Seguindo a mesma receita utilizada pelo Audi A3 Sportback, a Volswagen apresenta no Salão de Xangai o novo Gran Lavida. Com visual que mescla elementos de uma perua com as de um hatch, o novo modelo exclusivo para o mercado chinês é a nova opção da marca alemã para quem precisa de mais espaço.
Oficialmente, a Volkswagen classifica a Gran Lavida como uma versão station wagon do Lavida, sedã de grande sucesso no mercado chinês. O estilo da tampa do porta malas e inclinação do teto na parte traseira transmitem uma proposta mais moderna ao modelo, além de remeter ao carro da marca premium do Grupo VW.
Em termos de acabamento e motorização, não há diferença em relação ao sedã. A nova perua estará à venda na China no fim deste ano com opções de motores 1.6 e 2.0 além do 1.4 TSI turbo de 140 cavalos de potência.
Novo Santana Quantum?
Em tempos que carros do passado começam a ressuscitar, logo nos vem à mente que um carro com visual semelhante poderia ser uma "Santana Quantum" do futuro. No entanto, como a Volkswagen reforçou em todos os comunicados, o Gran Lavida (construído sobre a plataforma do antigo Jetta) é um modelo criado especificamente para o mercado chinês.
Por aqui, quem voltará mesmo é o Santana, modelo que ressurgirá como uma opção de muito espaço interno e posicionamento entre o Voyage e o Jetta. Será que cabe uma versão perua dele também?