E a Volkswagen inicia o plano de aposentadoria do motor 1.0 de quatro cilindros pela linha Fox 2016. O modelo, que marcou a estreia moderno propulsor de 1.0 de 3 cilindros apenas na versão BlueMotion, ganha o propulsor também nas versões Trendline e Comfortline. Além da nova central multimídia App Connect (veja os detalhes aqui), o hatch recebe pequenos retoques no acabamento interno e amplia a gama de cores.
Por dentro, o Fox 2016 passa a vir equipado em todas as versões com ar-condicionado e volante com desenho semelhante ao do Golf. O modelo também passa a ser oferecido com novas cores lançadas pelo hatch médio, sendo as metálicas prata Tungstênio, cinza Platinum e azul Silk e a perolizada preto Mystic, que junto às demais, somam 14 opções.
Boa novidade está presente nas versões com motores 1.0. A partir da linha 2016, as opções de entrada ganham o novo motor 1.0 MPI de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, ate então oferecido somente na versão BlueMotion. Com potência de 82 cv quando abastecido com etanol e de 75 cv com gasolina, o propulsor entrega torque máximo de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, com gasolina. De concepção moderna, se destaca por entregar 85% do torque a 2.000 rpm, o que garante boa agilidade.
Com bloco e cabeçote feitos de alumínio, tem quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, cabeçote com comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. Além disso, também dispensa o tanquinho por contar com o sistema de partida a frio “e-flex”. Outra solução destacada pela engenharia é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote com duas válvulas termostáticas. Assim, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.
Versões e itens de série do VW Fox 2016
A versão de entrada Trendline sai de fábrica equipada com ar-condicionado, direção elétrica, travamento elétrico das portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico, freios ABS, palhetas do limpador de para-brisas "aerowischer", abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo, banco traseiro rebatível (encosto e assento), dois airbags, quatro alto-falantes, dois tweeters e antena no teto, alerta sonoro e visual de faróis acesos, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, faróis duplos com máscara escurecida, lavador, limpador e desembaçador traseiros e rodas de aço aro 15” com pneus 195/55 R15 e calotas. Esta versão pode ser equipada com o novo motor 1.0 de 3 cilindros de até 82 cv e com o veterano 1.6 Flex (8 válvulas) de até 104 cv, ambos associados ao câmbio manual de cinco marchas.
Veja também:
Teste CARPLACE - CrossFox nunca foi tão refinado... e tão caro!
Em busca dos 20 km/l: teste de consumo reúne novo Ka, up! e Fox Bluemotion
A Volkswagen continua oferecendo a versão 1.0 BlueMotion. Os itens de série são os mesmos da Trendline, se diferenciando apenas no conjunto aerodinâmico com grade dianteira específica e os pneus de baixa resistência ao rolamento 175/70 R14.
O opção intermediária é a Comfortline. Com as mesmas opções de motores da Trendline, adiciona espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo com setas integradas, retrovisores elétricos com função tilt down no lado direito, faróis e lanterna de neblina, frisos laterais na cor do veículo, grade dianteira em preto brilhante e sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD-card e AUX-IN . Tomada 12V no console central. Na versão equipada com o motor 1.6, há a opção da transmissão automatizada de 5 velocidades I-Motion.
A partir da versão Highline o Fox passa a ser equipado com o novo motor 1.6 16V MSI bicombustível que entrega até 120 cv de potência câmbio manual de seis marchas. De série adiciona sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, computador de bordo I‐System, alarme com comando remoto, sistema de controle de tração (M-ABS), chave tipo "canivete" com controle remoto, frisos laterais cromados, pedais com apliques em alumínio, ponteira do escapamento dupla, rodas de liga leve aro 15” “Indie” com pneus 195/55 R15, tapetes de carpete, travamento elétrico das portas e porta-malas com controle remoto e volante multifuncional em couro com comando do sistema de som e do "I-System" (com shift padres na versão I-Motion).
O Crossfox, versão de apelo aventureiro, também só sai de fábrica com o motor 1.6 MSI. Em relação à Highline, traz para-choques com desenho diferenciado, moldura na caixa de roda e na lateral do veículo, rack de teto longitudinal, rodas de liga leve aro 15” “Soul” com pneus 205/60 R15 e suspensão elevada.
FOX TRENDLINEMódulo Interativo III - R$ 1.280
- sistema de som com rádio AM/FM, CD‐player, bluetooth, MP3 player e entradas USB, SD‐card e AUX‐IN
- computador de bordo I-System
- volante multifuncional com comando do sistema de som e do "I‐System"
Módulo Conforto completo - R$ 1.430
- “Keyless” ‐ sistema de alarme com comando remoto
- Travamento elétrico das portas e porta‐malas (com controle remoto)
- Vidros elétricos
- 1 luz de leitura dianteira e 2 traseiras
- Chave tipo "canivete" com comando remoto
- Compartimento de bagagens com iluminação e rede porta‐objetos
- Espelhos retrovisores e maçanetas das portas na cor do veículo
- Espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito
- Para‐sol com espelho iluminado para motorista e passageiro
- Porta‐luvas com iluminação
- Tampa do porta‐malas com abertura por controle remoto
- Tomada 12V no compartimento de bagagens
FOX COMFORTLINEMódulo Urban - R$ 3.060
- Tapetes de carpete
- Volante multifuncional em couro com controle do sistema de som e do "I‐System"
- Tampa do porta‐malas com abertura por controle remoto
- Travamento elétrico das portas e porta‐malas (com controle remoto)
- Rede porta‐objetos no porta‐malas
- Tomada 12V no compartimento de bagagens
- "Park pilot" ‐ sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Chave tipo "canivete" com controle remoto
- 1 luz de leitura dianteira e 2 traseiras
- “I‐System com Eco‐comfort” ‐ computador de bordo
- “Keyless” ‐ sistema de alarme com comando remoto
- Rodas de liga leve aro 15” “Indie” com pneus 195/55 R15
Sistema de som Composition Media (com Android Auto e CarPlay) - R$ 2.150Sistema de som Discover Media (com Android Auto, CarPlay e GPS integrado) - R$ 2.900FOX COMFORTLINE 1.6Módulo tecnológico III - R$ 2.070
- "Piloto automático" ‐ controle automático de velocidade
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- "Cornering light" ‐ luz de conversão estática nos faróis de neblina . Faróis com função "Coming Leaving home"
- Sensores de chuva e crepuscular
Módulo Urban com shift paddles - R$ 3.280
- Conteúdo do pacote Urban
- Volante multifuncional em couro com controle do sistema de som e do "I‐System" com shift paddles
FOX HIGHLINESistema de som Composition Media (com Android Auto e CarPlay) - R$ 2.150Sistema de som Discover Media (com Android Auto, CarPlay e GPS integrado) - R$ 2.900
Módulo Tecnológico com sistema de som com navegação "Discover Media" - R$ 4.190
- Sistema de som touchscreen com navegação Discover Media
- "Piloto automático" ‐ controle automático de velocidade
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- "Cornering light" ‐ luz de conversão estática nos faróis de neblina . Faróis com função "Coming Leaving home"
- Sensores de chuva e crepuscular
Módulo Elegance - R$ 3.500
- Teto solar elétrico
- Rodas de liga leve aro 16” “Tango” com pneus 195/50 R16
- Bancos revestidos em couro sintético Native
- Coifa da alavanca de transmissão em couro sintético Native (exceto versão I‐Motion)
- Manopla da alavanca de mudanças revestida em couro (exceto versão I‐Motion)
- Manopla da alavanca do freio de mão revestida de couro
- Revestimento lateral da porta em couro sintético Native
Módulo Segurança I - R$ 1.240
- ESC ("Electronic Stability Control") ‐ Controle eletrônico de estabilidade
- HHC ("Hill Hold Control") ‐ Controle de assistência de partida em rampas/aclives
- ASR ("Anti‐Slip Traction Control") – Controle de tração com função ativa de freio
- EDS ("Electronic Differential Locker") – Bloqueio eletrônico do diferencial
- HBA ("Hydraulic Brake Assist") ‐ Sistema de assistência à frenagem
- "Cornering light" ‐ Luz de conversão estática nos faróis de neblina
CROSSFOX
Módulo Elegance - R$ 3.500
- Teto solar elétrico
- Rodas de liga leve aro 16” “Country” com pneus 195/55 R16
- Bancos revestidos em couro sintético Native
- Coifa da alavanca de transmissão em couro sintético Native (exceto versão I‐Motion)
- Manopla da alavanca de mudanças revestida em couro (exceto versão I‐Motion)
- Manopla da alavanca do freio de mão revestida de couro
- Revestimento lateral da porta em couro sintético Native
Módulo Tecnológico com sistema de som com navegação "Discover Media" - R$ 4.190
- "Piloto automático" ‐ controle automático de velocidade
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- "Cornering light" ‐ luz de conversão estática nos faróis de neblina
- Faróis com função "Coming & Leaving home"
- Sensores de chuva e crepuscular
- Sistema de som touchscreen com navegação Discover Media
Módulo segurança II com função off‐road - R$ 1.240
- ESC ("Electronic Stability Control") ‐ Controle eletrônico de estabilidade
- HHC ("Hill Hold Control") ‐ Controle de assistência de partida em rampas/aclives
- ASR ("Anti‐Slip Traction Control") – Controle de tração com função ativa de freio
- EDS ("Electronic Differential Locker") – Bloqueio eletrônico do diferencial
- HBA ("Hydraulic Brake Assist") ‐ Sistema de assistência à frenagem
- "Cornering light" ‐ Luz de conversão estática nos faróis de neblina
Sistema de som Composition Media (com Android Auto e CarPlay) - R$ 2.150Sistema de som Discover Media (com Android Auto, CarPlay e GPS integrado) - R$ 2.900
Galeria: Mais caro, VW Fox 2016 adota 1.0 de 3 cilindros de vez - veja versões e preços