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Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6

Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6

Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
A Land Rover passou por muitas mudanças nos últimos tempos, sendo a mais significativa a aquisição pelo pelo grupo Tata. No entanto, este fato não alterou em nada o respeito que os modelos da Land Rover têm pelo mundo inteiro. Com o novo "dono", a marca segue atualizando os produtos e mantendo e sua essência, como prova a nossa avaliação do Land Rover Discovery 4 HSE SDV6, modelo que sofreu muitas alterações no motor, direção, suspensão e interior e duas novas funções: Assistência às Partidas em Ladeira e Controle de Aceleração Gradual. Confira a avaliação completa.
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
Apesar das mudanças discretas em relação ao Discovery 3, o novo modelo apresentado no primeiro trimestre de 2010 no Brasil ficou mais atraente e moderno. Chama a atenção a parte dianteira com faróis com LEDs, grade prateada com desenho estilo colméia e o distintivo oval do Land Rover, que foi atualizado com uma mudança de cor de dourado em verde para prata em verde. Os para-choques ficaram mais arredondados, os retrovisores pintados na cor da carroceria e lanternas traseiras com novo desenho conferem um ar de sofisticação ao modelo. O Discovery 4 também ganhou três novas cores da carroceria: Branco Fuji, Azul Báltico e Prata Sibéria. Ainda por fora, o Discovery 4 HSE avaliado exibe novas rodas de 20 polegadas calçadas em pneus Pirelli Scorpion Zero nas medidas 235/50 R20. Apesar do porte quadradão, o SUV de luxo chama muita a atenção por onde passa suas linhas retas e seu tamanho não passam despercebidos. Digno de um hotel cinco estrelas, o interior do Discovery 4 HSE é confortável e luxuoso, como tem que ser um automóvel premium. Por dentro, o modelo foi todo renovado, com destaque para o console central redesenhado que exibe funções do sistema multimídia com uma chamativa tela touchscreen TFT de cinco polegadas. Nesta tela é possível obter informações da suspensão do veículo e da navegação GPS, conectividade via Bluetooth com chamadas telefônicas por comando de voz além do computador de bordo tridimensional. Pelo computador é possível ver o nível de consumo de combustível, pressão dos pneus, desempenho 4x4, entre outras funções. Fazem parte do pacote os quase obrigatórios entrada para iPod e USB, além de uma geladeira, localizada entre os bancos dianteiros, que não depende do ar-condicionado para funcionar.
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
= O botão seletor da função Terrain Response, que modifica os ajustes do veículo conforme as condições do solo, fica à frente da alavanca do câmbio. Além disso, o conforto à bordo é ampliado pelos excelentes bancos de couro, materiais de primeira e agradável ao toque por todas as partes, como nas laterais das portas e no tablier, além de mimos como três tetos solares, sendo que o único que pode ser aberto é o que fica na parte do motorista.
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A posição de dirigir alta deixa o motorista com uma excelente visão geral do trânsito, além de ser muito fácil de achar graças aos comandos elétricos do banco do motorista com três memórias e do volante com regulagem de altura e profundidade. Mesmo para quem vai atrás, o espaço é suficiente, devido ao entreeixos de 2,89, onde cabem facilmente, sem aperto, três adultos e ainda duas crianças nos bancos extras localizados no porta-malas, o que seria a terceira fileira de bancos que no Brasil é item de série e opcional na Europa. Apesar do seu tamanho, manobrar o Discovery 4 não é uma tarefa difícil, pois além da grande área envidraçada, o motorista conta com sensores de estacionamento e quatro câmeras de vídeo, sendo uma sob cada retrovisor, uma na dianteira e uma na traseira.
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
Apesar de todo o luxo oferecido para quem tem o privilégio de andar no Discovery 4, seja atrás do volante, ou como passageiro, o SUV inglês foi feito para enfrentar terrenos acidentados sem maiores dificuldades, sejam em barrancos, ladeiras com pedras, valetas ou mesmo trechos alagados com meio metro de água. O problema é ter coragem de colocar na lama um caro que custa mais de R$ 260 mil. Para enfrentar os atoleiros e se aventurar nas estradas de barro, estão disponíveis cinco programas eletrônicos de condições de piso, além do sistema de ajuste da suspensão pneumática, que eleva ou rebaixa o carro para cada situação. Outro recurso é o engate da marcha reduzida, que é feito através de um botão no painel, que só pode ser acionado com o carro parado e com o câmbio na posição neutro.
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A vedete dos sistemas encontrados no Discovery 4 é o “Terrain Response”, responsável pelo acionamento do sistema de tração integral. Para utilizar é muito simples: com a mão no botão redondo no centro do console central, basta girar e escolher o tipo de terreno que deseja “enfrentar”. O Discovery 4 conta agora com o modo “pedra”, que faz com que o carro receba uma leve pressão extra nos freios quando o veículo está abaixo dos 5 km/h, oferecendo mais controle ao motorista, além do modo “areia”, com aceleração gradual para impedir atolamentos.
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Para quem vê de fora, o Discovery 4 passa a sensação de ser um carro instável, até pelo seu porte e centro de gravidade elevado, porém, não se engane, o carro está equipado com uma suspensão macia e firme ao mesmo tempo. Esse equilíbrio se junta a uma direção de relações variáveis, que se adequam à velocidade e ao ângulo de direção, transmitindo segurança e estabilidade nas curvas, que além de manter o carro na “mão” o tempo todo mesmo em velocidades mais elevadas, neutraliza qualquer sensação de flutuação, muito comum nos carros desse segmento.
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
Segundo a Land Rover, a suspensão foi redesenhada nesta “quarta geração” para reduzir o espaço em relação ao centro de gravidade do veículo. Desta forma, o balanço do habitáculo nas curvas é minimizado. Nas curvas, uma luz lateral é acesa durante a noite, para melhorar a visibilidade na estrada e até mesmo nas manobras. Também estão presentes sistemas eletrônicos de controles de estabilidade, frenagem, tração e rolagem da carroceria. Mordomias como ar-condicionado trizona (com regulagem para motorista, passageiro e bancos de trás), para-brisa com desembaçador entre outros, são itens de série nesta versão. A segurança é reforçada com os oito airbags, freios com sistemas ABS, EBD e assistente de frenagem de emergência. O Discovery 4 mede 4,82 m de comprimento, 2,17 m de largura (com os espelhos recolhidos) e 1,88 m de altura.
Avaliação Land Rover Discovery 4 HSE SDV6
Sob o capô está o potente motor V6 de 3.0 litros diesel de 245 cv a 4.000 rpm e 61,2 kgfm de torque a 2.000 rpm, suficiente para empurrar com tranquilidade os 2.700 Kg do Discovery 4. As acelerações são lineares e transmitem segurança em ultrapassagens sem decepção, além de poder enfrenta ladeiras como um verdadeiro jipe de guerra. O propulsor a diesel é sereno e gira “redondo”, dentro da cabine quase não se ouve o barulho dele, só nas acelerações mais bruscas, já não acontece o mesmo do lado de fora, onde é possível identificar logo que se trata de um modelo movido a diesel. Segundo a marca, o sistema de injeção de terceira geração do Commom Rail com injetores piezo e medição de combustível ajudam na redução do consumo. Rodando sempre com o ar-condicionado ligado e em trechos urbanos, o Discovery 4 avaliado fez uma média de 5 Km/l, chegando a 6 Km/l em alguns momentos. Em conjunto com o motor está a caixa de câmbio automática ZF HP28 de seis velocidades, com trocas suaves e sempre na rotação certa, que segundo a montadora, otimiza as emissões de CO2. O Discovery 4 3.0 V6 HSE (diesel) avaliado custa R$ 262.900 e não oferece opcionais, vem completo de fábrica especialmente para o Brasil. Seus principais concorrentes são: BMW X5, Audi Q7 e Mercedes ML. *FICHA TÉCNICA:  
 

TDV6 de 3,0 l 245 cv

Altura mm (em) 1887 (74,3)
Largura mm (em) 2176 (85,7)
Comprimento mm (em) 4829 (190,1)
Distância entre eixos mm (em) 2885 (113,6)
Círculo de viragem m (pés) 11,8 (38,7)
Coef Resist. Aerodinâmica Cd 0.40
Peso EU Kerb kg (libra) 2583-2700 (5695-5952)
Suspensão dianteira Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado
Suspensão traseira Braço duplo da suspensão dianteira independente do ar libertado
Freio dianteiro Calibre com dois pistões deslizantes, 360 mm de disco ventilado
Direção Cabide e Asa PAS
Sistema de tração nas quatro rodas Tempo completo das quatro rodas com centro de fechamento std  Eixo traseiro opcional de bloqueio diferencial disponível com Suspensão de Ar + Terrain ResponseTM  
Tipo de motor Longitudinal V6, 24 válvulas, quatro OHC, injeção direta a diesel, turbos paralelos sequenciais
Deslocamento cc (cu em) 2993 (182,6)
Perfuração / Risco mm (em) 84 x 90 (3,30 x 3,54)
Relação de compressão 16,1:1
Força Máx. PS (kW) 245 (180) @4000rpm
Nm de Torque máx. (lb pé) 600 (443)@2000rpm
Consumo de combustível EUA urbano / extra urbano / Combinado (mpg-L/100km)     25,2 / 34,0 / 30,4 – 11,2 / 8,3 / 9,3
Emissões EU5
CO2 g/km (combinado)                   244
Transmissão ZF 6HP28 auto de 6 velocidades
Capacidade do tanque de combustível litros/imp Gal/gals Amer 82,3 / 18,1 / 21,7
Faixa EU combinado, milhas (km) 550 (885)
0 - 60mph 9
0 - 100kph 9,6
Velocidade máxima mph (kph) 112 (180)
* Dados de fábrica Galeria de Fotos: Texto e Fotos: Marcus Lauria

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Foto de: Redação
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