Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia
Veterano de quase 30 anos, Lada Samara finalmente sai de linha na Rússia
A Lada confirmou nesta semana que finalmente encerrou a produção do velho Samara na Rússia. Nascido em 1984 com a proposta de ser um veículo barato e resistente, o modelo foi responsável por levar o nome da marca aos mercados internacionais e até hoje é considerado um dos mais populares carros russos. As linhas de montagem do veterano foram paralisadas no último dia 24 e caberá ao Granta, já à venda, a missão de preencher a lacuna formada.
De acordo com a Lada, a última unidade produzida do Samara foi equipada com um motor 1.6 a gasolina de 81 cv e torque de 13,4 kgfm. Dados de fábrica apontam 160 km/h de velocidade máxima e consumo médio de 13,8 km/l, com o bloco trabalhando sempre associado a um câmbio manual de cinco marchas. A identidade do derradeiro comprador não foi divulgada.
Lada Samara no Brasil
Apesar de ser um sucesso incontestável na Rússia, o Samara não agradou tanto ao público brasileiro. O modelo chegou ao país na década de 1990 com a reabertura das importações, sendo um dos primeiros modelos estrangeiros por aqui. As vendas nos primeiros anos empolgaram, mas com o passar do tempo ficou evidente a falta de preparo da marca no pós-venda e diversos problemas de adaptação do modelo, até mesmo pelo fato de estar configurado para usar gasolina pura e não com a mistura de etanol usada por aqui. Leia mais sobre a história do Lada Samara no Brasil clicando aqui.
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lada Iskra 2025 é versão adaptada do Logan que foi cancelado no Brasil
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Duster seria 'pai' do próximo Lada Niva, mas Rússia mudou planos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Lada Niva finalmente ganha freios ABS aos 47 anos de idade