Além da discussão entre Golf e Focus, Volkswagen e Ford protagonizam mais uma boa briga que será benéfica para nós consumidores. Enquanto a marca norte-americana comemora o título de "Engine of the Year" (motor do ano) conquistado pelo seu 1.0 EcoBoost, a alemã também festeja mais um título do seu propulsor 1.4 TSI na categoria entre 1 e 1,4 litros.
Com a edição deste ano, o motor TSI de 1,4 litro a gasolina da Volkswagen conquista o prêmio pela nona vez consecutiva na categoria entre 1 e 1,4 litro. O resultado coloca este motor como o mais bem sucedido da história desse concurso internacional de tecnologia de motores.
Ao lado do motor 1.0 EcoBoost da Ford, o motor 1.4 TSI da Volkswagen é a prova de que o downsizing já é a realidade para carros de diversos segmentos. Hoje, até mesmo o segmento de médios, que no Brasil se caracterizava por motores de alta cilindrada, começa a se render aos pequenos e eficientes propulsores que já são presença constante na Europa e no resto do mundo.
Na Europa, o Focus já utiliza o motor "mil" com grande sucesso, ao passo que o Golf, nasceu com a opção 1.4 TSI e, por enquanto, é a opção de entrada aqui no Brasil.
Para quem ainda resiste a ideia de um carro médio com motor menor que 1.6, segue um aviso: num futuro não muito distante, o segmento de médios se renderá aos motores ainda mais compactos e eficientes, o que inclui os propulsores de 3 cilindros. E não adianta torcer o nariz...
Galeria: Downsizing: motor 1.4 TSI da Volkswagen é premiado pela nona vez consecutiva