Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia

Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia

Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia
A Lada confirmou nesta semana que finalmente encerrou a produção do velho Samara na Rússia. Nascido em 1984 com a proposta de ser um veículo barato e resistente, o modelo foi responsável por levar o nome da marca aos mercados internacionais e até hoje é considerado um dos mais populares carros russos. As linhas de montagem do veterano foram paralisadas no último dia 24 e caberá ao Granta, já à venda, a missão de preencher a lacuna formada. De acordo com a Lada, a última unidade produzida do Samara foi equipada com um motor 1.6 a gasolina de 81 cv e torque de 13,4 kgfm. Dados de fábrica apontam 160 km/h de velocidade máxima e consumo médio de 13,8 km/l, com o bloco trabalhando sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas. A identidade do derradeiro comprador não foi divulgada.

Lada Samara no Brasil

Apesar de ser um sucesso incontestável na Rússia, o Samara não agradou tanto ao público brasileiro. O modelo chegou ao país na década de 1990 com a reabertura das importações, sendo um dos primeiros modelos estrangeiros por aqui. As vendas nos primeiros anos empolgaram, mas com o passar do tempo ficou evidente a falta de preparo da marca no pós-venda e diversos problemas de adaptação do modelo, até mesmo pelo fato de estar configurado para usar gasolina pura e não com a mistura de etanol usada por aqui. Leia mais sobre a história do Lada Samara no Brasil clicando aqui.
Envie seu flagra! flagra@motor1.com