Pelo segundo ano seguido, nenhum modelo foi capaz de ameaçar a supremacia do Onix no mercado brasileiro. Com 153.372 unidades emplacadas em 2016, o Chevrolet garantiu mais de 30 mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (121.616), terceiro em 2015.
O Ford Ka, que havia sido o quinto colocado geral no ano passado, garantiu presença no pódio com 76.616 unidades, pouco mais de 10 mil unidades à frente do Chevrolet Prisma (66.337), campeão entre os sedãs.
Décimo em 2015, o Toyota Corolla (64.740) avançou cinco colocações e pela primeira vez garantiu um sedã médio no top 5 nacional. Segundo colocado no ano passado, o Fiat Palio (63.996) perdeu fôlego, caiu para a sexta posição e por muito pouco não foi ultrapassado pelo Renault Sandero (63.228), em melhor colocação de um modelo de marca francesa em nosso mercado.
Preferido dos brasileiros entre 1987 e 2013, o Gol teve um ano para esquecer: com 57.390 unidades, o VW, sexto em 2015, caiu mais duas posições e viu o Honda HR-V (55.758), líder entre os SUVs/crossovers pelo segundo ano consecutivo, ficar a pouco mais de 1,6 mil unidades do best-seller da marca alemã.
Lançado no segundo semestre de 2015, o Jeep Renegade (51.567) completou o top 10. Além do Gol, o Fiat Uno (34.626) também teve um ano fraco. Oitavo no ano passado, o vice-líder de 2013, mesmo reestilizado, caiu para a 15ª posição e ficou atrás do Toyota Etios Hatch (37.974).
AUTOMÓVEIS
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
1º |
CHEVROLET ONIX |
153.372 |
2º |
HYUNDAI HB20 |
121.616 |
3º |
FORD KA |
76.616 |
4º |
CHEVROLET PRISMA |
66.337 |
5º |
TOYOTA COROLLA |
64.740 |
6º |
FIAT PALIO |
63.996 |
7º |
RENAULT SANDERO |
63.228 |
8º |
VW GOL |
57.390 |
9º |
HONDA HR-V |
55.758 |
10º |
JEEP RENEGADE |
51.567 |
11º |
HYUNDAI HB20S |
46.023 |
12º |
VW FOX/CROSS FOX |
43.727 |
13º |
VW UP |
38.354 |
14º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
37.974 |
15º |
FIAT UNO |
34.626 |
16º |
FIAT SIENA |
33.478 |
17º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
29.791 |
18º |
FIAT MOBI |
28.731 |
19º |
HONDA FIT |
28.439 |
20º |
FORD ECOSPORT |
28.105 |
21º |
VW VOYAGE |
26.074 |
22º |
RENAULT DUSTER |
25.373 |
23º |
FORD KA+ |
24.663 |
24º |
RENAULT LOGAN |
23.707 |
25º |
CHEVROLET SPIN |
22.982 |
26º |
CHEVROLET COBALT |
22.466 |
27º |
NISSAN VERSA |
21.897 |
28º |
HONDA CIVIC |
20.857 |
29º |
NISSAN MARCH |
18.376 |
30º |
FORD FIESTA |
16.986 |
31º |
HONDA CITY |
15.422 |
32º |
TOYOTA HILUX SW4 |
12.168 |
33º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
12.064 |
34º |
CITROËN C3 |
11.824 |
35º |
CHEVROLET CLASSIC |
11.530 |
36º |
HYUNDAI TUCSON |
11.203 |
37º |
RENAULT CLIO |
10.869 |
38º |
PEUGEOT 208 |
10.768 |
39º |
NISSAN KICKS |
10.712 |
40º |
PEUGEOT 2008 |
10.692 |
41º |
HYUNDAI IX35 |
10.226 |
42º |
VW JETTA |
8.654 |
43º |
CHEVROLET TRACKER |
8.558 |
44º |
FIAT PUNTO |
7.709 |
45º |
FIAT WEEKEND |
7.302 |
46º |
CITROËN AIRCROSS |
7.287 |
47º |
FORD FOCUS |
6.766 |
48º |
JEEP COMPASS |
6.599 |
49º |
FIAT DOBLÒ |
6.355 |
50º |
NISSAN SENTRA |
6.288 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (59.449) chegou a mais um ano na ponta da preferência popular, mas a novata Fiat Toro, com 41.283 unidades, promete acirrar a disputa ao longo de 2017. Vice-líder em 2015, a VW Saveiro (33.951) enfrentou problemas de produção e caiu para a quarta posição.
Na briga entre as picapes maiores, a nova geração da Toyota Hilux (34.031) levou a melhor sobre a Chevrolet S10 (26.558) por boa margem e garantiu presença no pódio. Novata, a Renault Duster Oroch emplacou 14.245 unidades – menos, por exemplo, do que a veterana Chevrolet Montana (14.769).
COMERCIAIS LEVES
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
1º |
FIAT STRADA |
59.449 |
2º |
FIAT TORO |
41.283 |
3º |
TOYOTA HILUX |
34.031 |
4º |
VW SAVEIRO |
33.951 |
5º |
CHEVROLET S10 |
26.558 |
6º |
FORD RANGER |
15.812 |
7º |
CHEVROLET MONTANA |
14.769 |
8º |
RENAULT DUSTER OROCH |
14.245 |
9º |
MITSUBISHI L200 |
9.943 |
10º |
FIAT FIORINO |
9.760 |
11º |
VW AMAROK |
9.172 |
12º |
RENAULT MASTER |
6.399 |
13º |
HYUNDAI HR |
4.310 |
14º |
NISSAN FRONTIER |
3.605 |
15º |
FIAT DUCATO |
2.904 |
16º |
RENAULT KANGOO |
1.842 |
17º |
IVECO DAILY 3514 |
1.826 |
18º |
KIA K2500 |
1.372 |
19º |
FIAT DOBLÒ |
1.158 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 |
880 |
21º |
CITROËN JUMPER |
813 |
22º |
PEUGEOT BOXER |
653 |
23º |
LIFAN FOISON |
554 |
24º |
RAM 2500 |
457 |
25º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
440 |
26º |
FOTON AUMARK 1039 |
407 |
27º |
MERCEDES-BENZ VITO |
376 |
28º |
PEUGEOT PARTNER |
351 |
29º |
JAC T8 |
105 |
30º |
SHINERAY P TRUCKS |
93 |
31º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 |
83 |
32º |
RELY PICK-UP |
77 |
33º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 |
56 |
34º |
IVECO DAILY |
48 |
35º |
EFFA K01 |
48 |
36º |
JINBEI TOPIC |
38 |
37º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
33 |
38º |
JINBEI M35 |
25 |
39º |
EFFA K02 |
23 |
40º |
FIAT UNO |
19 |
41º |
VW KOMBI |
19 |
42º |
SHINERAY TRUCK |
16 |
43º |
HAFEI RUIYI |
16 |
44º |
AGRALE MARRUÁ |
15 |
45º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 |
13 |
46º |
TOYOTA RIBEIRAUTO |
13 |
47º |
HAFEI START PICK-UP |
13 |
48º |
MAHINDRA HWKCD4 |
9 |
49º |
HAFEI MINIVAN |
8 |
50º |
EFFA START PICK-UP |
8 |
No fechamento de um ano em que os concorrentes não o ameaçaram, o Onix chegou ao 17º mês seguido na liderança. E mais: com 18.432 unidades, o Chevrolet atingiu seu novo recorde de vendas, com uma vantagem superior a seis mil unidades sobre o Hyundai HB20 (12.234).
Numa disputa pela terceira posição definida por menos de cem unidades, o Ford Ka (7.421) derrotou o VW Gol (7.330), sétimo em novembro. Novamente quinto colocado, o Chevrolet Prisma emplacou 6.811 unidades.
Com reforço nas vendas nos últimos dias do ano, o Fiat Palio (6.272) por pouco não tira a sexta posição do Renault Sandero (6.353). Com 4.555 unidades, o Fiat Mobi voltou ao top 10, logo atrás do Toyota Corolla (6.015) e do Hyundai HB20S (4.666).
Dois grandes destaques do mês vieram da fábrica da FCA em Goiana (PE). Em seu primeiro mês cheio, o Jeep Compass emplacou 3.708 unidades e foi o 15º entre os automóveis. Já a Fiat Toro, com 5.288 unidades – seu novo recorde de vendas – foi a nº 1 entre os comerciais leves.
Fora do top 20 por muito pouco, o Nissan Kicks (2.660) atingiu seu melhor resultado desde o lançamento e deixou para trás os rivais Renault Duster (2.442) e Ford Ecosport (2.268).
AUTOMÓVEIS
POS. | MODELO | DEZ 16 |
1º | CHEVROLET ONIX | 18.432 |
2º | HYUNDAI HB20 | 12.234 |
3º | FORD KA | 7.421 |
4º | VW GOL | 7.330 |
5º | CHEVROLET PRISMA | 6.811 |
6º | RENAULT SANDERO | 6.353 |
7º | FIAT PALIO | 6.272 |
8º | TOYOTA COROLLA | 6.015 |
9º | HYUNDAI HB20S | 4.666 |
10º | FIAT MOBI | 4.555 |
11º | HONDA HR-V | 4.325 |
12º | JEEP RENEGADE | 3.998 |
13º | VW VOYAGE | 3.971 |
14º | VW FOX/CROSS FOX | 3.893 |
15º | JEEP COMPASS | 3.708 |
16º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.655 |
17º | VW UP | 3.390 |
18º | HONDA FIT | 3.240 |
19º | HONDA CIVIC | 2.921 |
20º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.742 |
21º | FIAT UNO | 2.698 |
22º | NISSAN KICKS | 2.660 |
23º | RENAULT LOGAN | 2.647 |
24º | RENAULT DUSTER | 2.442 |
25º | FIAT SIENA | 2.398 |
26º | FORD KA+ | 2.318 |
27º | FORD ECOSPORT | 2.268 |
28º | CHEVROLET SPIN | 2.267 |
29º | NISSAN VERSA | 2.222 |
30º | CHEVROLET COBALT | 1.868 |
31º | FORD FIESTA | 1.712 |
32º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.666 |
33º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.563 |
34º | NISSAN MARCH | 1.530 |
35º | HONDA CITY | 1.340 |
36º | PEUGEOT 208 | 1.322 |
37º | CITROËN C3 | 1.219 |
38º | PEUGEOT 2008 | 1.086 |
39º | FIAT WEEKEND | 965 |
40º | CITROËN AIRCROSS | 906 |
41º | CHEVROLET TRACKER | 800 |
42º | FIAT DOBLÒ | 731 |
43º | AUDI Q3 | 646 |
44º | VW JETTA | 589 |
45º | FORD FUSION | 582 |
46º | KIA SPORTAGE | 504 |
47º | HYUNDAI IX35 | 493 |
48º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 483 |
49º | FORD FOCUS FASTBACK | 477 |
50º | VW GOLF | 441 |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida