A chinesa JAC inaugurou nesta semana a pedra fundamental de sua primeira fábrica no Brasil. A unidade, custeada por um investimento de 600 milhões de dólares, será localizada no complexo industrial de Camaçari, na Bahia, e começará a operar por volta de 2014. Para comemorar o feito, a marca enterrou uma unidade do hatch J3 numa espécie de cápsula do tempo que será aberta apenas em 2032.
A nova fábrica será responsável pela produção de um modelo específico para o mercado brasileiro que já se encontra em fase avançada de desenvolvimento. A meta é produzir anualmente cerca de 100 mil unidades e substituir os modelos J3 hatch e sedan (Turin). O empreendimento é resultado da joint venture da JAC com o grupo SHC, de Sergio Habib.
A cápsula do tempo, idealizada por Habib, foi enterrada nas imediações da futura fábrica e contém cerca de 2 mil mensagens recebidas pela internet, objetos como iPhone, vidro de geleia e lata de Coca-Cola, além da primeira unidade do J3 a desembarcar no Brasil, com mais de 243 mil quilômetros rodados. A expectativa é desenterrar a cápsula em 26 de novembro de 2032.
Fonte: JAC