Em um Brasil cada vez mais carente de esportivos, ou ao menos carros divertidos, estamos sempre de olho em alternativas possíveis. Os hatches nacionais são, em sua maioria, oferecidos com motores maiores que 1.0 e, no caso do VW up!, até com propulsor turbo. Parecem esquecidos pelos consumidores e pelas montadoras que possuem, em seus pátios, boas bases para hot hatches, mesmo sem saber.
Listamos oito deles, leves e com motores acima dos 100 cv, e mais algumas sugestões de mudanças que os transformariam em versões quase esportivas, indo além de um conjunto de adesivos e spoilers. E deixamos duas "sugestões" que vão um pouco além.
Chevrolet Onix 1.4
Potência: 106 cv | Peso: 1.034 kg | Peso/potência: 9,75 cv/kg |
A Chevrolet tentou emplacar uma versão travestida de esportiva na geração anterior do Onix, a Effect. Se isso acontecesse usando o atual, que recebeu boas modificações, a receita daria mais certo. O motor 1.4 foi modificado, recebendo novos pistões, bielas e conjunto de periféricos, como alternador, mais leves e eficientes. Manteve os 106 cv, mas com respostas mais rápidas e funcionamento suave. Além disso, trouxe o câmbio manual de seis marchas com relação curta e a direção elétrica no pacote.
O que falta?
Fiat Uno 1.3
Potência: 109 cv | Peso: 1.055 kg | Peso/potência: 9,67 kg/cv |
O Uno com o antigo motor 1.4 Fire de apenas 88 cv começava a ficar para trás, inclusive, de modelos 1.0. Ao adotar o 1.3 da nova família Firefly, a história ficou diferente. São respeitáveis 109 cv, que compensam o peso a mais se comparado ao Onix 1.4.
O que falta?
Ford Ka 1.5
Potência: 110 cv | Peso: 1.034 kg | Peso/potência: 9,4 kg/cv |
Uma das referências em hot hatches nacionais é, até hoje, o Ford Ka XR. Ainda da primeira geração, com curto entre-eixos, o motor 1.6 Rocam de 95 cv e os baixos 930 kg faziam a alegria de quem buscava diversão por baixo custo. Na nova geração, o motor 1.5 de 110 cv substituiu o Rocam e acompanhou o crescimento do Ka. Mesmo assim, ele ganha na relação peso/potência do antecessor: 9,4 kg/cv contra 9,78.
O que falta?
Hyundai HB20 1.6
Potência: 128 cv | Peso: 1.040 kg | Peso/potência: 8,12 kg/cv |
A melhor relação de peso/potência da seleção está com o hatch de Piracicaba (SP). O 1.6 16V possui 128 cv para carregar 1.040 kg. Ainda tem o câmbio manual de seis marchas com engates curtos e uma versão esportivada com visual diferente, a R Spec.
O que falta?
Nissan March 1.6
Potência: 111 cv | Peso: 964 kg | Peso/potência: 8,68 kg/cv |
Entrando na turma "abaixo da 1 tonelada", o March chegou até a trazer o kit de spoilers da divisão de preparação da Nissan, Nismo, para a edição Rio 2016. Com 111 cv, ele chega a empolgar, principalmente por seu tamanho e peso compactos.
O que falta?
Toyota Etios 1.5
Potência: 107 cv | Peso: 945 kg | Peso/potência: 8,83 kg/cv |
Com toda a sua, digamos, "falta de charme", o Etios chega nessa lista graças à uma boa relação de peso/potência. E vale lembrar que já vem com o câmbio manual de seis marchas e direção elétrica, além de (finalmente) um painel digital estiloso.
O que falta?
Volkswagen Gol 1.6
Potência: 104 cv | Peso: 983 kg | Peso/potência: 9,45 kg/cv |
O Gol tem um histórico de versões esportivas, com as siglas GTS e GTi. Hoje, carente disso, o máximo que pode-se ter é o motor 1.6 de 8 válvulas com 104 cv. Não é ruim, já ficou para trás da concorrência.
O que falta?
Volkswagen up! 1.0 TSI
Potência: 105 cv | Peso: 951 kg | Peso/potência: 9,05 kg/cv |
A grande sensação! O subcompacto com motor turbo de 105 cv foi feito para ser um carro econômico, mas ele acabou sendo adotado como um quase esportivo. Afinal, é rápido e leve, como se espera de um carro deste segmento.
O que falta?
Potência: 109 cv | Peso: 980 kg (estimado) | Peso/potência: 8,99 kg/cv |
Se falamos bem do Uno com o 1.3 de 109 cv, qual o impedimento de ter um Mobi, um modelo menor e mais leve, com este propulsor? Um casamento que daria um argumento extra na hora da venda do novo Fiat. Lógico, seria necessário novo acerto de suspensão, da direção elétrica e, principalmente, bancos mais envolventes.
Potência: 125 cv | Peso: 999 kg (estimado) | Peso/potência: 7,99 kg/cv |
Chegamos a deduzir que a Volks colocaria o TSI 1.0 no lugar do 1.6, mas isso não se concretizou, ao menos por enquanto. Aproveitar o conceito GT e fazer essa transformação para o Gol seria uma bela despedida da atual geração. O bom é que a marca está considerando fazer isso para a linha 2018, homenageando os 30 anos do Gol GTi, o primeiro nacional com injeção eletrônica. A ideia é que ele tenha o conjunto mecânico do Golf TSI, ou seja, motor 1.0 turbo de 125 cv e câmbio manual de seis marchas, além do volante do Golf GTI.
E você? Qual seu escolhido? O que mudaria? Ou qual sua ideia "maluca"? Deixe nos comentários!
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