Flagra: VW Golf TSI nacional deve trocar câmbio DSG pelo Tiptronic

Flagra: VW Golf TSI nacional deve trocar câmbio DSG pelo Tiptronic

Flagra: VW Golf TSI nacional deve trocar câmbio DSG pelo Tiptronic Flagra: VW Golf TSI nacional deve trocar câmbio DSG pelo Tiptronic
As novidades da versão brasileira do Golf, prevista para breve, irão além da nova versão de entrada com motor 1.6 16V (veja nosso flagra clicando aqui). Informes de gente ligada à VW dão conta de que o modelo com propulsor 1.4 TSI (que ganhará injeção flex e entregará 150 cv) será equipado com o câmbio automático convencional Tiptronic de seis marchas (caixa AQ250) no lugar do atual automatizado DSG de sete velocidades e dupla embreagem do Golf importado.
A mudança teria sido motivada por questões de confiabilidade, haja vista que uma das reclamações dos atuais proprietários do Golf é justamente o barulho metálico do DSG de sete marchas (caixa seca) em pisos irregulares. Até então, a combinação entre o motor 1.4 TSI (turbo e injeção direta) era inédita em todo o mundo, mas recentemente o Jetta vendido nos EUA ganhou essa configuração - que deve pintar por aqui não só no Golf, mas também no Audi A3 Sedan brasileiro e no próprio Jetta 1.4 TSI flex.
Atualmente oferecida no Jetta 2.0 8V e no Tiguan 2.0 TSI, a transmissão Tiptronic é conhecida por sua robustez e suavidade de funcionamento, mas, com o tradicional conversor de torque, não oferece a mesma rapidez de trocas da caixa DSG. Ou seja, não espere do Golf Tiptronic o mesmo desempenho ou consumo do DSG, muito menos a esportividade garantida pela quase ininterrupção de torque entre as mudanças de marcha.
Outra simplificação do Golf nacional pode acontecer na suspensão traseira. Já é sabido que a versão 1.6 terá eixo de torção no lugar do sistema multilink do modelo importado, mas é possível que isso aconteça também no modelo 1.4 TSI - novamente por conta de reclamações de proprietários sobre barulhos na suspensão traseira do carro atual.
A se confirmarem essas mudanças, o Golf brasileiro perderá duas de suas armas perante à concorrência. Como mostra esse flagra feito por nossa equipe, o hatch médio segue firme nos testes finais pré-produção. O carro das fotos estava todo instrumentado na parte interna e com um "recado" no painel falando sobre o Auto-Hold - função que o modelo perdeu recentemente em favor do Hill Assist quando trocou o freio de estacionamento eletrônico pela tradicional alavanca. Será que o recurso volta na versão nacional? Consultada, a Volkswagen preferiu não comentar o assunto.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com