Nasceu hoje um novo hipercarro elétrico. Se você já ouviu falar do Rimac Concept_One e do Toroidion 1MW, não ficará surpreso com o anúncio, mas esse é diferente. Para começar, ele foi testado por ninguém menos do que Nelsinho Piquet, piloto da NextEV Formula E. Além disso, ele foi concebido por um cara que ajudou a criar o VW Gol, o designer David Hilton. Esse é o Nio EP9, o elétrico mais rápido a andar por Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7:05,12. Só para dar a medida do que isso representa, o carro de produção em série mais rápido no mítico circuito alemão é o Porsche 918 Spyder. Em 2013, ele o completou em 6:57. O Nissan GT-R Nismo, também em 2013, percorreu os 20,8 km em 07:08,679.
Nio é o nome da marca de automóveis da NextEV. Em chinês, o nome da empresa é Weilai, algo como "céus azuis se aproximam". O próprio emblema da empresa é um céu estilizado.
O Nio EP9 não teve suas dimensões divulgadas, mas apenas algumas informações que a empresa julgou mais relevantes para o momento. Ele atinge uma velocidade máxima de 313 km/h, acelera de 0 a 200 km/h em 7,1 segundos e tem dois pacotes de baterias, uma de cada lado da carroceria. Elas podem ser substituídas por outras, carregadas, um processo que leva oito minutos. Juntas, elas entregam 777 V e 1 MW de potência, ou 1.360 cv. Podem ser carregadas em 45 minutos e dão ao carro uma autonomia de 427 km.
O preparo aerodinâmico do veículo impressiona. A 240 km/h, ele gera uma sustentação negativa de 2.449 kg, ou 24.019 Newtons, como a Nio prefere descrever. Seu aerofólio traseiro se ajusta em três posições: Park, Low Drag (baixo arrasto) e High Downforce (sustentação negativa máxima).
Nas frenagens, ele gera uma força de desaceleração de 3,3 G. Nas curvas, as forças podem chegar a 2,53 G. Seus motores, instalados no centro de cada eixo, entregam, cada um, 1.480 Nm de 0 a 7.500 rpm. Isso equivale a 150,9 kgfm. O Nio EP9 tem quatro motores e quatro transmissões, o que torna a vetorização de torque uma brincadeira de criança.
O chassi é do tipo monocoque, de fibra de carbono, e pesa apenas 165 kg. Nas quatro rodas se encontram discos de 408 mm, com espessuras diferentes entre a dianteira (40 mm) e traseira (36 mm). As pinças são de seis pistões nas quatro rodas. Há duas opções de rodas e pneus: aro 19", com pneus 320/705 R19 (de competição) e aro 21", com pneus 295/35 R21.
Ainda faltam muitos dados do carro para matar nossa curiosidade, mas isso já é suficiente para tirarmos o chapéu para os envolvidos. Eis um elétrico de muito respeito.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida