Sucesso no mundo inteiro, os SUVs quadruplicaram as vendas na Europa desde 2005. Para entender melhor esse fenômeno, a Ford promoveu uma pesquisa com resultados interessantes.
De acordo com o levantamento, há três grupos responsáveis por esse crescimento significativo: as mães com filhos pequenos, os jovens de 17 a 34 anos da chamada geração do milênio e os "Quintastics", novo termo para definir pessoas dinâmicas acima dos 50 anos.
Na pesquisa realizada na França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, foram ouvidas 5 mil pessoas que têm ou pretendem comprar um veículo nos próximos 12 meses. O resultado é que quase um terço das jovens mães, um quarto dos jovens e um quinto dos cinquentões consideram um SUV como seu próximo carro.
No caso das mães, pesaram a favor questões como a segurança da família, o desempenho em mau tempo, o visual e o estilo. Para os jovens millenials, os SUVs são um símbolo de sucesso, um carro atraente no qual querem ser vistos e os fazem se sentir poderosos. Já os "Quintastics" valorizam a posição de dirigir elevada, a capacidade de chegar aonde querem, na cidade ou no campo, e a manutenção de um estilo de vida ativo.
O estudo mostrou ainda que a percepção sobre os utilitários esportivos mudou radicalmente. 82% dos pesquisados dizem que eles não são mais apenas um veículo de luxo: tornaram-se mais eficientes e amigos do meio ambiente nos últimos anos.
Responsável pela pesquisa, a Ford vende os SUVs EcoSport, Kuga e Edge na Europa. De acordo com a marca, a meta é vender 200 mil utilitários esportivos no continente este ano, 200% a mais que em 2013.
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