Se a Mini sempre foi famosa por seu sucesso nas pistas, ela quer ter o mesmo prestigio no fora-de-estrada, apostando pesado nos ralis de longa duração. Para 2017, a marca britânica apresentou o John Cooper Works Rally, um projeto feito em parceria com diversas empresas especialistas em competições deste tipo.
Se visualmente ele parece com o Countryman, por baixo há pouco dele. A X-rail, uma empresa alemã famosa por seus carros campeões, colaborou no desenvolvimento do JCW Rally. Ele não tem monobloco, que deu lugar a um chassi feito totalmente em aço tubular, uma exigência da FIA, com uma "bolha" feita em fibra de carbono e kevlar. Isso dá ao carro uma resistência maior em caso de acidentes, maior rigidez à torção e permite um novo projeto para conjunto mecânico e para melhorar a distribuição de peso.
Se o Countryman de rua usa o motor 2.0 turbo, o preparado usa o 6-cilindros 3.0 turbodiesel da BMW, com 340 cv já aos 3.250 rpm e torque de enormes 81,6 kgfm a 1.850 rpm. Esta escolha vem ao encontro da proposta de ser mais econômico, para menos abastecimentos durante as provas, e de entrega de força em baixas rotações para passar pelos piores obstáculos ao redor do mundo. Ele vai ligado a uma caixa sequencial de 6 marchas, com tração integral ALL4 e diferenciais dianteiro e traseiro especiais. E tudo pode ser retirado em cerca de uma hora, graças ao seu berço feito pela X-raid.
Antes de o JCW Rally ser colocado em ação neste vídeo, foram gastas muitas horas em túnel de vento em busca do menor arrasto aerodinâmico. A suspensão ficou sob responsabilidade da Reigher Racing, que usou dois amortecedores em cada roda, totalmente reguláveis, com 250 mm de curso, e sistema de freios com pinças de 6 pistões, com refrigeração a ar e água, e discos de 320 mm alojados em rodas de aro 16".
Por dentro, há espaço para piloto e navegador e três estepes. Tudo foi projetado em busca de segurança dos ocupantes e da melhor distribuição de peso.
A estréia acontece já em 2 de janeiro, com o Rally Dakar, que percorrerá quase 9 mil quilômetros pela América Latina.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo MINI John Cooper Works Countryman 2025 chega ao Brasil por R$ 379.990
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 cresce e se adapta ao mundo
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Mini Countryman é flagrado na versão John Cooper Works de 326 cv