Durante a última coletiva de imprensa do ano, a Fiat confirmou o lançamento de dois carros inteiramente novos para o Brasil em 2017. Embora a marca não tenha dado maiores detalhes, sabemos que se trata dos projetos X6H e X6S - modelos que vão substituir, a curto ou médio prazo, os atuais Punto, Palio, Grand Siena e Linea.
O primeiro deles será o hatch X6H, previsto para o fim do primeiro semestre de 2017. Terá porte superior ao do Uno e do Palio atual, mas já tivemos a oportunidade de ver o protótipo ao vivo, e ele não parece maior que o atual Punto. Tanto não é muito grande que terá versão 1.0 3-cilindros, para ser um hatch Fiat de entrada mais espaçoso que o Uno. Segundo gente ligada à Fiat, a ideia é ter uma espécie de Sandero.
Além da base, o X6H também vai brigar com modelos mais caros. Para tanto, afora o 1.0, o hatch terá versões 1.3 Firefly manual e Dualogic, e uma 1.8 E-TorQ com câmbio automático de seis marchas (mesmo conjunto mecânico da Toro). Entre os equipamentos, vai oferecer direção elétrica com modo City (que deixa o volante 50% mais leve para manobras), sistema start-stop para redução de consumo (menos no 1.0) e controle de estabilidade com função de saída em rampa.
Mais para frente, há a expectativa de uma versão turbinada do 1.3 Firefly, desta vez com cabeçote 16V e potência na casa dos 160 cv, para substituir o saudoso Punto T-Jet.
Enquanto o X6H será produzido em Betim (MG), o sedã derivado dele, o X6S, ficará a cargo da unidade de Córdoba, na Argentina. Tendo como rivais os "compactos-médios" Chevrolet Cobalt e Toyota Etios, terá versões 1.3 Firefly e 1.8 E-TorQ com câmbio automático. Informação ainda não confirmada é a distância entre-eixos ampliada em relação à do hatch, para valorizar o espaço interno - como o Linea fazia em relação ao Punto. Chega no segundo semestre.
Para ambos, a inspiração visual virá do Fiat Tipo europeu, mas não serão versões "abrasileiradas" do Tipo como chegou a circular em parte da imprensa. Trata-se de um projeto próprio, desenvolvido no Brasil, com dimensões menores e uma plataforma diferente. Por dentro, deverão aproveitar componentes de modelos conhecidos, como a Toro. Aços de alta resistência na estrutura e maior qualidade de construção também farão parte do projeto.
De cara, o X6H mata o Punto e as versões mais caras do Palio. Já o X6S sepulta o Linea e as versões mais "tops" do Grand Siena, que acabou de ganhar versão 1.0 para justamente ir dando lugar ao novo carro. Sabendo da preferência do consumidor atual por compactos "crescidinhos", a nova dupla será a maior aposta da Fiat para o mercado brasileiro nos próximos anos. E a partir dela ainda surgirá a picape X6P, substituta da Strada. Mas isso é assunto para 2018.
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