Quando todos imaginavam que a Volkswagen sairia na frente com o Golf nacional, veio a irmã Audi e lançou seu A3 Sedan brasileiro na frente, já com as versões 1.4 turboflex e 2.0 turbo. Pois agora quem parece estar prontinho para a estreia é o Jetta 1.4 turboflex, talvez antes mesmo do Golf, que agora está previsto para fevereiro. O fato é que flagramos o sedã dando sopa próximo da fábrica da VW em São Bernardo do Campo, e de capô aberto...
A cobertura levantada nos permitiu observar que lá não estava o motor 2.0 TSI que equipa a versão topo de linha. Também não era o antigo 2.0 8V que está para se aposentar. Comparando as imagens com as que temos do novo Audi A3 Sedan 1.4, não tivemos dúvidas: trata-se mesmo da versão 1.4 turboflex do Jetta, que deverá ostentar os mesmos números do irmão chique, rendendo 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
A diferença, em relação ao Golf e ao próprio A3, é que o Jetta vai manter a suspensão traseira multilink que já existe hoje desde a versão 2.0 8V de entrada - vale lembrar que o Jetta usa uma plataforma mais antiga que a MQB do A3/Golf. O câmbio será o conhecido automático Tiptronic de seis marchas, já usado no Jetta 2.0 8V, mas com a vantagem do motor turbo com sua farta entrega de torque.
Fabricado na planta da Anchieta, o Jetta será ofertado nas versões 1.4 turbo, pouco acima dos R$ 80 mil, e 2.0 turbo (que hoje ainda vem do México), ao redor dos R$ 100 mil, sendo que esta mantém os 211 cv e o câmbio DSG de dupla embreagem e seis marchas. Outras coisas que notamos no carro flagrado foram a presença de lanternas escurecidas (tipo fumê) e o logotipo TSI com o "SI" em vermelho, enquanto no 2.0 turbo apenas o "I" é vermelho. O lançamento deverá ocorrer em breve.
Fotos: CARPLACE (proibida reprodução sem autorização prévia)
Galeria: Flagra: pegamos o novo VW Jetta 1.4 TSI Flex de capô aberto!