A revolução em segurança viária parece não estar restrita apenas aos automóveis. Os sistemas auxiliares também estão melhorando e a maior prova disso é o ETI Roller System. Criado pela empresa coreana ETI (Evolution in Traffic Innovation, ou Evolução na Inovação do Tráfego), o sistema nada mais é do que um guard-rail "roletado", com tambores plásticos que giram quando são atingidos, como você pode ver no vídeo acima. Parece que o negócio deu tão certo que o governo na Malásia resolveu testá-lo em um trecho de 100 m da Subang Airport Road em direção à Federal Highway, como conta o pessoal do site Paultan.org.
Segundo a empresa, o ETI Roller System ajuda ao não jogar sobre o carro o peso de absorver a energia da batida com sua estrutura. Além de girar, os cilindros de plástico também absorvem o impacto da batida com mais suavidade. Como o veículo continua andando, a ideia é que ele desacelere naturalmente e permaneça na estrada, o que poderia ajudar a salvar as vidas de seus ocupantes. Veja outro vídeo com testes do ETI Roller System.
Segundo o relato do site malaio, o governo daquele país escolheu aquele trecho em específico pelo alto número de acidentes. Os testes serão realizados por 3 meses. Se mostrarem diferença em relação a guard-rails comuns, eles devem ser adotados em outros pontos de perigo nas estradas da Malásia.
O ETI Roller System tem um custo de US$ 300 a US$ 400 por metro. O guard-rail de aço comum tem um custo médio de US$ 25 por metro. A ETI deve torcer intensamente para que seu sistema seja o melhor do mundo em cumprir o que promete. Ou para conseguir reduzir custos de produção o mais rápido possível.
Fotos: reprodução
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