Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
A Land Rover passou por muitas mudanças nos últimos tempos, sendo a mais significativa a aquisição pelo pelo grupo Tata. No entanto, este fato não alterou em nada o respeito que os modelos da Land Rover têm pelo mundo inteiro. Com o novo "dono", a marca segue atualizando os produtos e mantendo e sua essência, como prova a nossa avaliação do Land Rover Discovery 4 HSE SDV6, modelo que sofreu muitas alterações no motor, direção, suspensão e interior e duas novas funções: Assistência às Partidas em Ladeira e Controle de Aceleração Gradual. Confira a avaliação completa.
Apesar das mudanças discretas em relação ao Discovery 3, o novo modelo apresentado no primeiro trimestre de 2010 no Brasil ficou mais atraente e moderno. Chama a atenção a parte dianteira com faróis com LEDs, grade prateada com desenho estilo colméia e o distintivo oval do Land Rover, que foi atualizado com uma mudança de cor de dourado em verde para prata em verde.
Os para-choques ficaram mais arredondados, os retrovisores pintados na cor da carroceria e lanternas traseiras com novo desenho conferem um ar de sofisticação ao modelo. O Discovery 4 também ganhou três novas cores da carroceria: Branco Fuji, Azul Báltico e Prata Sibéria. Ainda por fora, o Discovery 4 HSE avaliado exibe novas rodas de 20 polegadas calçadas em pneus Pirelli Scorpion Zero nas medidas 235/50 R20. Apesar do porte quadradão, o SUV de luxo chama muita a atenção por onde passa suas linhas retas e seu tamanho não passam despercebidos.
Digno de um hotel cinco estrelas, o interior do Discovery 4 HSE é confortável e luxuoso, como tem que ser um automóvel premium. Por dentro, o modelo foi todo renovado, com destaque para o console central redesenhado que exibe funções do sistema multimídia com uma chamativa tela touchscreen TFT de cinco polegadas. Nesta tela é possível obter informações da suspensão do veículo e da navegação GPS, conectividade via Bluetooth com chamadas telefônicas por comando de voz além do computador de bordo tridimensional. Pelo computador é possível ver o nível de consumo de combustível, pressão dos pneus, desempenho 4x4, entre outras funções. Fazem parte do pacote os quase obrigatórios entrada para iPod e USB, além de uma geladeira, localizada entre os bancos dianteiros, que não depende do ar-condicionado para funcionar.
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O botão seletor da função Terrain Response, que modifica os ajustes do veículo conforme as condições do solo, fica à frente da alavanca do câmbio. Além disso, o conforto à bordo é ampliado pelos excelentes bancos de couro, materiais de primeira e agradável ao toque por todas as partes, como nas laterais das portas e no tablier, além de mimos como três tetos solares, sendo que o único que pode ser aberto é o que fica na parte do motorista.
A posição de dirigir alta deixa o motorista com uma excelente visão geral do trânsito, além de ser muito fácil de achar graças aos comandos elétricos do banco do motorista com três memórias e do volante com regulagem de altura e profundidade.
Mesmo para quem vai atrás, o espaço é suficiente, devido ao entreeixos de 2,89, onde cabem facilmente, sem aperto, três adultos e ainda duas crianças nos bancos extras localizados no porta-malas, o que seria a terceira fileira de bancos que no Brasil é item de série e opcional na Europa.
Apesar do seu tamanho, manobrar o Discovery 4 não é uma tarefa difícil, pois além da grande área envidraçada, o motorista conta com sensores de estacionamento e quatro câmeras de vídeo, sendo uma sob cada retrovisor, uma na dianteira e uma na traseira.
Apesar de todo o luxo oferecido para quem tem o privilégio de andar no Discovery 4, seja atrás do volante, ou como passageiro, o SUV inglês foi feito para enfrentar terrenos acidentados sem maiores dificuldades, sejam em barrancos, ladeiras com pedras, valetas ou mesmo trechos alagados com meio metro de água. O problema é ter coragem de colocar na lama um caro que custa mais de R$ 260 mil.
Para enfrentar os atoleiros e se aventurar nas estradas de barro, estão disponíveis cinco programas eletrônicos de condições de piso, além do sistema de ajuste da suspensão pneumática, que eleva ou rebaixa o carro para cada situação. Outro recurso é o engate da marcha reduzida, que é feito através de um botão no painel, que só pode ser acionado com o carro parado e com o câmbio na posição neutro.
A vedete dos sistemas encontrados no Discovery 4 é o “Terrain Response”, responsável pelo acionamento do sistema de tração integral. Para utilizar é muito simples: com a mão no botão redondo no centro do console central, basta girar e escolher o tipo de terreno que deseja “enfrentar”. O Discovery 4 conta agora com o modo “pedra”, que faz com que o carro receba uma leve pressão extra nos freios quando o veículo está abaixo dos 5 km/h, oferecendo mais controle ao motorista, além do modo “areia”, com aceleração gradual para impedir atolamentos.
Para quem vê de fora, o Discovery 4 passa a sensação de ser um carro instável, até pelo seu porte e centro de gravidade elevado, porém, não se engane, o carro está equipado com uma suspensão macia e firme ao mesmo tempo. Esse equilíbrio se junta a uma direção de relações variáveis, que se adequam à velocidade e ao ângulo de direção, transmitindo segurança e estabilidade nas curvas, que além de manter o carro na “mão” o tempo todo mesmo em velocidades mais elevadas, neutraliza qualquer sensação de flutuação, muito comum nos carros desse segmento.
Segundo a Land Rover, a suspensão foi redesenhada nesta “quarta geração” para reduzir o espaço em relação ao centro de gravidade do veículo. Desta forma, o balanço do habitáculo nas curvas é minimizado. Nas curvas, uma luz lateral é acesa durante a noite, para melhorar a visibilidade na estrada e até mesmo nas manobras. Também estão presentes sistemas eletrônicos de controles de estabilidade, frenagem, tração e rolagem da carroceria.
Mordomias como ar-condicionado trizona (com regulagem para motorista, passageiro e bancos de trás), para-brisa com desembaçador entre outros, são itens de série nesta versão. A segurança é reforçada com os oito airbags, freios com sistemas ABS, EBD e assistente de frenagem de emergência. O Discovery 4 mede 4,82 m de comprimento, 2,17 m de largura (com os espelhos recolhidos) e 1,88 m de altura.
Sob o capô está o potente motor V6 de 3.0 litros diesel de 245 cv a 4.000 rpm e 61,2 kgfm de torque a 2.000 rpm, suficiente para empurrar com tranquilidade os 2.700 Kg do Discovery 4. As acelerações são lineares e transmitem segurança em ultrapassagens sem decepção, além de poder enfrenta ladeiras como um verdadeiro jipe de guerra. O propulsor a diesel é sereno e gira “redondo”, dentro da cabine quase não se ouve o barulho dele, só nas acelerações mais bruscas, já não acontece o mesmo do lado de fora, onde é possível identificar logo que se trata de um modelo movido a diesel.
Segundo a marca, o sistema de injeção de terceira geração do Commom Rail com injetores piezo e medição de combustível ajudam na redução do consumo. Rodando sempre com o ar-condicionado ligado e em trechos urbanos, o Discovery 4 avaliado fez uma média de 5 Km/l, chegando a 6 Km/l em alguns momentos. Em conjunto com o motor está a caixa de câmbio automática ZF HP28 de seis velocidades, com trocas suaves e sempre na rotação certa, que segundo a montadora, otimiza as emissões de CO2. O Discovery 4 3.0 V6 HSE (diesel) avaliado custa R$ 262.900 e não oferece opcionais, vem completo de fábrica especialmente para o Brasil. Seus principais concorrentes são: BMW X5, Audi Q7 e Mercedes ML.
*FICHA TÉCNICA:
* Dados de fábrica
Galeria de Fotos:
Texto e Fotos: Marcus Lauria
TDV6 de 3,0 l 245 cv |
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Altura mm (em) | 1887 (74,3) |
Largura mm (em) | 2176 (85,7) |
Comprimento mm (em) | 4829 (190,1) |
Distância entre eixos mm (em) | 2885 (113,6) |
Círculo de viragem m (pés) | 11,8 (38,7) |
Coef Resist. Aerodinâmica Cd | 0.40 |
Peso EU Kerb kg (libra) | 2583-2700 (5695-5952) |
Suspensão dianteira | Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado |
Suspensão traseira | Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado |
Freio dianteiro | Calibre com dois pistões deslizantes, 360 mm de disco ventilado |
Direção | Cabide e Asa PAS |
Sistema de tração nas quatro rodas | Tempo completo das quatro rodas com centro de fechamento std Eixo traseiro opcional de bloqueio diferencial disponível com Suspensão de Ar + Terrain ResponseTM |
Tipo de motor | Longitudinal V6, 24 válvulas, quatro OHC, injeção direta a diesel, turbos paralelos sequenciais |
Deslocamento cc (cu em) | 2993 (182,6) |
Perfuração / Risco mm (em) | 84 x 90 (3,30 x 3,54) |
Relação de compressão | 16,1:1 |
Força Máx. PS (kW) | 245 (180) @4000rpm |
Nm de Torque máx. (lb pé) | 600 (443)@2000rpm |
Consumo de combustível EUA urbano / extra urbano / Combinado (mpg-L/100km) | 25,2 / 34,0 / 30,4 – 11,2 / 8,3 / 9,3 |
Emissões | EU5 |
CO2 g/km (combinado) | 244 |
Transmissão | ZF 6HP28 auto de 6 velocidades |
Capacidade do tanque de combustível litros/imp Gal/gals Amer | 82,3 / 18,1 / 21,7 |
Faixa EU combinado, milhas (km) | 550 (885) |
0 - 60mph | 9 |
0 - 100kph | 9,6 |
Velocidade máxima mph (kph) | 112 (180) |
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