A Toyota leva para a edição deste ano da CES, em Las Vegas, um conceito que promete antecipar uma visão revolucionária da relação homem-automóvel. Batizado de Concept-i, o protótipo foi desenvolvido com base na filosofia do "calor cinético" e usa um sistema de inteligência artificial para estabelecer uma relação de amizade e aproximação com o motorista.
Segundo a marca, além de construir um relacionamento com condutor, o conceito é capaz de seguir padrões de caminhos e horários, de modo a mapear os melhores caminhos por onde o motorista viaja. Há ainda opção de condução autônoma, baseada em um dispositivo que combina estímulos visuais e táteis.
Por dentro, o Yui (nome dado aos sistema de inteligência artificial) usa luz, sons e até toques para se comunicar com todos a bordo. Avisos são dados por meio de luzes coloridas e pequenas projeções, posicionadas de forma estratégica. Por exemplo: para chamar a atenção do motorista sobre pontos cegos do retrovisor, luzes acenderão na coluna lateral. E assim por diante.
Por fora, painéis localizados nas portas têm a capacidade de cumprimentar motoristas de outros veículos e até pedestres. Na traseira, há avisos para que os condutores da estrada saibam qual a direção da próxima curva, ou mesmo se existe um perigo potencial à frente.
A expectativa é iniciar os testes com o modelo no Japão já nos próximos anos.
Fotos: Jeff Perez / Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'