Entrar num carro de luxo e ver algumas telas espalhadas pela cabine já está ficando ultrapassado. A sexta geração do BMW Série 7, por exemplo, chega ao mercado brasileiro com uma série de tecnologias exclusivas, luxo e conforto comparáveis a um spa, além de muitas inovações capazes de despertar as mais variadas sensações ao entrar no carro. O preço? Seu por R$ 709.950 a partir de junho.
Só para começar, é preciso praticamente um treinamento para usar a chave inteligente do novo Série 7. Chamada de Display Key, exibe quase todas as informações do computador de bordo em tela colorida sensível ao toque, indo desde a autonomia do veículo, indicativo da próxima revisão a até mesmo escolher a temperatura para o sistema de climatização. A sua recarga é feita através de uma conexão USB (embora em outros mercados seja por indução), mas também possui os botões analógicos para abrir e fechar o carro caso a bateria esteja descarregada.
No interior, o BMW Série 7 tem todos os bancos com ajustes elétricos, aquecimento, ventilação e massageador. Também há o Executive Lounge Seating, sistema que faz o banco dianteiro direito ser rebatido em até 90 milímetros e abra um apoio para os pés. Obviamente a lista de itens de série é imensa e contempla sistema de som de alta fidelidade da Bowers & Wilkins com amplificador de 10 canais e 16 alto falantes, além de telas de 10 polegadas de alta resolução com leitor de Blu-Ray instaladas nos encostos dos bancos dianteiros.
O controle de tudo isso é feito pelo BMW Touch Command Control, um tablet de sete polegadas, integrado ao descanso de braço central traseiro, que pode ser removido e levado a qualquer lugar. Nele também é possível acessar TV, rádio, DVD e Blu-Ray, acionar o ar-condicionado de quatro zonas, abrir e fechar as janelas e o teto solar, abaixar e levantar as cortinas de proteção solar dos vidros laterais traseiros e ligar o massageador e a ventilação dos assentos de trás. Até o teto solar é exclusivo. Chamado de Sky Lounge, o teto panorâmico tem 15 mil pontos de luzes de LED integradas que simulam um céu estrelado, configurável em seis cores.
Sabe as sensações que falamos no começo? Então, parte delas são proporcionadas pelo Ambient Air, uma tecnologia que permite regular a intensidade e o tipo de aroma predominante dentro do veículo. A BMW oferece quatro opções de fragrâncias acondicionadas em pequenos cartuchos que são inseridos no interior do porta-luvas, que comporta até duas unidades por vez. É possível escolher qual deles usar ou utilizá-los em conjunto.
Mas o que realmente chama a atenção é o BMW Gesture Control, um sensor 3D capaz de reconhecer gestos com as mãos. Sem tocar em nada, é possível executar algumas funções específicas, como controlar o volume do áudio, atender ou recusar chamadas telefônicas ou ainda navegar pelo menu do sistema de navegação.
Uma tela digital de alta resolução de 12,3 polegadas forma o quadro de instrumentos com velocímetro, conta-giros, hodômetro, marcador de combustível e outras informações, como rota, chamadas telefônicas e entretenimento. Também há o head-up display, que além da velocidade projeta os dados dos sistemas de assistência BMW Night Vision e Driving Assistant Plus no para-brisa do carro.
Apesar de tudo isso, faltou a cereja do bolo. O sistema que faz o sedã estacionar sozinho em determinada vaga apenas com o toque de um botão na chave não faz parte da lista de itens da versão 750Li Sport no Brasil.
No conjunto mecânico, o motor V8 4.4 litros Twinpower que gera 450 cv de potência e 66,3 kgfm torque máximo se encarrega de empurrar a carruagem. Com tração traseira e a transmissão Steptronic de oito marchas, a BMW informa que o 750i tem aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
A direção é elétrica, assim como o acionamento direcional automático do eixo traseiro, enquanto a suspensão pneumática nos dois eixos tem sistema inteligente de auto-nivelamento que trabalha em conjunto com coordenadas de GPS. O sistema de freios traz regeneração e o chassi construído com estrutura Carbon Core, totalmente em fibra de carbono, resultou na redução de peso na ordem de 130 quilos.
Entre os itens de segurança estão o seis airbags, freios com ABS, controle de estabilidade e tração, pneus Star Marking com tecnologia Run-Flat e o sistema Active Protection, que aciona os pré-tensionadores dos cintos de segurança e o fechamento automático das janelas, em situações de impacto iminente.
A estimativa da BMW é comercializar 50 unidades até o fim deste ano.
Fotos: BMW 750Li 2017
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