Inaugurada em abril de 2014, a unidade de motores da Ford na fábrica de Camaçari (BA) completa a marca de 200 mil propulsores produzidos. É de lá que sai o motor 1.0 Flex TiVCT de 3 cilindros e 12 válvulas que equipa o Ka e o Ka+.
“A fábrica já nasceu dentro dos conceitos mais modernos de produção e desde então vem aperfeiçoando constantemente seus processos, com índices cada vez melhores de qualidade, eficiência, custos e sustentabilidade”, diz João Paulo Câmara, gerente da Fábrica de Motores da Ford em Camaçari. “Os indicadores de garantia e satisfação do cliente confirmam essa evolução.”
Com tamanho compacto, potência de 85/80 cv e Selo de Eficiência Energética do CONPET, o motor 1.0 do Ka é um dos melhores da categoria no que diz respeito ao desempenho e economia de combustível.
A fábrica de motores de Camaçari é uma das mais modernas da Ford no mundo, realizando o ciclo completo de produção, desde o bloco e o cabeçote usinados até a montagem final. Conta com 10 robôs e 14 carregadores automáticos de peças, além de 34 centros de usinagem e máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes.
A linha de montagem tem estações projetadas para oferecer eficiência e ergonomia para os operadores. Todos os equipamentos são conectados via wi-fi a uma central de gerenciamento para o monitoramento online da qualidade de produção e manutenção dos equipamentos. Por fim, a unidade foi reconhecida como a melhor unidade de motores da Ford no mundo em economia de água.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv