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Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW

Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW

Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW
Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW
Com aumento de 35% nas exportações em 2015 na comparação com o ano anterior, a Volkswagen foi a marca que mais vendeu ao exterior. Ao todo, foram 124.959 unidades embarcadas para 16 países. O crescimento foi de 10% em relação ao registrado pelo setor automotivo (24,8%), de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).
Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW
Líder na quantidade de unidades embarcadas, a Volkswagen também foi a montadora que mais faturou com exportações - a quantia total foi de US$ 1,27 bilhões - o que a coloca entra as 25 maiores empresas exportadoras do país, segundo dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Volkswagen Fox 1989 (EUA) O Gol lidera a lista dos modelos mais exportados, com 54.834 unidades. Em seguida vêm o Voyage  (22.406), Saveiro (19.883) e up! (16.554). O principal destino é a Argentina (68.788), onde o Gol foi o carro mais vendido no ano passado.
Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW
Em 2015, o up! passou a ser exportado para o Uruguai, México e Peru, além da Argentina, onde o modelo já é vendido desde seu lançamento no Brasil. Além disso, o CroosFox voltou a ser embarcado para o México e a Saveiro Cross Cabine Dupla chegou a Argentina. VW Gol GIII produzido em CKD no Irã Primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, a unidade brasileira já exportou mais de 3,4 milhões de unidades para 147 países.
Gol a diesel, CKD no Irã, Passat Iraque: 10 curiosidades sobre as exportações da VW
Veja 10 curiosidades sobre as exportações da VW do Brasil:
  • As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
  • Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
  • Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
  • Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo, com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
  • O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
  • Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
  • Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México, Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
  • Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
  • Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006, sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
  • China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.

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Foto de: Redação
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