Em 1989, a Volkswagen do Brasil decretou que o dia 20 de janeiro seria o Dia Nacional do Fusca. Desde então, o ato se tornou sagrado para os fãs e simpatizantes do compacto famoso no mundo inteiro.
Revolucionário, ele foi lançado em 1935 na Alemanha pelo projetista Ferdinand Pieche. Sofreu diversas alterações até 1938, quando passou a ser produzido em série e ganhou formato semelhante ao Fusca que ganharia o mundo nas décadas seguintes.
Em 1959 ele começou a ser fabricado no Brasil, seguindo uma trajetória de sucesso até 1986, quando saiu de linha pela primeira vez. Em 1993, o presidente Itamar Franco decretou a volta do Fusca como "carro popular". Com relativo sucesso, o Besouro continuou a ser produzido até 1996, quando saiu de cena definitivamente do nosso mercado. No México, o último país a produzi-lo, o Fusca continuou sendo produzido até 2003.
O Fusca clássico teve o fim de sua história decretada em 2003, uma lástima para muitos. Desde então, o modelo cheio de carisma fez parte da história de muitos brasileiros e recebeu centenas de "apelidos". Para comemorar, o CARPLACE listou alguns deles. Confira a lista abaixo: