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Eurobike Advanced Driving School: A experiência de se tornar um piloto profissional

Eurobike Advanced Driving School: A experiência de se tornar um piloto profissional

Eurobike Advanced Driving School: A experiência de se tornar um piloto profissional
Eurobike Advanced Driving School: A experiência de se tornar um piloto profissional
A convite da Volvo, tivemos a oportunidade de fazer um dos melhores cursos de formação de piloto do Brasil: o Eurobike Advanced Driving School. Ministrado pela equipe MC Tubarão, o curso conta com equipamentos profissionais de primeira linha para todos os alunos e carros do modelo Volvo C30 preparados para competições oficiais. O melhor de tudo: você também pode se tornar um piloto federado. Como o curso forma pilotos profissionais, o local das aulas foi o Autódromo Internacional de Velopark, localizado em Nova Santa Rita no Rio Grande do Sul. A categoria inicial do treinamento é a chamada "Precision". Além do local apropriado, o material "didático" desta categoria é o seguinte: Carro: Volvo C30 com motor 2.0 de 185hp limitado em 4.000 RPM; Pneus radiais; 16 Alunos por turma; 9 Carros disponíveis;
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Após ser graduado no Precision, é possível aperfeiçoar suas habilidades e técnicas de condução com mais potência na categoria Performance, onde o carro passa a ter limite de 5.000 RPM e os pneus já são do tipo slick. O graduado nesta categoria pode se submeter a uma prova aplicada pela CBA (Confedereção Brasileira de Automobilismo) e tirar sua carteira de piloto federado, estando apto a disputar diversas competições profissionais. Fazendo o curso Precision Por Fábio Trindade
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À convite da Volvo, lá fui eu para esta árdua tarefa. O curso começou às 08h30 do sábado, dia 26 de novembro, no Autódromo de Velopark. Após assinar os termos de compromisso, matrícula/contrato, já tive a primeira experiência como piloto: equipamento oficial. Macacão oficial de competição com diversas camadas de proteção (fato que o deixa bem grosso) e certificado, bala clava também de competição (também grossa), luvas e capacete. Tudo tranquilo se a temperatura não estive em torno de 30° e muito sol. Para facilitar, vou dividir a explicação em quatro etapas.
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Primeira Etapa: Aula teórica A primeira etapa, que consumiu praticamente a parte da manhã toda, foi uma aula teórica com apostila ministrada por um piloto oficial, campeão em várias competições de pista e endurance, federado pela CBA e responsável pelo autódromo de Velopark. Apesar de cansativo, a parte teórica traz muitas dicas e experiências, exemplos de situações de emergência vividas por pilotos em competição, dicas de como conduzir um carro de competição, controle, equipamentos de segurança, melhores práticas, sinalizações de pista e código desportivo da CBA.
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Segunda Etapa: Aula Prática I A segunda etapa, aconteceu na parte da tarde. Depois de um brieffing da equipe MC Tubarão, fomos para a pista conhecer o traçado, mas dentro de uma van. Todos os trechos detalhados, com pontos de aceleração, frenagem além da tangência ideal das curvas. Logo após, começou a ficar mais interessante. Nos carros equipados com dois assentos, foi a vez de conhecer o traçado como passageiro de um piloto profissional. Primeira volta tranquila, só para conhecer, e da segunda em diante já com giro alto do motor.
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Bem, tudo muito legal, mas o que nós queríamos era acelerar. A partir daquele momento, duplas definidas e os carros ajustados. No meu caso, faltou unidades com pneu radial e já tive que pular de fase, iniciando o treinamento já com pneus do tipo slick. Fiz o treinamento com o carro número 2. Ao entrar no cockpit, com todo o equipamento de segurança ok, mais alguns minutos ajustando o cinto de segurança de quatro pontos, coloco o volante na coluna de direção, aciono a chave de energia geral, em seguida a chave da bomba de combustível, ignição e por fim, o botão Start para ligar o motor. Depois disso, ainda é preciso ligar a chave da direção hidráulica. O ronco do motor e o escapamento aberto agradam e a adrenalina já sobe. Hora de ir para a pista. Uma tarefa muito importante no curso é aprender a controlar o carro pelo giro do motor. Não tem velocímetro. Como é limitado a 4.000 rpm, o ideal é fazer as trocas de marcha praticamente em 3.950 rpm, pois se chegar em 4.000 rpm, o sistema corta e a rotação cai para 3.900 rpm. Em duas voltas isto já estava resolvido. Nas primeiras voltas, apesar dos indicativos de melhor ponto de frenagem, sempre testamos mais. Na próxima volta, vou frear depois da placa de 100 m, vou atacar a tangência antes e já acelerar. Cada um vai pegando o seu jeito, estabelecendo a sua forma de guiar.
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Dentro do carro, um cronômetro indica o tempo das três melhores voltas, e em paralelo, a equipe vai medindo o seu tempo do lado de fora. É muito interessante ver a evolução. Também é muito difícil baixar 1 segundo na volta. Nas primeiras voltas, estava virando com o tempo médio de 1m24s. Na segunda bateria, consegui baixar o tempo para 1:21s. Mais tentativas, mais erros, novos acertos. Tirei dúvidas com equipe, mostrando as dúvidas em uma lousa com o traçado da pista. Mais uma bateria, a última, e com base na conversa, melhorei ainda mais o tempo. Fechando o dia, consegui a sequência de 1m19s41, 1m19s78 e a melhor do dia, justo a última, com 1m19s05. Como parâmetro, o desempenho de um piloto profissional com o carro limitado a 4.000 rpm é de 1m17s nesta pista.
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Terceira Etapa: Aula Prática II Após o descanso, todos de volta no domingo de manhã. Com sol forte, já iniciamos o dia na pista, aproveitando o asfalto ainda frio. Traçado na cabeça, ideias de como melhorar o tempo também, e começamos novamente. Logo na primeira bateria já virei 1m21s e fui evoluindo. Para não ficar muito repetitivo, depois de 4 baterias de 7 voltas, na antepenúltima consegui fazer o tempo de 1m18s54, na penúltima 1m18s76 e na última, inacreditavelmente, 1m18s54 de novo! É impressionante a quantidade de variáveis, possibilidades de erros e acertos que a pista permite e os tempos foram idênticos. Pausa para almoço. Quarta Etapa: Aula Prática III Até então, alguns cones indicavam o melhor ponto de frenagem. Na última parte do treinamento, os cones são retirados e você fica por conta. E as coisas parecem melhorar, porque o instinto entra em ação e o seu limite também, deixando a referência que às vezes atrapalha. No entanto, a temperatura no período da tarde aumentou muito, ficando próximo de 35° C. Debaixo de um grosso macacão, bala clava, luvas e capacete, isso pesa muito. A pista também interfere. O resultado é que praticamente ninguém conseguiu melhorar o tempo. Eu fiquei na casa de 1m19s, e como estava no fim, aproveitei o carro. Rodei também. Passei por cima da zebra. Errei traçado. Só não bati o carro. Ainda bem. Saí do curso com uma nova visão de direção, uma técnica mais apurada, entendendo mais os limites de um carro e seu tipo de pneu, os avisos que ele dá antes para que você o controle adequadamente e o mais importante, agora sei como é a vida de piloto. Baixar o tempo em um segundo? É difícil.
Eurobike Advanced Driving School: A experiência de se tornar um piloto profissional
O curso é projetado para os amantes do automobilismo que querem experimentar as técnicas e os veículos preparados para autódromo. Com uma excelente equipe, tanto de instrutores como de piloto, considero um dos melhores, caminhando em passos largos, para se tornar uma referência no Brasil. Mais informações: Eurobike Advanced Driving School Telefone: (51) 3373-7678 Rua Pereira Fanco, 407 - Bairro São João - Porto Alegre/RS Site: www.advanceddrivingschool.com.br Valores: Curso Precision: R$ 3.700 Curso Performance: R$ 4.700 Curso Master*: R$ 4.700 *Carro limitado em 6.000 RPM com motor de 2.0 de 250 cv. Você também pode ser um piloto! E com tudo pago pela Volvo! Já pensou em participar de um curso como este com tudo pago? Neste mês, a Volvo vai presentear uma pessoa com um curso totalmente pago (incluindo passagens e hospedagens) para o Curso Precision da Eurobike Advanced Driving School. O curso, o último deste ano, será no mesmo local, no Autódromo de Velopark. Para participar basta acessar a página Atrevido Notável da Volvo no Facebook, que este mês tem como homenageado o Ayrton Senna, preencher o formulário e informar um link para uma imagem, vídeo ou simplesmente um texto criativo relacionado ao Ayrton Senna, que é a personalidade do mês. A resposta mais votada será premiada. Confira o regulamento completo. Galeria de Fotos

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