Durante uma apresentação técnica realizada nesta semana em Wolfsburg, na Alemanha, a Volkswagen apresentou uma importante novidade no segmento de motores a diesel. Conforme explica a marca, trata-se de um propulsor 2.0 TDI alimentado por um turbo elétrico capaz de desenvolver impressionantes 272 cavalos de potência e (estimados) mais de 50 kgfm de torque máximo. Batizado de EA288, o motor foi projetado para atender aos mais rigorosos padrões de emissões de poluentes que entrarão em vigor na Europa a partir de 2020.
Conforme explica a Volks, os números e a eficiência do propulsor (a marca fala em 25,5 km/l de consumo médio) são creditados a um série de tecnologias. Entre elas, destaque para o turbocompressor operado eletricamente com dois estágios e um novo sistema de injeção Common-Rail de alta pressão. O motor é até mesmo mais potente que o 3.0 V6 TDI usado pelo Touareg 4x4 e pode ser encontrado em uma versão mais branda, com 240 cv, na nova geração do Passat.
A marca ainda não confirma quais modelos usarão o novo motor, mas fontes adiantam que poderá ser visto a partir de 2016 em modelos como a versão de produção do CrossBlue, além dos próprios Touareg e Passat.
Galeria: VW: motor 2.0 TDI com turbo elétrico chega aos 272 cv e faz até 25,5 km/l