Volta Rápida: Toyota SW4 se reinventa para encarar concorrência premium
Volta Rápida: Toyota SW4 se reinventa para encarar concorrência premium
O que é?
Basta olhar para a SW4 para perceber que a Toyota trabalhou bastante no visual desta nova geração. Com o claro objetivo de descolar o modelo da Hilux, a marca tirou o primeiro nome, pegou emprestado uma pitada de design da Lexus, sua divisão de luxo, e deixou o SUV com estilo próprio. Para começar, a dianteira é mais sofisticada e traz faróis bi-LED com projetor e luzes de circulação diurna (DRL) de LED. O para-choque é dividido em dois níveis, com a parte superior bicuda e destacada por duas barras cromadas horizontais. A parte inferior é mais retraída, mas também traz cromados espessos na moldura dos faróis de neblina. Tudo bem diferente da picape. A lateral também é completamente nova, com destaque para o desenho da linha de cintura, que se eleva a partir do meio da porta traseira. Este detalhe é ressaltado pela coluna "C" bastante inclinada, com acabamento em preto brilhante, e pelos frisos cromados na base dos vidros.Como anda?
A Toyota começa a vender a SW4 2017 equipada com o mesmo novo motor da Hilux: 1GD (Global Diesel) de 2.8 litros, quatro cilindros em linha com 16 válvulas, duplo comando com acionamento por corrente, turbocompressor de geometria variável (TGV), intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. A potência é 177 cv a 3.400 rpm, enquanto o torque fica em 45,9 kgfm disponíveis entre 1.600 e 2.400 rpm. Apesar de ser um propulsor menor, oferece mais potência e torque que o antigo 3.0, além de ser até 11% mais econômico, segundo a Toyota. A outra opção é 4,0 litros V6 VVT-i a gasolina com 24 válvulas, que gera 238 cv de potência a 5.200 rpm e 38,3 kgfm de torque, a 3.800 rpm. Em qualquer caso, o câmbio é automático de seis marchas com tração 4x4. Para o test-drive, a única opção disponível era a diesel, a qual a Toyota estima responder por 95% das vendas. Ao entrar na cabine, a evolução é nítida. Um painel atual e condizente com a proposta do carro, comandos integrados bem desenhados, excelente leitura do painel de instrumentos, ajuste elétrico do banco, botão para partida do motor e, enfim, volante com ajustes de altura e profundidade! A primeira parte do teste foi num percurso off-road com estrada de terra bem deteriorada e um parque de obstáculos. Já no início do teste, lembrando que estamos no modelo a diesel, chama a atenção o bom isolamento acústico. A Toyota disse que o conforto foi um dos pilares de desenvolvimento do SW4, e por isso aplicou mantas isolantes mais generosas na região do cofre do motor e do assoalho. A suspensão, também retrabalhada, enfrenta bem os sulcos e irregularidades, o que é importante para quem vai usar o SUV em fazendas ou enfrentar estradas mais complicadas. Único inconveniente é que os ocupantes da segunda e terceira fileiras saltitam um pouco, com chances de bater a cabeça no teto. Isso apesar de a suspensão traseira não usar eixo rígido com feixe de molas, como na Hilux, e sim um sistema 4-link com molas helicoidais. Por um botão, é possível ligar ou desligar o sistema de bloqueio de diferencial traseiro. Este é um recurso útil para quando o condutor identifica a necessidade das rodas traseiras girarem exatamente na mesma velocidade, o que facilita, por exemplo, manter a mobilidade nos obstáculos em que uma das rodas fica no ar - como a torção da foto abaixo, por exemplo, já que a força do motor não se dissipa toda na roda sem contato com o solo.Quanto custa?
Sabe aquela conversa de encarar concorrentes premium? Então, basta olhar os preços para perceber que a Toyota mirou para o Discovery Sport, modelo da Land Rover que em breve será montado em Itatiaia (RJ), para definir sua tabela. A versão mais barata da Toyota SW4 é a SRX 4x4 V6, por R$ 205 mil, praticamente o mesmo preço do Discovery Sport 2.0 Turbo SE (240 cv), de R$ 206.300. Partindo para as versões a diesel, a SW4 SRX 4x4 2.8 TDI (177 cv) custa R$ 220 mil com cinco lugares e R$ 225 mil com sete, ao passo que o rival britânico na versão 2.2 SD4 Turbo Diesel (190 cv) custa R$ 223.500.Ficha técnica: Toyota SW4 2.8 Turbodiesel SRX
Motor: dianteiro, longitudinal, quatro cilindros, 16 válvulas, turbo de geometria variável e intercooler, 2.755 cm3, diesel; Potência: 177 cv a 3.400 rpm; Torque: 45,9 kgfm de 1.600 a 2.400 rpm; Transmissão: automática de seis marchas, tração 4×2 (traseira), 4×4 e 4×4 com reduzida; Direção: hidráulica; Suspensão: independente com braços duplos triangulares, barra estabilizadora e molas helicoidais na dianteira e 4-link (quatro pontos de fixação) com molas helicoidais na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e traseira, ABS e BAS; Rodas: liga-leve aro 18″ com pneus de uso misto 265/60 R18; Peso: 2.130 kg; Capacidades: porta-malas N/D, capacidade de carga 590 kg, tanque 80 litros; Dimensões: comprimento 4.795 mm; largura 1.855 mm; altura 1.835 mm; entre-eixos 2.745 mm; ângulo de entrada 29º, ângulo de saída 25º, altura livre do solo 279 mm; Preço: R$ 220.000 - 5L/225.000 7L (janeiro 2016)Fotos: Toyota SW4 SRX 2016
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