133 |
-0.9% |
31 |
Ford Transit |
143,244 |
117,577 |
21.8% |
32 |
Ford Edge |
134,588 |
124,120 |
8.4% |
33 |
Nissan Versa |
132,214 |
144,528 |
-8.5% |
34 |
Hyundai Santa Fe |
131,257 |
118,134 |
11.1% |
35 |
Toyota Sienna |
127,791 |
137,497 |
-7.1% |
36 |
Dodge Grand Caravan |
127,678 |
101,553 |
25.7% |
37 |
Kia Optima |
124,203 |
159,414 |
-22.1% |
38 |
Jeep Patriot |
121,926 |
121,274 |
0.5% |
39 |
Volkswagen Jetta |
121,107 |
131,109 |
-7.6% |
40 |
Honda Odyssey |
120,846 |
127,736 |
-5.4% |
41 |
Honda Pilot |
120,772 |
136,212 |
-11.3% |
42 |
Chevrolet Traverse |
116,701 |
119,945 |
-2.7% |
43 |
Toyota Tundra |
115,489 |
118,880 |
-2.9% |
44 |
Kia Sorento |
114,733 |
116,249 |
-1.3% |
45 |
Mazda CX-5 |
112,235 |
111,450 |
0.7% |
46 |
Toyota 4Runner |
111,970 |
97,034 |
15.4% |
47 |
Lexus RX |
109,435 |
100,610 |
8.8% |
48 |
Chevrolet Colorado |
108,725 |
84,430 |
28.8% |
49 |
Dodge Journey |
106,759 |
108,085 |
-1.2% |
50 |
Jeep Renegade |
106,606 |
60,864 |
75.2% |
51 |
Ford Mustang |
105,932 |
122,349 |
-13.4% |
52 |
Chevrolet Tahoe |
103,306 |
88,342 |
16.9% |
53 |
Kia Forte |
103,292 |
78,919 |
30.9% |
54 |
Toyota Prius |
101,340 |
118,020 |
-14.1% |
55 |
Chevrolet Impala |
97,006 |
116,825 |
-17.0% |
56 |
Subaru Crosstrek |
95,677 |
88,927 |
7.6% |
57 |
Mazda 3 |
95,567 |
107,884 |
-11.4% |
58 |
Dodge Charger |
95,437 |
96,633 |
-1.2% |
59 |
Jeep Compass |
94,061 |
71,448 |
31.7% |
60 |
Hyundai Tucson |
89,713 |
63,591 |
41.1% |
61 |
Subaru Impreza |
88,517 |
100,519 |
-11.9% |
62 |
GMC Acadia |
88,466 |
96,393 |
-8.2% |
63 |
GMC Terrain |
87,925 |
112,030 |
-21.5% |
64 |
Nissan Murano |
86,953 |
62,907 |
38.2% |
65 |
Nissan Frontier |
86,926 |
62,817 |
38.4% |
66 |
Honda HR-V |
82,041 |
41,969 |
95.5% |
67 |
Nissan Pathfinder |
81,701 |
82,041 |
-0.4% |
68 |
Kia Sportage |
81,066 |
53,739 |
50.9% |
69 |
Hyundai Accent |
79,766 |
61,486 |
29.7% |
70 |
Chevrolet Trax |
79,016 |
63,030 |
25.4% |
71 |
Buick Encore |
78,565 |
67,549 |
16.3% |
72 |
Mercedes-Benz Classe C |
77,167 |
86,080 |
-10.4% |
73 |
Volkswagen Passat |
73,002 |
78,207 |
-6.7% |
74 |
Chevrolet Camaro |
72,705 |
77,502 |
-6.2% |
75 |
BMW Série 3 |
70,458 |
94,540 |
-25.5% |
76 |
Dodge Durango |
68,474 |
64,723 |
5.8% |
77 |
Chevrolet Express |
68,007 |
63,382 |
7.3% |
78 |
Subaru Legacy |
65,306 |
60,447 |
8.0% |
79 |
Dodge Challenger |
64,433 |
66,377 |
-2.9% |
80 |
Nissan Maxima |
62,670 |
40,359 |
55.3% |
81 |
Chrysler Pacifica |
62,366 |
--- |
--- |
82 |
Volkswagen Golf |
61,687 |
65,308 |
-5.5% |
83 |
Chevrolet Suburban |
60,082 |
50,866 |
18.1% |
84 |
Ford Expedition |
59,835 |
41,443 |
44.4% |
85 |
Chrysler Town & Country |
59,071 |
97,530 |
-39.4% |
86 |
Lexus ES |
58,299 |
64,969 |
-10.3% |
87 |
Chrysler 200 |
57,294 |
167,368 |
-65.8% |
88 |
Honda Fit |
56,630 |
52,724 |
7.4% |
89 |
Acura MDX |
55,495 |
58,208 |
-4.7% |
90 |
Chevrolet Sonic |
55,255 |
64,775 |
-14.7% |
91 |
Lexus NX |
54,884 |
43,764 |
25.4% |
92 |
Ford E-Series |
54,245 |
50,788 |
6.8% |
93 |
GMC Yukon |
53,447 |
42,732 |
25.1% |
94 |
Chrysler 300 |
53,241 |
53,025 |
0.4% |
95 |
Acura RDX |
52,361 |
51,026 |
2.6% |
96 |
Buick Enclave |
52,028 |
62,081 |
-16.2% |
97 |
Mercedes-Benz GLE / Classe M |
51,791 |
53,217 |
-2.7% |
98 |
Mercedes-Benz Classe E / CLS |
50,896 |
55,888 |
-8.9% |
99 |
Audi Q5 |
49,550 |
52,006 |
-4.7% |
100 |
Ford Fiesta |
48,807 |
64,458 |
-24.3% |
POS. |
MARCA |
2016 |
2015 |
% VARIAÇÃO |
1 |
2.487.487 |
2.501.855 |
-0,6% |
|
2 |
2.118.402 |
2.154.718 |
-1,7% |
|
3 |
2.096.510 |
2.125.347 |
-1,4% |
|
4 |
1.476.582 |
1.409.386 |
4.8% |
|
5 |
1.426.130 |
1.351.420 |
5.5% |
|
6 |
926.376 |
872.908 |
6.1% |
|
7 |
768.057 |
761.710 |
0.8% |
|
8 |
647.598 |
625.818 |
3.5% |
|
9 |
615.132 |
582.675 |
5.6% |
|
10 |
546.628 |
558.697 |
-2,2% |
|
11 |
545.851 |
491.170 |
11.1% |
|
12 |
506.858 |
527.295 |
-3,9% |
|
13 |
340.237 |
342.959 |
-0,8% |
|
14 |
331.228 |
344.601 |
-3,9% |
|
15 |
322.948 |
349.440 |
-7,6% |
|
16 |
313.174 |
346.023 |
-9,5% |
|
17 |
297.773 |
319.183 |
-6,7% |
|
18 |
231.972 |
317.923 |
-27,0% |
|
19 |
229.631 |
223.055 |
2.9% |
|
20 |
210.213 |
202.202 |
4.0% |
|
21 |
170.006 |
175.267 |
-3,0% |
|
22 |
161.360 |
177.165 |
-8,9% |
|
23 |
138.293 |
133.498 |
3.6% |
|
24 |
111.724 |
101.227 |
10.4% |
|
25 |
96.267 |
95.342 |
1.0% |
|
26 |
82.724 |
70.047 |
18.1% |
|
27 |
73.861 |
70.582 |
4.6% |
|
28 |
54.280 |
51.756 |
4.9% |
|
29 |
52.030 |
58.514 |
-11,1% |
|
30 |
32.742 |
42.922 |
-23,7% |
|
... |
... |
|
... |
|
|
Total |
17.550.351 |
|
0.4% |
Em alta de quase 53% sobre 2015, o Rogue foi o destaque do último mês de 2016. As 40.477 unidades, novo recorde de vendas do Nissan, fizeram o modelo ser o quarto colocado geral e, pela primeira vez, líder entre os SUVs/crossovers.
Sem surpresas, Ford F-Series (87.512), Chevrolet Silverado (54.272) e RAM Pick-up (47.556) foram os três campeões de vendas. Por outro lado, o Honda Accord (33.873), 7º, fechou o ano como automóvel preferido, batendo o Camry.
As vendas norte-americanas encerraram o ano em alta de 3% sobre dezembro de 2015, com 1.688.368 unidades. Ford (224.994), Chevrolet (212.959) – esta em alta de quase 13% - e Toyota (202.047) lideraram entre as montadoras.
POS. |
MODELO |
DEZ. 2016 |
DEZ. 2015 |
% VARIAÇÃO |
1 |
Ford F-Series |
87,512 |
85,211 |
2.7% |
2 |
Chevrolet Silverado |
54,272 |
62,992 |
-13.8% |
3 |
Ram P/U |
47,556 |
41,398 |
14.9% |
4 |
Nissan Rogue |
40,477 |
26,479 |
52.9% |
5 |
Honda CR-V |
37,778 |
31,185 |
21.1% |
6 |
Toyota RAV4 |
37,214 |
31,866 |
16.8% |
7 |
Honda Accord |
33,873 |
35,056 |
-3.4% |
8 |
Toyota Camry |
33,412 |
37,299 |
-10.4% |
9 |
Honda Civic |
31,482 |
32,796 |
-4.0% |
10 |
Toyota Corolla |
29.402 |
32.447 |
-9,4% |
11 |
Chevrolet Equinox |
27,195 |
21,827 |
24.6% |
12 |
Ford Escape |
25,788 |
27,954 |
-7.7% |
13 |
Toyota Highlander |
25,425 |
16,100 |
57.9% |
14 |
Nissan Altima |
24,763 |
29,462 |
-15.9% |
15 |
GMC Sierra |
23,290 |
27,438 |
-15.1% |
16 |
Jeep Grand Cherokee |
23,250 |
20,566 |
13.1% |
17 |
Chevrolet Malibu |
22,764 |
12,155 |
87.3% |
18 |
Ford Explorer |
21,857 |
21,667 |
0.9% |
19 |
Subaru Outback |
20,695 |
16,067 |
28.8% |
20 |
Hyundai Elantra |
19,556 |
14,242 |
37.3% |
21 |
Ford Fusion |
19,132 |
25,576 |
-25.2% |
22 |
Subaru Forester |
18,015 |
16,797 |
7.3% |
23 |
Toyota Tacoma |
17,514 |
17,192 |
1.9% |
24 |
Chevrolet Cruze |
17,324 |
16,849 |
2.8% |
25 |
Nissan Sentra |
17,037 |
19,760 |
-13.8% |
26 |
Jeep Cherokee |
16,380 |
24,652 |
-33.6% |
27 |
Jeep Wrangler |
15,721 |
15,431 |
1.9% |
28 |
Lexus RX |
14,882 |
11,899 |
25.1% |
29 |
Hyundai Sonata |
13,802 |
22,820 |
-39.5% |
30 |
Volkswagen Jetta |
13,079 |
14,073 |
-7.1% |
31 |
Ford Transit |
13,056 |
12,547 |
4.1% |
32 |
Ford Edge |
12,691 |
10,263 |
23.7% |
33 |
Kia Optima |
12,572 |
13,682 |
-8.1% |
34 |
Kia Soul |
12,427 |
12,159 |
2.2% |
35 |
GMC Acadia |
12,189 |
7,266 |
67.8% |
36 |
Honda Pilot |
12,072 |
13,344 |
-9.5% |
37 |
Jeep Renegade |
12,045 |
8,653 |
39.2% |
38 |
Mazda CX-5 |
11,989 |
11,417 |
5.0% |
39 |
Chevrolet Tahoe |
11,897 |
9,773 |
21.7% |
40 |
Kia Sorento |
11,782 |
12,872 |
-8.5% |
41 |
Toyota Tundra |
11,556 |
11,150 |
3.6% |
42 |
Toyota 4Runner |
11,489 |
9,953 |
15.4% |
43 |
Toyota Sienna |
11,169 |
12,407 |
-10.0% |
44 |
Hyundai Santa Fe |
10,862 |
9,518 |
14.1% |
45 |
Chevrolet Impala |
10,794 |
9,060 |
19.1% |
46 |
Honda Odyssey |
10,411 |
11,800 |
-11.8% |
47 |
Chevrolet Traverse |
10,381 |
9,143 |
13.5% |
48 |
Chrysler Pacifica |
10,283 |
--- |
--- |
49 |
Ford Focus |
10,242 |
11,005 |
-6.9% |
50 |
Subaru Crosstrek |
10,229 |
8,090 |
26.4% |
POS. |
MARCA |
DEZ.16 |
% VARIAÇÃO |
1 |
224.994 |
-0.8% |
|
2 |
212.959 |
12.8% |
|
3 |
202.047 |
2.6% |
|
4 |
143.329 |
6.9% |
|
5 |
134.545 |
8.3% |
|
6 |
83.159 |
-6.4% |
|
7 |
63.415 |
5.8% |
|
8 |
63.177 |
12.3% |
|
9 |
60.572 |
-4.6% |
|
10 |
54.353 |
0.2% |
|
11 |
53.597 |
10.2% |
|
12 |
41.182 |
-0.5% |
|
13 |
37.229 |
20.3% |
|
14 |
36.329 |
-21.4% |
|
15 |
32.835 |
-5.2% |
|
16 |
32.011 |
-6,4% |
|
17 |
28.754 |
-1.8% |
|
18 |
23.195 |
13.7% |
|
19 |
21.446 |
3.2% |
|
20 |
21.288 |
2.8% |
|
21 |
18.198 |
20.6% |
|
22 |
17.148 |
1.9% |
|
23 |
16.776 |
-31.7% |
|
24 |
12.791 |
17.8% |
|
25 |
10.129 |
8.4% |
|
26 |
8.279 |
-1.9% |
|
27 |
7.383 |
-6.4% |
|
28 |
4.658 |
-7.0% |
|
29 |
4.294 |
259,0% |
|
30 |
4.015 |
2.0% |
|
... |
... |
... |
|
|
Total |
1.688.368 |
3.0% |
Fontes: Good Car Bad Car / Best Selling Cars
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida