O mês de novembro teve troca de líderes entre os modelos de entrada, uma estreia arrasadora na faixa intermediária e uma ampliação de liderança na faixa superior. Confira agora todos os destaques entre os SUVs/crossovers.
CLASSE I
Mais vendido entre os modelos de entrada nos últimos dois meses, o Renegade (3.394) foi superado pelo HR-V (3.714). Tanto o Honda quanto o Jeep registraram os seus piores resultados desde o 1º semestre do ano passado, quando começaram a ser vendidos no país.
Em alta de quase 40% sobre outubro, o Renault Duster (2.702) assegurou presença no pódio com o seu melhor desempenho desde dezembro passado (2.862), abrindo quase 500 unidades de vantagem sobre o Ford Ecosport (2.218).
Com quase o dobro das unidades do Peugeot 2008 (842), único entre os líderes a crescer em relação a 2015 (+6,4%), o Nissan Kicks (1.667), em alta de 15,3% sobre o mês anterior, se manteve no top 5.
Em seu último mês antes da chegada da versão reestilizada às concessionárias, o Chevrolet Tracker (293) teve o seu desempenho mais fraco desde outubro de 2013, quando oficialmente começou a ser comercializado na atual geração.
O Tucson foi o destaque negativo: com apenas 84 emplacamentos, o Hyundai chegou ao seu nível mais baixo em exatos onze anos (o pior resultado anterior foi 103) – o modelo começou a ser vendido no país no 1º semestre de 2005 – e caiu para a 13ª posição, logo atrás do JAC T5 (96), em alta de quase 400% graças ao lançamento da versão equipada com câmbio CVT.
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
HONDA HR-V |
3714 |
3758 |
23,89% |
-1,17% |
-38,00% |
2º |
JEEP RENEGADE |
3394 |
4811 |
21,83% |
-29,45% |
-44,17% |
3º |
RENAULT DUSTER |
2702 |
1968 |
17,38% |
37,30% |
-1,42% |
4º |
FORD ECOSPORT |
2218 |
2781 |
14,26% |
-20,24% |
-19,05% |
5º |
NISSAN KICKS |
1667 |
1446 |
10,72% |
15,28% |
- |
6º |
PEUGEOT 2008 |
842 |
876 |
5,42% |
-3,88% |
6,45% |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
293 |
376 |
1,88% |
-22,07% |
-72,95% |
8º |
LIFAN X60 |
141 |
179 |
0,91% |
-21,23% |
-52,20% |
9º |
SUZUKI JIMNY |
127 |
109 |
0,82% |
16,51% |
-23,49% |
10º |
TROLLER T4 |
122 |
113 |
0,78% |
7,96% |
17,31% |
11º |
SUZUKI S-CROSS |
109 |
73 |
0,70% |
49,32% |
31,33% |
12º |
JAC T5 |
96 |
20 |
0,62% |
380,00% |
- |
13º |
HYUNDAI TUCSON |
84 |
282 |
0,54% |
-70,21% |
-87,61% |
14º |
CHERY TIGGO |
21 |
24 |
0,14% |
-12,50% |
-66,13% |
15º |
KIA SOUL |
19 |
37 |
0,12% |
-48,65% |
-13,64% |
16º |
SUZUKI SX4 |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
15549 |
16853 |
100,00% |
-7,74% |
-25,37% |
CLASSE II
Em seu primeiro mês nas concessionárias – o modelo começou a ser vendido no dia 5 de novembro -, o novo Jeep Compass mostrou que os rivais não terão vida fácil a partir de agora e emplacou 2.539 unidades, mais do que suficientes para assegurar uma participação de mercado de quase 54%.
O mais atingido com o novo adversário foi o ex-líder ix35: com apenas 564 emplacamentos, quase cinco vezes menos do que o Compass, o Hyundai amargou 47% de retração sobre 2015 e teve o seu pior desempenho desde outubro de 2013 (545).
Maior rival do ix35 até então, o Kia Sportage registrou movimento oposto: em alta de quase 56% no período, reduziu para menos de 100 unidades uma desvantagem que havia sido de quase 600 no mês anterior. Numa briga interna da Mitsubishi pelo quarto lugar, vitória do Outlander sobre o ASX por apenas seis unidades (343 x 337).
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
JEEP COMPASS |
2539 |
231 |
53,83% |
999,13% |
28111,11% |
2º |
HYUNDAI IX35 |
564 |
915 |
11,96% |
-38,36% |
-46,99% |
3º |
KIA SPORTAGE |
490 |
516 |
10,39% |
-5,04% |
55,56% |
4º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
343 |
294 |
7,27% |
16,67% |
-45,81% |
5º |
MITSUBISHI ASX |
337 |
362 |
7,14% |
-6,91% |
-42,88% |
6º |
HONDA CR-V |
144 |
125 |
3,05% |
15,20% |
-51,52% |
7º |
SUZUKI GVITARA |
58 |
9 |
1,23% |
544,44% |
-55,04% |
8º |
SUBARU FORESTER |
53 |
69 |
1,12% |
-23,19% |
-32,05% |
9º |
CHEVROLET CAPTIVA |
50 |
42 |
1,06% |
19,05% |
56,25% |
10º |
FIAT FREEMONT |
33 |
157 |
0,70% |
-78,98% |
-35,29% |
11º |
TOYOTA RAV4 |
28 |
50 |
0,59% |
-44,00% |
-89,71% |
12º |
SUBARU XV |
26 |
30 |
0,55% |
-13,33% |
- |
13º |
JAC T6 |
19 |
41 |
0,40% |
-53,66% |
-79,79% |
14º |
JEEP CHEROKEE |
14 |
22 |
0,30% |
-36,36% |
-30,00% |
15º |
SUBARU OUTBACK |
9 |
10 |
0,19% |
-10,00% |
- |
16º |
JEEP WRANGLER |
3 |
12 |
0,06% |
-75,00% |
-75,00% |
17º |
LAND ROVER DEFENDER |
3 |
0 |
0,06% |
- |
- |
18º |
PEUGEOT 3008 |
3 |
0 |
0,06% |
- |
-88,89% |
19º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
1 |
0,02% |
0,00% |
-50,00% |
20º |
DODGE JOURNEY |
0 |
3 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
21º |
SSANGYONG ACTYON |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
4717 |
2889 |
100,00% |
63,27% |
28,18% |
CLASSE III
Na faixa superior, eis um dos maiores domínios de um modelo de todo o mercado brasileiro. Com 1.254 unidades, seu resultado mais forte desde março (1.293), o Toyota Hilux SW4 mais do que dobrou as vendas de 2015 e chegou aos 65,4% de market share.
Vice-líder, o Chevrolet Trailblazer conquistou a preferência de 293 consumidores, quase 60% a mais em relação a novembro de 2015. Com 139 unidades, 11 a mais do que o Hyundai Santa Fe (128), o Mitsubishi Pajero completou o pódio.
Em retração de 63,5%, o Jeep Grand Cherokee (27), sexto, foi quem mais perdeu espaço nos últimos doze meses.
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1254 |
966 |
65,38% |
29,81% |
143,97% |
2º |
CHEVROLET TRAIL BLAZER |
293 |
391 |
15,28% |
-25,06% |
59,24% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
139 |
149 |
7,25% |
-6,71% |
-51,57% |
4º |
HYUNDAI SANTA FE |
128 |
89 |
6,67% |
43,82% |
-26,01% |
5º |
KIA SORENTO |
75 |
69 |
3,91% |
8,70% |
-14,77% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
27 |
31 |
1,41% |
-12,90% |
-63,51% |
7º |
KIA MOHAVE |
2 |
1 |
0,10% |
100,00% |
100,00% |
8º |
DODGE DURANGO |
0 |
1 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
9º |
FORD EXPLORER |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
SSANGYONG KYRON |
0 |
1 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
11º |
SSANGYONG REXTON |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
1918 |
1698 |
100,00% |
12,96% |
44,21% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida