A Petrobras anuncia que entra em vigor nesta terça-feira (6) o reajuste de 8,1% no preço da gasolina. A estatal também aumentou em 9,5% o preço do diesel. O reajuste é aplicado após duas quedas seguidas de preços nas refinarias.
De acordo com a Petrobrás, o reajuste afeta diretamente os distribuidores e, se repassado de forma integral ao consumidor, o que certamente deve acontecer, o preço da gasolina nas bombas deve aumentar 3,4% ou R$ 0,12 por litro, em média. Já no diesel, o aumento final pode chegar a 5,5%, ou 0,17% por litro.
Tomada nesta segunda-feira (5) pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços, a decisão tem base na nova política de preços da estatal, com revisão periódica a cada 30 dias. A empresa afirma ainda que o reajuste foi motivado pelo aumento no preço internacional do petróleo e desvalorização cambial.
Vale lembrar que os postos de combustível têm liberdade para definir preços e, dessa forma, não há como prever o aumento real para o consumidor final. Todavia, nas duas últimas vezes em que a estatal reduziu os preços, o desconto não foi repassado para as bombas. Na ocasião, os distribuidores alegaram alta no preço do etanol, que compõe 27% da nossa gasolina.
Fotos: Rafael Munhoz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida