Apesar da queda no volume geral de vendas de automóveis no Brasil, um segmento anda embalado: o de utilitários e SUVs. Para atender a demanda que não para de crescer, a Michelin lançou o novo pneu LTX Force, de uso misto, voltado para picapes e utilitários esportivos.
A estratégia com o lançamento do novo pneu é acompanhar o segmento que simplesmente dobrou o volume de vendas nos últimos 10 anos. Além do aumento de opções no segmento de SUVs no país, a marca também citou a parcela significativa de veículos utilizadas no agronegócio.
Atualmente, o profissional que trabalha em áreas como mineração, agropecuária ou agricultura tem um estilo de vida diferente, sendo que uma grande parcela se desloca diariamente da zona rural para a cidade, quase sempre a bordo de picapes e utilitários esportivos.
Essa mudança no estilo de vida também reflete na mudança da frota automotiva. Segundo Ruy Ferreira, diretor comercial da Michelin da América do Sul, essa tendência de aumento do segmento continua com a previsão de 30 novos modelos nos próximos anos. Vale lembrar que toda a fabricante de pneus também contribui diretamente no desenvolvimento de um novo veículo, sendo este o motivo da projeção dos lançamentos.
Voltado para uso misto, o novo pneu Michelin LTX Force chega com a proposta de oferecer desempenho superior tanto no asfalto como em terrenos sem pavimento. Segundo a marca, o novo pneu oferece, em comparação com a média dos concorrentes, frenagem em até 2 metros antes em solo molhado e um melhor controle em situações de aquaplanagem, além de citar a capacidade de rodar até 35% mais.
Uma das novidades que contribuem para isso é a tecnologia Compactread, a qual permite maximizar a durabilidade e aderência. Com esta tecnologia, o pneu consegue ter blocos de borracha mais altos, porém, recebe um reforço entre os blocos que minimiza a deformação durante a frenagem, aumentando a área de contato com o solo e maximizando a aderência no molhado.
Para a rodagem fora da estrada, a Michelin recorreu à experimentos no Rally Dakar para oferecer maior capacidade de tração e robustez. Assim, além do composto de borracha diferenciado, tem desenho que avança sobre as laterais do pneu, gerando um reforço nessa zona crítica em uso off road.
Neste vídeo, a Michelin explica um pouco mais sobre a tecnologia CompactTread:
https://www.youtube.com/watch?v=2Ex82NczcZs
CARPLACE participou de alguns testes práticos para analisar a diferença entre o Michelin LTX Force e um pneu concorrente no Autódromo Roberto Mouras de La Plata, em Buenos Aires. O primeiro teste foi o de frenagem com asfalto molhado. Com pilotos profissionais, uma picape Ranger foi equipada com um pneu Bridgestone e após oito passagens, conseguiu a média de 36,9 m para frear de 80 km/h a zero. Na sequencia, o mesmo veículo com o pneu Michelin, com o mesmo piloto, obteve a média de 34,1 m na mesma tarefa, ou seja, uma diferença de 2,8 m a menos.
O segundo teste foi o de aquaplanagem em curva. Neste caso, foi montado um espelho com 7mm de água em uma curva do autódromo. Inicialmente, passando a 60 km/h, as duas picapes mantiveram a trajetória sem problemas. Na sequência, os pilotos cravavam 85 km/h para fazer exatamente o mesmo percurso. Com o pneu GoodYear, a Hilux aquaplanou, fato que foi visível externamente e logo depois a bordo. Repetindo exatamente o mesmo processo com os pneus Michelin, a picape manteve sua trajetória sem nenhum tipo de desvio de percurso, fato que demonstrou na prática a superioridade em relação a este concorrente.
Apesar do nosso teste rápido, a Michelin tem o amparo de dois renomados institutos de testes e validação: a Dekra e TÜV. Com metodologia extremamente rígida, as duas empresas comprovaram os números superiores do pneu da Michelin em em testes com pneus comprados no mercado brasileiro, na categoria de pneu misto, na dimensão 265/70 R16 112 T (entre eles, Pirelli Scorpion ATR, Goodyear Wrangler Adventure).
Para finalizar, percorremos um circuito fora de estrada em um Renault Duster. Em velocidades medianas, variando entre 60 e 80 km/h, foi possível notar boa aderência nas estradas de terra. Também foi possível passar em valetas, deformações e quebra-molas sem as tradicionais derrapadas nas saídas. Outro ponto observado foi o ruído de rolagem inferior à média.
Apesar das várias medidas disponíveis, a Michelin citou apenas o preço estimado de R$ 800 para a medida 265/70 R16.
Por: Fábio Trindade, de Buenos Aires - ArgentinaViagem a convite da Michelin
Galeria: Na onda dos utilitários, Michelin lança pneu LTX Force para uso misto