Com a queda nas vendas das peruas, quem agradece são as minivans. Confira agora os resultados definitivos dos monovolumes e minivans mais vendidas em 2012.
MONOVOLUMES
Segmento que registrou crescimento de 9,1% no ano passado, os monovolumes pequenos conquistaram a preferência de 144.157 consumidores. O líder, assim como em 2011, foi o Honda Fit (38.623), com quase 27% de participação de mercado e uma evolução superior a 34%.
Fiat Idea (26.243), praticamente estável (+0,7%), e Citroën C3 Picasso / Aircross (21.040), em pequena queda (-1,8%), completaram o pódio. Única novidade de 2012, a Chevrolet Spin completou seu 1º ano de vida em 4º, com 18.930 unidades.
O ano também marcou a aposentadoria da veterana Chevrolet Meriva, 7ª colocada com 11.529 unidades. Lanterna da lista, o Renault Kangoo (versão de passageiros) registrou apenas 16 unidades e foi também quem mais perdeu espaço (-99,5%).
Observação: Chevrolet Spin não era comercializada em 2011.MINIVANS
Em franca decadência, o segmento de minivans terminou 2012 com apenas 12.438 unidades emplacadas, uma queda de 43,7% na comparação com o ano anterior, e com a aposentadoria da líder Chevrolet Zafira (4.194).
Principal candidata a assumir o trono em 2013, a chinesa JAC J6 (2.691) foi a única entre as primeiras colocadas a crescer no período (+7,5%), derrotando a Citroën Xsara Picasso (2.474), outra que se despediu no ano passado, por pouco mais de 200 unidades.
Último colocado e com a maior queda (-76,2%), o Mercedes-Benz Classe B emplacou apenas 212 unidades, boa parte delas da nova geração apresentada nos últimos meses do ano.
Por Thiago Parísio / Fonte: Fenabrave
Galeria: Especial "Campeões de 2012": Monovolumes e minivans mais vendidas no Brasil