Nesta quarta-feira (04), o chefão da FCA, Sergio Marchionne, confirmou que o primeiro modelo a sair da nova fábrica do Grupo Fiat em Goiana (PE) será o novíssimo Jeep Renegade. O pequeno utilitário começa a ser produzido no Brasil em 2015. De acordo com a marca, ele será vendido em mais de 100 países e começa a ser feito na Itália, com vendas na Europa já no último trimestre deste ano.
Ingressando no segmento de SUV's compactos, o utilitário alia praticidade e modernidade para uso urbano e vocação aventureira para o uso off-road, como é de praxe nos Jeep. Um dos destaques é o primeiro câmbio automático de nove marchas disponível no segmento. Haverá dois tipos de tração 4x4: Jeep Active Drive (sistema 4x4 permanente) e Jeep Active Drive Low (sistema 4x4 permanente com a função de multiplicar o torque, como uma tração reduzida)
O Renegade também é o primeiro off-road pequeno com desconexão do eixo traseiro e caixa de transferência, para maior economia de combustível. O sistema é ativado automaticamente quando a tração nas quatro rodas se torna desnecessária. Além disso, ele é o primeiro modelo da marca a contar com os amortecedores de frequência seletiva (FSD) da Koni, que confere melhores características de aderência no asfalto e de dirigibilidade.
Como será um modelo global, presente em dezenas de países, o Renegade terá até 16 combinações de motores e câmbios. Alguns dos conjuntos mecânicos usados globalmente serão produzidos no Brasil, na fábrica de Campo Largo, no Paraná. Serão cinco motores a gasolina, dois a diesel e quatro transmissões, sendo uma automática, uma automatizada de duas embreagens e duas manuais. Outra atração é a presença do sistema start-stop em todas as versões, até mesmo com o motor E.TorQ. Veja as opções já divulgadas pela Jeep:
Gasolina
• 1.6 E.TorQ com Stop&Start e câmbio manual de cinco marchas (4x2)
• 1.4 MultiAir2 com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou DDCT (4x2)
• 1.4 MultiAir Turbo com câmbio manual de seis marchas (4x2 e 4x4)
• 1.4 MultiAir2 Turbo com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4x2 e 4x4)
• 2.4 Tigershark com câmbio automático de nove marchas (4x2 e 4x4)
Diesel
• 1.6 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas (4x2)
• 2.0 MultiJet II com Stop&Start e câmbio manual de seis marchas ou automático de nove (4x4)
Galeria: Jeep Renegade de entrada terá motor E-Torq 1.6 16V e tração dianteira