O que lhe vem à mente quando ouve o nome Rolls-Royce? Luxuosos sedãs grandes e limusines? Pois a divisão de ultra-luxo da BMW vai se reinventar e apostar no segmento de SUVs. Na verdade, no de "veículos de todo-terreno com lateral alta", como a marca prefere se referir ao Projeto Cullinan. Este, aliás, deve ser o nome definitivo do veículo, previsto para estrear em 2018.
A estratégia é mais ou menos a mesma que a Bentley adotou com o Bentayga, mas provavelmente mais exclusiva. Para se antecipar aos espiões de plantão, a Rolls-Royce divulgou por conta própria as primeiras imagens do protótipo do Cullinan e confirmou o início dos testes de rodagem nesta semana.
Embora camuflado (e bastante disfarçado), o SUV revela um pouco do seu estilo, ao menos na dianteira. Também chama a atenção pelas enormes rodas de liga leve, apesar do design sóbrio que caracteriza os veículos da marca.
Um dos destaques será o novo sistema de tração integral, similar ao “magic-carpet” da Mercedes-Benz, e que promete conforto sem precedentes. Esse tipo de sistema realiza a "leitura" do terreno, antecipando obstáculos e irregularidades e podendo funcionar tanto no asfalto quanto no off-road.
Os protótipos vão rodar por todo o mundo para garantir que o Cullinan rodará "sem eforços", como todos os modelos da marca, mas "por qualquer terreno", ao contrário de seus irmãos. Após o Natal, eles serão levados ao Círculo Polar Ártico, para testes de durabilidade e de tração em baixíssimas temperaturas. Em 2017, ele será levado ao Oriente Médio para desafiar as altas temperaturas e condições desérticas.
O modelo será construído sobre uma plataforma de alumínio completamente nova, que servirá de base para a próxima geração de modelos da marca, que chegam a partir de 2018. A imprensa britânica afirma que a novidade pode ser apresentada no Festival de Velocidade de Goodwood, que acontecerá em meados de 2017, embora ainda não haja informação oficial sobre a data de estreia.
Chefão da Rolls-Royce, Torsten Muller-Otvos não economizou nas palavras e disse: "Juntar o novo sistema de tração nas quatro rodas e a nova 'arquitetura de luxo' pela primeira vez nos coloca no caminho para a criação de um autêntico Rolls-Royce, que, como seus antepassados, irá ditar o padrão pelo qual todos os outros modelos de luxo atuais são julgados".
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Empresa faz carro funerário com Rolls-Royce e Mercedes "defunto"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Esqueça o teto-solar: Rolls-Royce faz teto que imita eclipse solar