Prometido para o Brasil e pouco tempo depois descartado, o novo VW Santana, que convive com as gerações antigas, tem feito bastante sucesso na China. Tanto é que ganhou uma nova variação hatchback curiosamente chamada de Gran Santana.
Apresentado no Salão de Xangai, o hatch que até parece perua pelo design bem retilíneo na lateral, mede 4,28 metros de comprimento e se aproxima em porte de um Golf, mas deixa a desejar na harmonia das linhas.
Ao menos sob o capô as opões mecânicas são condizentes: um motor 1.4 TSi de 130 cv de potência associado ao câmbio manual de cinco marchas ou transmissão DSG de seis velocidades (opcional). Também estará disponível o 1.6 16V de 110 cv.
Da mesma maneira que o sedã, o Gran Santana será feito na China pela join-venture Shanghai-Volkswagen e tem proposta de carro familiar de baixo custo.
Longe do Brasil
Inicialmente confirmado para o Brasil, o novo Santana foi deixado de lado por diversos motivos, entre eles a construção sobre a base PQ25 (a mesma do Polo europeu). Atualmente, a VW tem priorizado as plataformas MQB (para os modelos mais refinados) e NSF, na qual é baseada o up!, para os mais baratos.
Galeria: VW Gran Santana
Galeria: Hatch que parece perua, este é o novo VW Gran Santana - veja fotos