A Toyota leva para a edição deste ano da CES, em Las Vegas, um conceito que promete antecipar uma visão revolucionária da relação homem-automóvel. Batizado de Concept-i, o protótipo foi desenvolvido com base na filosofia do "calor cinético" e usa um sistema de inteligência artificial para estabelecer uma relação de amizade e aproximação com o motorista.
Segundo a marca, além de construir um relacionamento com condutor, o conceito é capaz de seguir padrões de caminhos e horários, de modo a mapear os melhores caminhos por onde o motorista viaja. Há ainda opção de condução autônoma, baseada em um dispositivo que combina estímulos visuais e táteis.
Por dentro, o Yui (nome dado aos sistema de inteligência artificial) usa luz, sons e até toques para se comunicar com todos a bordo. Avisos são dados por meio de luzes coloridas e pequenas projeções, posicionadas de forma estratégica. Por exemplo: para chamar a atenção do motorista sobre pontos cegos do retrovisor, luzes acenderão na coluna lateral. E assim por diante.
Por fora, painéis localizados nas portas têm a capacidade de cumprimentar motoristas de outros veículos e até pedestres. Na traseira, há avisos para que os condutores da estrada saibam qual a direção da próxima curva, ou mesmo se existe um perigo potencial à frente.
A expectativa é iniciar os testes com o modelo no Japão já nos próximos anos.
Fotos: Jeff Perez / Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida