As polícias dos Estados Unidos estão cada vez mais preocupadas com perseguições em alta velocidade. Não só por causa do risco que elas acarretam para quem não tem nava a ver com o pato, mas também por carros cada vez mais velozes (Hellcat manda lembranças. Com isso, muitas novas soluções estão aparecendo. Uma delas é uma espécie de dardo localizador que gruda no carro perseguido e permite rastrear os meliantes por meio de um rastreador GPS. É um dispositivo que promete facilitar consideravelmente a perseguição contra suspeitos.
Durante as perseguições, explica a polícia, o projétil é lançado contra o carro do suspeito (com direito a mira a laser, como diriam os Mamonas Assassinas) e automaticamente ativado. A partir daí, a localização do veículo em questão é enviada para um computador e as autoridades passam a ter conhecimento sobre o destino do fugitivo, sem a necessidade de sistematicamente ter de persegui-lo.
O equipamento deve custar cerca de US$ 5.000 (R$ 16.921, pela cotação de hoje). Os primeiros testes estão sendo feitos pela polícia de Michigan. Se for aprovado, ele poderá ser vendido às polícias de todo o país no próximo ano.
Armadilha também está sendo testada
Além do dardo, outro dispositivo que promete dificultar a vida dos bandidos é uma armadilha capaz de parar efetivamente o veículo perseguido.
Batizado Grappler Police Bumper, o sistema consiste em colocar uma rede, ligada à viatura ou não, diretamente em uma das rodas traseiras do carro do suspeito, com a intenção de travá-la. Funciona quase como um laço, uma licença poética com o Velho Oeste em mente, para xerifes com cavalos motorizados.
Se a rede continuar ligada ao carro policial, ela o ajuda a parar o carro do suspeito de modo controlado, segundo a empresa que a fabrica. Vira uma espécie de cabo de guerra, contra o qual o bandido não pode fazer muita coisa, como se vê no vídeo acima. Se for liberada, ela impede que o veículo suspeito ande em velocidades muito altas.
Será que a polícia brasileira um dia poderá contar com recursos parecidos?
Fotos: reprodução
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados