Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história

Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história

Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história Longe do Brasil, Hyundai Sonata comemora 30 anos de história
A Hyundai celebra nesta semana o aniversário de 30 anos do Sonata. Originalmente lançado em 1985, o modelo tinha tração traseira e trazia a carroceria bicolor como principais destaques. A segunda geração chegou ao mercado em 1988 e adotava tração apenas no eixo dianteiro como forma de melhorar a eficiência. As linhagens seguintes foram apresentadas em 1993 e 1998, com notáveis ganhos em mecânica e tecnologia. O design, porém, ainda seguia morno.
Em 2004, a quinta geração elevou o patamar da Hyundai na categoria e começou a de fato incomodar a concorrência. A sexta geração, lançada em 2009, foi a que de longe mais se destacou. Nesta linhagem o Sonata alcançou números expressivos de vendas especialmente nos Estados Unidos e ficou lembrada no mercado pelo design fiel à famosa filosofia "escultura fluida". Foi a encarnação que mais emplacou no Brasil e a última a ser oferecida por aqui, já que teve importações interrompidas em 2014.
A atual e sétima geração estreou no ano passado no Salão de Nova York, sendo a mais tecnológica da história do modelo. É oferecida na América do Norte com motores 2.4 GDI de 185 cavalos e 2.0 turbo de 245 cv, além de uma configuração híbrida. Apesar de estar há mais de um ano no mercado, a atual linhagem ainda não tem previsão de chegada ao mercado brasileiro.
Ao longo dos 30 anos de história, o Sonata emplacou mais de 7,3 milhões de unidades em todo o mundo, sendo 2,3 milhões de exemplares só nos EUA. Galeria: Hyundai Sonata
Envie seu flagra! flagra@motor1.com