Anunciado em março de 2015, o investimento de US$ 100 milhões da Renault na Argentina começa a dar frutos. A marca francesa anunciou nesta semana o início da produção local dos modelos Sandero e Logan na fábrica de Santa Isabel, em Córdoba. Atualmente, são fabricados ali o Kangoo e o Fluence. O Clio, que também saía da planta argentina, deixou de ser fabricado em outubro.
A mudança na logística sulamericana da Renault vai permitir à montadora liberar capacidade de produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para fazer o subcompacto Kwid, previsto para chegar ao mercado nacional no primeiro semestre de 2017.
Dividindo a linha de produção com Fluence e Kangoo, a dupla Sandero/Logan argentina ainda vai manter a gama de motores antiga (1.0 de 4 cilindros e 1.6 de 8 válvulas) para o mercado local, ao menos por enquanto, de acordo com o site Argentina Autoblog.
Outra novidade que deve chegar ao país vizinho em breve é um novo utilitário baseado no Dacia Dokker. Serão investidos mais US$ 100 milhões para produzir o modelo, que terá a missão de substituir o Kangoo nas versões de passageiros e carga. A missão será bastante facilitada pelo fato de o Dokker usar a plataforma M0, a mesma de Sandero, Logan e Duster.
Caminho livre
Com a transferência de parte da produção dos compactos para a Argentina, a fábrica do Paraná vai concentrar seus esforços no Kwid. Apresentado no Salão do Automóvel, o pequeno urbano irá suceder o Clio e ao mesmo tempo fazer frente aos rivais Fiat Mobi e Volkswagen up!. Sob o capô, a única opção de motor será o novo 1.0 de 3 cilindros SCe, associado a um câmbio manual de cinco marchas.
Aposta da Renault para o segmento de SUVs compactos, o Captur brasileiro já está sendo oferecido em pré-venda e também sairá da mesma planta industrial. Podendo ser equipado com o novo 1.6 SCe de até 120 cv, conectado ao câmbio manual ou automático CVT, e o já conhecido 2.0 com câmbio automático, o utilitário começa a chegar às lojas da marca entre fevereiro e março de 2017.
Fotos: Donizetti Castilho/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault defende SUVs e diz que críticas à categoria são injustificadas
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
História automotiva: uma viagem no tempo com o Renault 4 original
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Ao vivo em Paris: Renault Emblème adianta os futuros carros da marca