Anunciado pela Volkswagen no ano passado, o Golf finalmente ganha uma opção mais acessível equipada com motor 1.0 de três cilindros com turbo que entrega 115 cavalos de potência na Europa. Com o sobrenome TSI, o hatch médio alemão recebe o mesmo propulsor do up!, só que turbinado, para garantir o consumo médio de 23,3 km/litro.
O novo motor 1.0 de 3 cilindros equipará também a versão perua Golf Variant. Com potência máxima de 115 cv e torque de 20,3 kgfm, a marca destaca o consumo de 23,3 km/litro de gasolina na versão hatch e de 22,2 km/litro para a station wagon. Entre as modificações aerodinâmicas para manter o consumo mais baixo estão a grade do radiador quase fechada, parte debaixo da carroceria completamente com revestimento especial e suspensão 15 mm mais baixa.O Golf 1.0 TSI BlueMotion à gasolina será vendido na Alemanha com preços a partir de 20.450 euros (R$ 64.600) para a versão hatch e de 22.625 euros (R$ 71.500) para o Golf Variant 1.0 TSI Bluemotion. Por padrão, o câmbio é o manual de seis marchas, mas há a opção do DSG de dupla embreagem e seis velocidades.
Aqui no Brasil, o novo Golf é vendido com o motores 1.4 TSI de 140 cv e 2.0 TSI de 220 cv na versão esportiva GTI. Atualmente importado do México, o hatch médio passará a ser produzido na fábrica da VW localizada em São José dos Pinhais, Paraná, e ganhará mais uma opção de motor, o 1.6 16V MSI flex de até 120 cv além do 1.4 TSI que também passará a ser bicombustível.
Já o compacto up! também ganhará em breve uma versão mais potente que usará justamente este motor 1.0 de 3 cilindros com turbo. Antes cogitado com o nome de GT up!, a Volkswagen deve seguir uma linha mais conservadora e batiza-lo apenas de up! TSI.
Galeria: Novo Golf ganha motor 1.0 3 cilindros turbo do up! para fazer 23,3 km/litro