Desenvolvido pela própria Volvo, o motor Drive-E chega às versões esportivas R-Design dos modelos S60, V60 e do XC60. Agora, toda a linha da marca sueca no Brasil passa a contar com a família Drive-E, com potência entre 152 cv (V40 Kinetic) e 320 cv (Novo XC90).
Combinando turbo, compressor mecânico e injeção direta, o T6 Drive-E supera o desempenho de motores seis cilindros, levando vantagem ainda pelo peso mais baixo, além de menor consumo e emissões. No caso do S60 R-Design, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,9 segundos. O V60 e o XC60 R-Design, equipados com o mesmo motor cumprem a tarefa em 6,0 e 6,9 segundos, respectivamente.
Entregando 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, o novo motor está associado a transmissão Geartronic de oito velocidades, sistema Start-Stop e a função Eco+*, que promete economia de até 5% de combustível.
"O conceito que a Volvo buscou na família Drive-E é obter a potência de um motor de seis ou oito cilindros em um bloco de apenas quatro, utilizando a menor quantidade de combustível. Tudo isso mantendo o prazer ao dirigir e reduzindo significativamente as emissões de poluentes”, explica André Bassetto, gerente de produtos da Volvo Cars Brasil.
Fotos: Volvo R-Design
Galeria: Volvo: novo motor T6 Drive-E de 306 cv chega à linha 60 R-Design