Conheça Henrik Christensen, um famoso roboticista dinamarquês e professor de ciência da computação. Em fevereiro, ele se encontrará com os melhores cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, para discutir os desafios da robótica e automação, assim como a mobilidade autônoma e como torná-la segura.
Em uma recente entrevista para o "The San Diego Union-Tribune", Christensen revelou sua previsão para o futuro da indústria automotiva. Com a apresentação do protótipo do BMW Série 5 autônomo no Consumer Electronics Show, o engenheiro revelou que os carros autônomos estão apenas a 10 ou 15 anos de se tornarem parte das nossas vidas.
"Acredito que as crianças nascidas nos dias de hoje nunca dirigirão um carro", disse Christensen. "Carros autônomos, sem motoristas, estão de 10 a 15 anos próximos de nós. Todas as fabricantes - Daimler, GM, Ford - estão dizendo que, em cinco anos, eles terão carros autônomos nas ruas."
Quando perguntado como se sente sobre a futura geração não guiar em um mundo repleto de carros, ele admitiu que gosta de dirigir, mas que isso exige muito tempo. "Adoro dirigir meu carro, mas a questão é quanto tempo as pessoas perdem no trânsito, sem fazer nada mais. A maioria das pessoas de San Diego provavelmente perde uma hora se deslocando. Se fossem mais produtivos, seria muito bom. Com os carros autônomos, sem motoristas, podemos duplicar a quantidade de carros nas ruas, e fazer isso sem mudanças na infraestrutura."
Mas o que faremos se precisarmos de mais garagens? "Não serão necessárias garagens em San Diego. Em teoria, você irá sair do carro e dizer 'Me busque às 4 da tarde'. No longo prazo - estamos falando de 20 anos para frente - você não precisará ter um carro. Ele será um serviço."
Você concorda com o Professor Christensen ou sua teoria é muito extrema?
Nota: Nas fotos, o conceito Rinspeed Oasis.
Veja no link abaixo a entrevista completa, em inglês.
Fonte: Gulf Times
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida