O mês de novembro teve troca de líderes entre os modelos de entrada, uma estreia arrasadora na faixa intermediária e uma ampliação de liderança na faixa superior. Confira agora todos os destaques entre os SUVs/crossovers.
CLASSE I
Mais vendido entre os modelos de entrada nos últimos dois meses, o Renegade (3.394) foi superado pelo HR-V (3.714). Tanto o Honda quanto o Jeep registraram os seus piores resultados desde o 1º semestre do ano passado, quando começaram a ser vendidos no país.
Em alta de quase 40% sobre outubro, o Renault Duster (2.702) assegurou presença no pódio com o seu melhor desempenho desde dezembro passado (2.862), abrindo quase 500 unidades de vantagem sobre o Ford Ecosport (2.218).
Com quase o dobro das unidades do Peugeot 2008 (842), único entre os líderes a crescer em relação a 2015 (+6,4%), o Nissan Kicks (1.667), em alta de 15,3% sobre o mês anterior, se manteve no top 5.
Em seu último mês antes da chegada da versão reestilizada às concessionárias, o Chevrolet Tracker (293) teve o seu desempenho mais fraco desde outubro de 2013, quando oficialmente começou a ser comercializado na atual geração.
O Tucson foi o destaque negativo: com apenas 84 emplacamentos, o Hyundai chegou ao seu nível mais baixo em exatos onze anos (o pior resultado anterior foi 103) – o modelo começou a ser vendido no país no 1º semestre de 2005 – e caiu para a 13ª posição, logo atrás do JAC T5 (96), em alta de quase 400% graças ao lançamento da versão equipada com câmbio CVT.
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
HONDA HR-V |
3714 |
3758 |
23,89% |
-1,17% |
-38,00% |
2º |
JEEP RENEGADE |
3394 |
4811 |
21,83% |
-29,45% |
-44,17% |
3º |
RENAULT DUSTER |
2702 |
1968 |
17,38% |
37,30% |
-1,42% |
4º |
FORD ECOSPORT |
2218 |
2781 |
14,26% |
-20,24% |
-19,05% |
5º |
NISSAN KICKS |
1667 |
1446 |
10,72% |
15,28% |
- |
6º |
PEUGEOT 2008 |
842 |
876 |
5,42% |
-3,88% |
6,45% |
7º |
CHEVROLET TRACKER |
293 |
376 |
1,88% |
-22,07% |
-72,95% |
8º |
LIFAN X60 |
141 |
179 |
0,91% |
-21,23% |
-52,20% |
9º |
SUZUKI JIMNY |
127 |
109 |
0,82% |
16,51% |
-23,49% |
10º |
TROLLER T4 |
122 |
113 |
0,78% |
7,96% |
17,31% |
11º |
SUZUKI S-CROSS |
109 |
73 |
0,70% |
49,32% |
31,33% |
12º |
JAC T5 |
96 |
20 |
0,62% |
380,00% |
- |
13º |
HYUNDAI TUCSON |
84 |
282 |
0,54% |
-70,21% |
-87,61% |
14º |
CHERY TIGGO |
21 |
24 |
0,14% |
-12,50% |
-66,13% |
15º |
KIA SOUL |
19 |
37 |
0,12% |
-48,65% |
-13,64% |
16º |
SUZUKI SX4 |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
15549 |
16853 |
100,00% |
-7,74% |
-25,37% |
CLASSE II
Em seu primeiro mês nas concessionárias – o modelo começou a ser vendido no dia 5 de novembro -, o novo Jeep Compass mostrou que os rivais não terão vida fácil a partir de agora e emplacou 2.539 unidades, mais do que suficientes para assegurar uma participação de mercado de quase 54%.
O mais atingido com o novo adversário foi o ex-líder ix35: com apenas 564 emplacamentos, quase cinco vezes menos do que o Compass, o Hyundai amargou 47% de retração sobre 2015 e teve o seu pior desempenho desde outubro de 2013 (545).
Maior rival do ix35 até então, o Kia Sportage registrou movimento oposto: em alta de quase 56% no período, reduziu para menos de 100 unidades uma desvantagem que havia sido de quase 600 no mês anterior. Numa briga interna da Mitsubishi pelo quarto lugar, vitória do Outlander sobre o ASX por apenas seis unidades (343 x 337).
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
JEEP COMPASS |
2539 |
231 |
53,83% |
999,13% |
28111,11% |
2º |
HYUNDAI IX35 |
564 |
915 |
11,96% |
-38,36% |
-46,99% |
3º |
KIA SPORTAGE |
490 |
516 |
10,39% |
-5,04% |
55,56% |
4º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
343 |
294 |
7,27% |
16,67% |
-45,81% |
5º |
MITSUBISHI ASX |
337 |
362 |
7,14% |
-6,91% |
-42,88% |
6º |
HONDA CR-V |
144 |
125 |
3,05% |
15,20% |
-51,52% |
7º |
SUZUKI GVITARA |
58 |
9 |
1,23% |
544,44% |
-55,04% |
8º |
SUBARU FORESTER |
53 |
69 |
1,12% |
-23,19% |
-32,05% |
9º |
CHEVROLET CAPTIVA |
50 |
42 |
1,06% |
19,05% |
56,25% |
10º |
FIAT FREEMONT |
33 |
157 |
0,70% |
-78,98% |
-35,29% |
11º |
TOYOTA RAV4 |
28 |
50 |
0,59% |
-44,00% |
-89,71% |
12º |
SUBARU XV |
26 |
30 |
0,55% |
-13,33% |
- |
13º |
JAC T6 |
19 |
41 |
0,40% |
-53,66% |
-79,79% |
14º |
JEEP CHEROKEE |
14 |
22 |
0,30% |
-36,36% |
-30,00% |
15º |
SUBARU OUTBACK |
9 |
10 |
0,19% |
-10,00% |
- |
16º |
JEEP WRANGLER |
3 |
12 |
0,06% |
-75,00% |
-75,00% |
17º |
LAND ROVER DEFENDER |
3 |
0 |
0,06% |
- |
- |
18º |
PEUGEOT 3008 |
3 |
0 |
0,06% |
- |
-88,89% |
19º |
SSANGYONG KORANDO |
1 |
1 |
0,02% |
0,00% |
-50,00% |
20º |
DODGE JOURNEY |
0 |
3 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
21º |
SSANGYONG ACTYON |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
4717 |
2889 |
100,00% |
63,27% |
28,18% |
CLASSE III
Na faixa superior, eis um dos maiores domínios de um modelo de todo o mercado brasileiro. Com 1.254 unidades, seu resultado mais forte desde março (1.293), o Toyota Hilux SW4 mais do que dobrou as vendas de 2015 e chegou aos 65,4% de market share.
Vice-líder, o Chevrolet Trailblazer conquistou a preferência de 293 consumidores, quase 60% a mais em relação a novembro de 2015. Com 139 unidades, 11 a mais do que o Hyundai Santa Fe (128), o Mitsubishi Pajero completou o pódio.
Em retração de 63,5%, o Jeep Grand Cherokee (27), sexto, foi quem mais perdeu espaço nos últimos doze meses.
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
% NOV 16 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
TOYOTA HILUX SW4 |
1254 |
966 |
65,38% |
29,81% |
143,97% |
2º |
CHEVROLET TRAIL BLAZER |
293 |
391 |
15,28% |
-25,06% |
59,24% |
3º |
MITSUBISHI PAJERO |
139 |
149 |
7,25% |
-6,71% |
-51,57% |
4º |
HYUNDAI SANTA FE |
128 |
89 |
6,67% |
43,82% |
-26,01% |
5º |
KIA SORENTO |
75 |
69 |
3,91% |
8,70% |
-14,77% |
6º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
27 |
31 |
1,41% |
-12,90% |
-63,51% |
7º |
KIA MOHAVE |
2 |
1 |
0,10% |
100,00% |
100,00% |
8º |
DODGE DURANGO |
0 |
1 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
9º |
FORD EXPLORER |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
10º |
SSANGYONG KYRON |
0 |
1 |
0,00% |
-100,00% |
-100,00% |
11º |
SSANGYONG REXTON |
0 |
0 |
0,00% |
- |
- |
|
|
1918 |
1698 |
100,00% |
12,96% |
44,21% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados