O National Insurance Crime Bureau, dos Estados Unidos, que luta contra fraudes em seguros, descobriu um método usado por ladrões para roubarem um número signficativo de carros de diversas fabricantes. Usando o que é por ora chamado de "dispositivo misterioso", a pessoa captura o código da chave e libera o acesso ao veículo. Quando equipado com partida por botão, o veículo pode ser ligado e levado pelo bandido.
Eles conseguiram um destes aparelho de "um especialista de segurança em uma empresa em outro continente". Ele é dividido em duas partes. Uma detecta o código da chave, e precisa estar a uma curta distância para funcionar. A outra transmite a informação para o veículo. Teoricamente, o equipamento foi feito para fabricantes e empresas de segurança checarem a vulnerabilidade dos sistemas de travas e alarmes.
O aparelho foi testado em 35 veículos novos e usados de diversas fabricantes. Em 19 casos, os investigadores destravaram os carros, e 18 deles foram ligados. Em 12, os pesquisadores conseguiram ligar o motor e desligá-lo com o sistema, sem nenhuma dificuldade. Apenas quatro modelos da Chevrolet, modelo 2017, ficaram imunes.
De qualquer forma, eles admitem que o teste não é cientifíco. Outras versões mais novas do aparelho podem ser mais eficientes e funcionar em outros veículos.
Um outro time de pesquisadores descobriu um sistema similar que funciona em cerca de 100 milhões de veículos do grupo Volkswagen. Eles descobriram que a Volkswagen usa apenas 4 chaves de criptografia para seus veículos.
"Agora sabemos como o dispositivo funciona", disse Joe Wehrle, presidente do NICB. "Talvez não funcione em todos os modelos e fabricantes, mas certamente em número suficiente para os ladrões focarem e levarem com certa facilidade."
O único jeito de prevenir ou evitar esta ação nos carros atuais seria impedir que os ladrões obtivessem a encriptação das chaves, mas o NICB sugere apenas táticas simples. Por exemplo, não deixar objetos de valor no interior ou à vista dos ladrões e ficar de olho em pessoas suspeitas.
Fonte: The National Insurance Crime Bureau
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida