Uma das poucas opções de perua no mercado brasileira chega à linha 2017 com novidades. A station wagon Golf Variant passa a contar com motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cavalos de potência, mais equipamentos de série, porém, perde a elogiada suspensão traseira multilink e o câmbio DSG de dupla embreagem de sete marchas.
Produzida na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, a Golf Variant recebe o motor 1.4l TSI Total Flex, pertencente à família EA211, que tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor. Esse motor desenvolve potência de 150 cv (etanol e gasolina) na faixa de 4.500 rpm a 5.500 rpm e torque máximo de 25,5 kgfm (disponível entre 1.500 rpm e 4.000 rpm), independentemente da mistura de combustível.
Oferecida nas versões Comfortline como na Highline, a Golf Variant 1.4 TSI chega somente com a transmissão automática TipTronic de seis marchas com opções de troca na alavanca ou borboletas no volante. Segundo a Volkswagen, com o motor 1.4 turbo flex a perua é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcançar 207 km/h de velocidade máxima quando abastecida com etanol.
Em relação ao motor movido apenas a gasolina, o propulsor 1.4 Flex recebeu modificações na central eletrônica do motor (ECU) tem novos software e hardware. Os pistões e anéis foram redimensionados para os 10 cv extras de potência do motor flexível, que recebeu um catalisador especificamente calibrado para ele, enquanto a guia de válvula recebe dupla vedação além de tratamentos específicos para uso do etanol. Por conta das características do etanol, o sistema de injeção de combustível utiliza 250 bar de pressão – como referência, o motor 1.4 TSI a gasolina trabalha com 200 bar.
Golf Variant 1.4 TSI Comfortline - R$ 101.880: versão de entrada, vem equipada com sete airbags, cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha), freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, sistema Start/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Como novidade para a linha 2017 há a opção das rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.
Golf Variant 1.4 TSI Highline - R$ 113.290: versão topo de linha, acrescenta ar-condicionado digital Climatronic de duas zonas, bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.
Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta