Lançado no Brasil em 2002, o Polo se destacou por trazer novas tecnologias, um vasto pacote de itens de conforto e conveniência e também pela excelente dirigibilidade. Em 2007 o modelo ganhou sua primeira reestilização no Brasil. Na linha 2012, pequenas alterações visuais tentam dar fôlego ao modelo até a possível chegada da nova geração. Se o visual mudou pouco, ao volante o comportamento do carro continua o mesmo. Veja mais fotos, as impressões ao dirigir e também os itens de série e opcionais de todas as versões.
O prazer ao dirigir continua sendo uma característica marcante do Polo. Segundo a marca, este é o resultado de um aprimorado acerto de suspensão e da excelente rigidez torcional da carroceria, o que garante maior estabilidade e segurança. Na linha 2012, o interior recebe pequenas modificações como o novos grafismos no quadro de instrumentos e um novo detalhe em tom metálico no console central.
Na versão sedan, avaliamos uma unidade equipada com o câmbio automatizado I-Motion com borboletes no volante. Na versão hatch, a unidade avaliada foi a 2.0 Sportline equipada com câmbio manual.
No Polo Sedan 2012, os bancos e forração das portas eram revestidos de couro. No hatch, o acabamento era em tecido com detalhes quadriculados nos bancos e nas portas. O acabamento no geral continua muito bom, característica da versão anterior, com encaixes perfeitos e peças sem rebarbas. Pedais com acabamento em alumínio e saídas de ar também com acabamento metálico. As maçanetas internas também eram de metal.
As regulagens de altura e profundidade da coluna de direção e a de altura do banco do motorista possibilita encontrar a posição ideal para dirigir facilmente. A ergonomia também é um dos destaques do modelo, com fácil acesso e no caso do quadro instrumento, boa visualização de todas as informações.
Ao volante
Ao girar a chave, nenhuma novidade. Avaliamos o Polo na Zona Norte, rodando por avenidas em torno do Campo de Marte e do bairro de Santana. Em ruas com bom pavimento, a suspensão se mostrou firme, mas sempre oferecendo conforto e boa dirigibilidade. Em curvas, mesmo entrando um pouco mais forte, o carro transmite segurança ao motorista.
No modelo equipado com o câmbio automatizado, as respostas do motor são mais lentas. Os trancos são constantes, mas são situações que tendem a diminuir quando o motorista "aprender" o tempo do carro, aliviando um pouco o pé do acelerador no tempo de troca de marcha. Para obter mais esperteza, as borboletas no volante são a solução. As respostas para troca de marchas são bem mais rápidas e tornam a condução mais agradável. A troca manual também pode ser feita na alavanca do câmbio. Com o botão "S" (Sport) acionado, o motor passa a trabalhar sempre em rotações mais altas para oferecer respostas mais rápidas.
Já versão equipada com o câmbio manual, o Polo fica mais divertido de dirigir. O câmbio com engates precisos deixam a tocada mais esportiva e torna a condução mais prazerosa.
Em resumo, o Polo mantém as suas qualidades e prazer ao volante, mas o seu visual já está cansado. Durante o teste, as mudanças aplicadas no carro passaram desapercebidas, fato raro quando avaliamos lançamentos. Geralmente, motoristas e pedestres ficam observando o modelo e seus detalhes. Indício de que um modelo realmente novo (europeu) precisa chegar para ocupar seu lugar.
Confira abaixo os itens de série e opcionais de cada versão.
Para ver os detalhes, clique nas imagens para ver em alta resolução.
Abaixo, seguem os itens de série de todas as versões:
POLO HATCH 1.6 TOTAL FLEXITENS DE SÉRIE
4 portas
Grade do radiador em Preto Brilhante
Maçanetas na cor do veículo
Retrovisores na cor do veículo
Antena de teto
Lanternas traseiras escurecidas
Colunas B e C escurecidas
Frisos laterais na cor do veículo
Faróis com máscaras escurecidas
Grades inferiores com “V” em Preto Brilhante
Rodas 15” em aço
Pneus 195/55 R15
Calotas
Apoio de cabeça traseiro (2)
Banco com encosto traseiro rebatível
Lavador/ Limpador traseiro
Pára-Sóis com espelhos iluminados
Porta óculos
Desembaçador traseiro
8 alto-falantes
Porta objetos nas portas
Ar-condicionado
Gaveta sob o banco do motorista
CD Player com USB/ SD-Card/ Bluetooth e conexão I-pod
Acabamento Interno: Tear Jacquard Cinza
Imobilizador eletrônico
Cinto de segurança danteiro com regulagem de altura e pré tensionador
Airbag
Banco do motorista com regulagem de altura
ABS
Destravamento elétrico porta-malas
Hodômetro digital (total / parcial)
I-System
Relógio digital
Temporizador do limpador para-brisas
Sensor de estacionamento
Regulagem interna dos retrovisores
Direção hidráulica
Porta malas iluminado
Porta luvas iluminado
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
OPCIONAIS
Kit VI + Coming & Leaving Home
Vidros elétricos
Travamento central com controle remoto
Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
Sistema coming & leaving home
Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
Chave canivete com controle remoto
Iluminação interna com interruptores nas portas
Alarme Keyless
Módulo faróis de neblina
Módulo faróis e lanternas de neblina
Módulo tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Módulo Conforto
Rodas de liga leve 15"
Detalhes internos em cromo
Banco com encosto traseiro dividido e rebatível
Apoios de cabeça traseiros (3)
Console central com porta-copo
Luzes de leitura dianteira e traseira)
Módulo Comforto + teto solar
Teto solar
Módulo rodas de liga-leve 15"
Módulo ar-condicionado eletrônico “Climatronic”
Revestimentos em Couro
Módulo volante multifuncional em couro
Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles
Módulo piloto automático
POLO HATCH 1.6 BLUEMOTION
(itens adicionais ao Polo 1.6)
ITENS DE SÉRIE
Spoiler traseiro na cor do veículo
1.6 Total Flex - 76 kW (104CV)
Transmissão 5 velocidades
Rodas Liga Leve 14”
Pneus 165/70 R14
Console central com porta-copos
Acabamento Interno: Malharia Pop Corn Azul
Sistema de Partida a frio “E-Flex”
OPCIONAIS
Kit VI + Coming & Leaving Home
Vidros elétricos
Travamento central com controle remoto
Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
Sistema coming & leaving home
Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
Chave canivete com controle remoto
Iluminação interna com interruptores nas portas
Alarme Keyless
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Volante multifuncional
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
Console central com porta-copo
Módulo faróis de neblina
Módulo faróis e lanternas de neblina
Módulo piloto automático
POLO HATCH SPORTLINE 1.6
(itens adicionais ao Polo 1.6)
ITENS DE SÉRIE
Retrovisores pintados em Preto Brilhante
Frisos Laterais na cor Cinza Ciclone
Spoiler traseiro pintado em Preto Brilhante
Roda de Liga Leve 15”
Pneus 195/55 R15 cor Cinza Ciclone
Detalhes internos cromados - Ar condicionado “Climatronic”
Chave canivete com controle remoto
Console central com porta-copos
Acabamento Interno: Malharia Touch Preto
Faróis de neblina (Molduras em Cinza Ciclone)
Alarme Keyless
Luzes indicadoras de direção nos retrovisores
Vidros e travas elétricas
Fárois com função “Coming e leaving home”
Retrovisores externos com ajuste elétrico
OPCIONAIS
Módulo tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Módulo lanterna de neblina
Teto solar
Volante multifuncianal em couro
Volante multifuncional em couro com shift paddles
Módulo piloto automático
Revestimento em couro
Módulo tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
POLO HATCH SPORTLINE 2.0
(adicionais ao Polo 1.6 Sportline)
ITENS DE SÉRIE
Ponteira dupla de escape
Rodas de Liga leve 15” - Pneus 195/55 R15 cor Cinza Ciclone
Acabamento Interno: Malharia Touch Preto
Freios traseiros a disco
Cluster 3D
OPCIONAIS
Módulo tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Módulo lanterna de neblina
Teto solar
POLO SEDAN 1.6 TOTAL FLEXITENS DE SÉRIE
Retrovisores na cor do veículo
Grade do radiador em Preto Brilhante
Lanternas escurecidas
Antena de teto
Maçaneta na cor do veículo
Faróis com máscaras escurecidas
Frisos laterais na cor do veículo
Grades Inferiores com “V” em Preto Brilhante
Coluna B escurecida
Spoiler traseiro na cor do veículo
Rodas de Aço 15” - Pneus 195/55 R15
Apoio de cabeça traseiro (2)
Banco com encosto traseiro rebatível
Desembaçador traseiro
8 alto-falantes
Pára-sóis com espelhos
Porta óculos
Ar-condicionado
CD Player com USB/ SD Card, Bluetooth e conexão I-Pod
Gaveta sob o banco do motorista
Porta objetos nas portas
Acabamento interno no tear Jacquard, cor cinza
Imobilizador eletrônico
Cinto de segurança danteiro com regulagem de altura e pré tensionador
Airbag
Banco do motorista com regulagem de altura
ABS
Destravamento elétrico do porta-malas
Hodômetro digital (total / parcial)
I-System
Relógio digital
Temporizador do limpador para-brisa
Sensor de estacionamento
Regulagem interna dos retrovisores
Direção hidráulica
Porta malas iluminado
Porta luvas iluminado
Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
OPCIONAIS
Kit VI + Coming & Leaving Home
Vidros elétricos
Travamento central com controle remoto
Abertura externa do porta malas com chave e controle remoto
Retrovisores externos elétricos com auto-rebatimento no LD
Sistema coming & leaving home
Pára-sóis com espelho iluminado LD/LE
Chave canivete com controle remoto
Iluminação interna com interruptores nas portas
Alarme Keyless
Módulo Tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Revestimento em couro
Teto Solar
Módulo rodas de liga-leve 15"
Ar-condicionado eletrônico “Climatronic”
Módulo faróis de neblina
Módulo faróis e lanternas de neblina
Volante multifuncional em couro
Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles
Módulo piloto automático
POLO SEDAN 1.6 COMFORTLINE
(itens adicionais ao Polo Sedan 1.6)
ITENS DE SÉRIE
Apoio de cabeça traseiro (3)
Ar-condicionado “Climatronic”
Para-sóis com espelhos iluminados
Chave canivete com controle remoto
Acabamento Interno em tear Jacquard, na cor preta
Insertos cromados
Rodas de liga leve 15”
Pneus 195/55 R15
Faróis de neblina com molduras em Cinza Ciclone
Alarme Keyless
Faróis com função Coming e leaving home - Cluster 3D
Destravamento do porta malas por controle remoto
Vidros e travas elétricas
Retrovisor externo elétrico com auto rebatimento no lado direito
OPCIONAIS
Módulo Tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor e chuva
Módulo lanterna de neblina
Volante Multifuncional
Módulo volante multifuncional em couro com shift paddles
Piloto automático
Revestimento em couro
Teto Solar
POLO SEDAN 2.0 COMFORTLINE
(itens adicionais ao Polo Sedan 1.6 Comfortline)
ITENS DE SÉRIE
Rodas de Liga Leve 15” - Pneus 195/55 R15
Acabamento Interno: Tear Net Preto
Faróis de Neblina com molduras cromadas
OPCIONAIS
Módulo Tecnológico II
Retrovisor interno eletrocrômico
Temporizador do limpador do pára-brisa com sensor de chuva
Módulo lanterna de neblina
Revestimento em couro
Teto Solar
Texto e Fotos: Fábio Trindade / Fonte: VW
Galeria: VW Polo 2012: Impressões ao dirigir, fotos, itens de série e opcionais de todas as versões